Bolsa de pesquisa Capes – Fundação Von Humboldt (Alemanha)!

Estão abertas as inscrições para a 10ª. Chamada do programa de bolsa de pesquisa Capes Humboldt (Capes-Humboldt Research Fellowship Programa).

O programa é uma iniciativa conjunta da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores brasileiros altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

Segundo a CAPES, a parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Bolsa de pesquisa: pós-doutorado na Alemanha

Vários pesquisadores brasileiros já tiveram a oportunidade de passar uma temporada desenvolvendo seus projetos de pesquisa na Alemanha graças a este programa conjunto da Capes e da Fundação Von Humboldt, que começou em 2012 e já está na sua 10a edição.

1. Quais as modalidades de bolsas e quem pode concorrer?

O programa oferece dois tipos de bolsa de pesquisa:

  • “pós-doutorado” para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • “pesquisador experiente” para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos.
2. Quais as áreas de pesquisa contempladas pelo programa?

O programa contempla todas as áreas de pesquisa.

3. Quais são os beneficios da bolsa?
  • Bolsa mensal;
  • Auxílio-instalação;
  • Auxílio-deslocamento;
  • Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;
  • Curso de idioma alemão quando necessário;
  • Subsídios para dependentes;
  • Auxílio para mobilidade.
4. Qual a duração da bolsa de pesquisa?

A duração da bolsa oferecida por este programa depende da modalidade:

  • Pós-doutorado: de seis (6) até vinte e quatro (24) meses; e
  • Pesquisador experiente: de seis (6) até dezoito (18) meses. Neste caso a estadia poderá ser dividida em até três períodos de no mínimo três (3) meses cada.
5. Qual o período de inscrição?

As inscrições começaram no dia 3 de Agosto e vão até o dia 30 de Dezembro de 2016. O resultado deve sair até Maio de 2017

6. Quando o pesquisador deve realizar suas pesquisas na Alemanha?

As pesquisas devem ser realizadas entre Junho/Agosto de 2017 até Maio de 2018

7. Como posso me inscrever para o programa?

O processo de inscrição é feito online. Na página da Capes você encontra todos os links, desde o formulário de inscrição, envio de documentos até o edital completo do programa.

Bolsas de Estudo

A Fundação Von Humboldt oferece, também, o Programa German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil voltado para jovens que desejam desenvolver seu talento para liderança.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *