Bolsa de Estudo: Mestrado em Roteiro de Cinema nos Estados Unidos!

Atualizado em: 05/05/2017

Uma oportunidade sensacional para você que trabalha com roteiro e produção audiovisual e gostaria de ganhar uma bolsa de estudo para aperfeiçoar seus conhecimentos nos Estados Unidos.

O Programa Capes/Fulbright de Mestrado Profissional de Formação de Roteristas nos Estados Unidos (Master in Fine Arts – MFA) foi criado com o objetivo de complementar a formação técnica e especializada na área de formação de roteiristas para a produção audiovisual.

O programa vista, ainda, proporcionar a formação qualificada de profissionais brasileiros desta área, oferecendo aos mesmos a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade.

O MFA oferece bolsa de estudo para cursar mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos, uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. São concedidas até 2 (duas) bolsas com duração de até 21 meses.

Bolsa de estudo para roteirista nos Estados Unidos

1. Quais são os requisitos para concorrer a uma das bolsas de estudo do programa?

Para concorrer a uma bolsa de estudo do MFA, o candidato deve satisfazer às seguinte condições:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Comprovar experiência na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais;
  • Ter concluído curso superior (reconhecido na forma da legislação brasileira) até a data de encerramento das inscrições (12/06/2017);
  • Comprovar proficiência na língua inglesa com teste realizado após 01 de junho de 2016:
    – TOEFL iBT – 100 pontos ou superior, ou
    – IELTS – 7 pontos ou superior;
  • Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento; e
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.
2. Quantas bolsas serão concedidas?

O programa MFA concederá até 2 (duas) bolsas de estudo com duração de até 21 meses. O programa terá início nos mês de Agosto ou Setembro de 2018.

3. Qual os benefícios da bolsa de estudo do MFA?

Os bolsistas receberão benefícios da Capes e da Comissão Fullbright, como descrito abaixo:

  • Capes:
    • A anuidade e taxas acadêmicas da universidade norte-americana no valor de até o valor de US$ 50.000,00 (cinquenta mil dólares americanos) por ano. Valores superiores deverão ser analisados pela CAPES.
  • Comissão Fulbright:
    • Bolsa mensal a depender da cidade de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA. A bolsa será paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA, sendo que, no primeiro e no último mês, o valor será pago proporcionalmente ao período de permanência na cidade de estudos.
    • Seguro saúde, aceito pela universidade americana e ressalvado o disposto no Termo de Compromisso (Anexo I) do edital do programa;
    • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica.
    • Auxílio instalação no valor de US$ 1.000,00 (um mil dólares americanos)
4. Como faço para me inscrever no programa?

As inscrições para o programa são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. O candidato deve preencher o formulário de inscrição da Comissão Fullbright (em inglês) e enviar toda a documentação solicitada.

Além disto, o candidato deve enviar uma sinopse de filme de longa-metragem  (uma página) e as primeiras páginas do respectivo roteiro (5 a 7 páginas), ambos em inglês (consulte o edital para especificações de formatação).

Clique aqui para obter Informações detalhadas sobre o processo de inscrição no programa.

5. Qual o período de inscrição?

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de Junho de 2017.

Ficou interessado? Leia com atenção o edital disponível na página da Comissão Fulbright e, caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com os organizadores pelo e-mail mfa@fulbright.org.br ou fulbright@capes.gov.br

Se esta bolsa não se encaixa no seu perfil, não deixe de consultar a seção Bolsas de estudo do blog que tem muitas outras oportunidades espalhadas pelo mundo.

Artigo atualizado em 5 de maio de 2017

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *