Bolsa de Estudo em Políticas Públicas na Universidade de Emory (EUA)

Além das Cátedras da Universidade de Massachussets – Amherst e da Universidade do Texas (Austin), a Comissão Fulbright oferece bolsa de estudo para professor brasileiro que queira realizar pesquisa sobre Estudos Brasileiros na Universidade de Emory, em Atlanta.

O candidato selecionado ficará 4 meses nos Estados Unidos desenvolvendo atividades relacionadas aos desafios globais e sua relação com o Brasil, trazendo novas perspectivas e conhecimentos sobre questões contemporâneas na América Latina.

As atividades deverão ser desenvolvidas no Outono de 2018 ou na Primavera de 2019. As inscrições vão até o dia 01 de Outubro de 2017.

Bolsa de estudo na Universidade de Emory (Políticas Públicas)

1. Qual o objetivo da Cátedra na Universidade de Emory?

O objetivo do programa é selecionar um professor experiente que fique, até 4 meses, realizando pesquisa, ministrando palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação na Universidade de Emory, em Atlanta.

2. Quais os requisitos para concorrer à bolsa de estudo oferecida pelo programa?

Os requisitos exigidos dos candidatos são:

  • Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ter concluído doutorado antes de 31 de dezembro de 2009;
  • Ter 10 (dez) anos de experiência profissional nas áreas de ciências humanas e sociais, bem como saúde pública e biomedicina. Apresentar produção intelectual compatível;
  • Ser fluente no idioma inglês;
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo; e
  • Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA
3. Quais os benefícios oferecidos para o candidato selecionado pelo programa?
  • US$ 32,400 para cobrir as despesas de manutenção nos EUA, moradia e passagem aérea;
  • Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges);
  • taxa de Visto J-1.

O candidato selecionado também terá acesso às instalações e serviços da Emory University, tais como: escritório, internet, laboratórios, bibliotecas e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de ensino e/ou pesquisas.

4. Qual o período de inscrição?

As inscrições já começaram no dia 01 de Agosto e vão até o dia 1 de Outubro de 2017.

5. Como posso me inscrever para concorrer à bolsa oferecida por este programa?

Para se inscrever e concorrer à bolsa de estudo, os interessados deverão preencher o formulário online disponível neste link.

No campo Special Award Name você deverá colocar a informação Chair for Brazil in Transnational Perspective.

Além de preencher o formulário online você deverá enviar, aos organizadores, uma série de documentos (em inglês) , tais como cópia do passaporte e currículo do candidato. A lista completa dos documentos está disponível no item 3 edital do programa.

6. Como posso obter mais informações acerca do programa?

Para obter mais informações você poderá entrar em contato com Camila Menezes, da Comissão Fulbright, por meio do endereço eletrônico camila@fulbright.org.br ou pelo telefone (61) 3248-8615

Lembramos que antes de se candidatar a qualquer programa de bolsa de estudo você ler atentamente o edital e verificar se você satisfaz as exigências do programa. O resultado da seleção será publicado no mês de Dezembro de 2017.

Não deixe de consultar outras oportunidades disponíveis na seção Bolsa de Estudo do nosso blog, tem muita coisa interessante lá.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *