Bolsa de estudos na área de Governança para jovens do setor público

O programa Talentos da Governança (Talent Programme) é uma oportunidade bem interessante para jovens profissionais que trabalham no setor público e que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de Governança e enriquecer seu currículo com uma experiência internacional. A bolsa de estudos oferecida pelo programa cobre todas as despesas do participante.

Promovido pela The Hague Academy for Local Governance – uma organização sem fins lucrativos que promove boas práticas em governança, serviços públicos e desenvolvimento econômico-social, com foco em países em desenvolvimento – o programa acontece duas ou três vezes por ano.

Podem inscrever-se para concorrer a uma bolsa de estudos oferecida pelo programa, profissionais com no máximo 37 anos de idade, com excelente domínio do idioma inglês e que trabalhem há pelo menos 2 (dois) anos em algum órgão governamental.

Bolsa de estudos na área de Governança (Setor Público)Além disto, o candidato deve apresentar um projeto, ou uma ideia, para melhorar o desempenho da organização em que atua. As inscrições vão até o dia 18 de Novembro de 2016.

Bolsa de estudos para profissionais do Setor Público na Holanda

1. Qual é o objetivo do programa Talentos da Governança?

O programa visa oferecer a jovens de países em desenvolvimento – ambiciosos e que se esforçam para melhorar a qualidade de vida e desenvolver a sua comunidade local – a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades com o intuito de aplica-los e fazer a diferença no seu país de origem.

2. Quais os assuntos abordados durante o programa?

O programa abrange os seguintes tópicos: Participação Cidadã e Responsabilização; Liderança Feminina; Liderança e Gestão Municipal; Desenvolvimento da Economia Local; Prestação de Serviços Locais & Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes, Decentralização Fical e Finanças Locais.

3. Quais os requisitos para se candidatar ao programa?

Os interessados em participar do programa devem, necessariamente, trabalhar para um órgão governamental em seu país (não é válido para Organizações Não Governamentais ou empresas privadas). O alvo do programa são os funcionários do quadro administrativo.

Além disto, os candidatos devem satisfazer, entre outros, os seguintes requisitos:

  • Ter, no máximo, 37 anos de idade;
  • Trabalhar há pelo menos dois anos em um órgão do Governo;
  • Ter a intenção de continuar trabalhando no mesmo órgão por, pelo menos, mais dois anos;
  • Bom nível de Inglês (oral e escrito);
  • Aval do empregador para participar do programa e, também, implementar as ações do Plano quando retornarem ao país.

A relação completa dos requisitos pode ser encontrada na página do programa.

4. Como é organizado o programa Talentos de Governança?

O programa é dividido nas seguintes atividades:

  • Duas semanas de treinamento na Academia de Haia (The Hague Academy for Local Governance);
  • Estágio de uma semana em um município holandês;
  • Atividades de networking;
  • Elaboração de um plano de ações a ser aplicado em seu país e/ou cidade de origem.
5. Há algum custo por parte do participante?

A bolsa de estudos oferecida pelo programa cobre todas as despesas (matrícula e mensalidade, passagens, acomodação, alimentação e transporte na Holanda, deguros de saúde e viagem). Porém, em contrapartida, a Academia pede aos aprovados que façam uma contribuição de 200 euros, como demonstração de comprometimento com o programa.

6. Qual o período de inscrição?

As inscrições começaram no dia 14 de Outubro e vão até o dia 18 de Novembro de 2016.

7. Como posso me inscrever no programa Talentos da Governança?

As inscrições devem ser feitas online por meio de um formulário de inscrição disponível no final desta página (Application Form).

Recomendamos que antes de fazer a sua inscrição, você leia com atenção as Regras e Regulamentos do programa Talentos para Governança.

Se você não é servidor público mas tem amigos que atuam nesta área, clica no botão abaixo e compartilhe esta informação. Eles podem se interessar!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *