Bolsa de Estudo: desenvolva seu projeto de pesquisa na Alemanha!

Além do Programa de Liderança para Competitividade Global, que oferece bolsa de estudo na Universidade de Georgetown (EUA), jovens brasileiros tem a chance de participar do projeto German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil. Uma excelente oportunidade para quem quer desenvolver um projeto de pesquisa e aperfeiçoar seus talentos na Alemanha.

O programa, cuja primeira edição no Brasil aconteceu em 2013, é destinado a jovens dos Estados Unidos, Rússia, China, Brasil e Índia que tenham terminado a graduação nos últimos 12 anos. Durante 1 (um ano), os selecionados desenvolverão projetos de pesquisa em áreas como política, administração pública e empresaria, assim como sociedade e cultura.

As inscrições para o programa vão até o dia 15 de Setembro de 2016.

Bolsa de Estudo para desenvolver projeto de pesquisa em Universidade Alemã

1.    Quem é o órgão organizador do programa?

O programa de bolsa de estudo Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil é uma iniciativa da Fundação Alexandre von Humboldt (AvH). No Brasil, o projeto conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

2.    Qual o objetivo do programa?

O programa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil visa reunir na Alemanha jovens graduados de diferentes países que tem uma visão internacional e uma experiência inicial de liderança de forma a aperfeiçoar seus conhecimentos e formar multiplicadores. Espera-se que durante o período em que estiverem na Alemanha, os bolsistas sejam capazes de expandir seus conhecimentos e adquirir novas experiências internacionais e competências interculturais, de forma a tornar-se um líder de sucesso.

3.    Qual a duração do programa?

O programa terá a duração de 1 (um) ano e deve começar no mês de Outubro. Nas 4 (quatro) primeiras semanas, os selecionados participarão de um seminário nas cidades de Bonn e Berlin, junto com os outros bolsistas. Em Novembro eles devem começar os 11 meses de trabalho nos seus projetos individuais.
Além disto, os selecionados deverão fazer um curso de alemão intensivo nos meses de Agosto e Setembro.

4.    Quantos jovens serão selecionados pelo programa?

Serão selecionados, ao todo, 10 (dez) jovens para fazer o curso de liderança na Alemanha.

5.    Quais os requisitos para candidatar-se a uma bolsa de estudo do programa?

Os requisitos para concorrer a uma das bolsas de estudo são:

  • Ser cidadão brasileiro;
  • Ter terminado a graduação (ou grau acadêmico equivalente) menos do que 12 anos antes do início do programa (1 de Outubro do ano seguinte à candidatura);
  • Experiência prévia com liderança;
  • Domínio do idioma inglês ou alemão;
  • Uma carta de motivação (aproximadamente 2 páginas);
  • Plano de Projeto de pesquisa (aproximadamente 3 páginas);
  • Duas Carta de referência
6.    Qual o valor da bolsa?

O valor mensal da bolsa será de 2.150 EUR, 2.450 EUR ou 2,750 EUR, dependendo das qualificações do bolsista. A bolsa cobrirá, ainda, cursos adicionais de alemão, despesas com viagem e família.

7.    Qual o prazo de inscrição?

As inscrições para concorrer à bolsa de estudo na Alemanha vão até o dia 15 de Setembro de 2016.

8.    Como faço para me inscrever?

As inscrições devem ser feita online. Clique aqui para registrar-se e poder fazer sua inscrição no programa.

Antes de se inscrever é muito importante que você leia o edital do programa e tire todas as suas dúvida. Caso precise de mais informações, entre em contato com a Humboldt Foundation pelo e-mail [email protected]

Se esta ainda não é a oportunidade que você procura ou se você ainda não pode concorrer a uma das bolsas deste programa, não deixe de consultar a seção Bolsas de Estudo do blog, tem muita coisa interessante por lá.

E se puder, clique nas estrelinhas logo aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é muito importante p/ nós.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

2 comentários em “Bolsa de Estudo: desenvolva seu projeto de pesquisa na Alemanha!

  • julho 12, 2016 em 9:27 am
    Permalink

    Sou bolsista do programa e vale destacar que NÃO se trata de um curso. As candidatas e candidatos precisam encontrar uma organização alemã para ser a sua anfitriã e desenvolver um projeto de um ano em parceria com essa organização. Não se trata de estudar, mas de fazer um projeto com o suporte de alguma instituição baseada na Alemanha.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 12, 2016 em 11:07 am
      Permalink

      Olá Evelyn,
      Obrigada pela sua informação, já alteramos o texto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *