Bolsas de estudo [Austrália]: programa Endeavour – edição 2017!

Em tempos de crise econômica e política no Brasil, um excelente modelo a ser seguido e também uma ótima oportunidade para quem deseja crescer profissionalmente é o programa Endeavour Scholarships and Fellowships. Com o objetivo de aprimorar a educação e tecer parcerias de conhecimento com diversas instituições de ensino em outros países, o governo australiano criou em 2007, por meio do Departamento de Educação e treinamento, esse programa que tem tido grande sucesso e repercussão internacionais oferecendo bolsas de estudo para estudantes de várias áreas.

A edição 2017, que recebe inscrições até o dia 30 de Junho, oferece vagas para cursos de mestrado, doutorado, pós doutorado e executivo sênior.

O programa – que é financiado pelo governo australiano – já beneficiou mais de 3.800 estudantes do mundo inteiro. O número de bolsas de estudos varia de acordo com a demanda, a disposição financeira do projeto e o nível de capacitação dos alunos.

Endeavour Scholarships and Fellowships oferece bolsas de estudo na Austrália

1. O que é o programa Endeavour Scholarships and Fellowships ?

O Endeavour é um programa do governo Australiano que visa o intercâmbio entre a Austrália e o resto do mundo. As bolsas de estudo e subsídios oferecem uma oportunidade para que cidadãos australianos possam realizar estudos, pesquisa ou desenvolvimento profissional no exterior e para que cidadãos de outras partes do mundo façam o mesmo na Austrália.

2. Quem pode candidatar-se a uma das vagas oferecidas pelo programa?

Podem concorrer a uma das bolsas de estudo na Austrália oferecidas por este programa, estudantes de várias nacionalidades: brasileiros, argentinos, chilenos, canadenses, entre outros. Para ver a lista completa, clique aqui.

3. Quais os cursos oferecidos pelo governo australiano?

A figura abaixo exibe os tipos de curso que você pode fazer na Austrália e qual o programa para o qual você deve se inscrever para obter o título desejado.

Bolsas de estudo Endeavour 2017: relação de cursos

4. Qual o valor das bolsas de estudo oferecidas pelo programa Endeavour?

O programa cobrirá as seguintes despesas do estudante (dólares australianos):

  • Viagem/deslocamento: $3.000 (podendo chegar até $4.500, em determinadas circunstâncias)
  • Estabelecimento: $2.000 (fellowships) ou $4.000 (Scholarships)
  • Subsídio Mensal: $3.000
  • Seguro de Saúde e Seguro de Viagem

Além disto, a bolsa cobrirá as despesas do curso. A lista completa de valores pode ser encontrada na página 7 do edital do programa.

5. Qual o período de inscrição e a previsão para início dos estudos?

As inscrições começaram em abril e encerram no dia 30 de Junho de 2016. Os estudos deverão ter início entre janeiro e novembro de 2017.

6. Como faço para me inscrever e concorre a uma das bolsas do programa?

Para concorre a uma das bolsas você precisa preencher um formulário online. Para isto, acesse a página do programa, registre-se e, em seguida, você terá acesso ao formulário.

Um passo-a-passo do processo de inscrição pode ser encontrado no edital do programa.  Sugerimos que você o leia primeiro, antes de enviar sua inscrição.

7. Caso seja aprovado, quais documentos preciso apresentar?
  • Passaporte;
  • Certidão de nascimento;
  • Resultados dos exames de proficiência em inglês IELTS ou TOEFL;
  • Documentação de histórico acadêmico e
  • Cartão de Identificação Nacional;

Todos os documentos devem ser cópias autenticadas e traduzidas para o inglês.

8. Quem pode autenticar esses documentos?

Os documentos podem ser autenticados por professores, orientadores e coordenadores de universidades, bem como por advogados, médicos e cartórios. Não são aceitas autenticações de pessoas que tenham vínculo familiar, bem como residam no mesmo endereço do bolsista.

É bom lembrar que as despesas de documentação – bem como a regularização das mesmas – são de responsabilidade exclusiva do estudante. Após a aceitação da inscrição, o programa proporciona um eficiente suporte pós-seleção, que engloba um gestor orientador que auxilia o bolsista com aconselhamento sobre recebimento de subsídios para moradia, seguro saúde, segurança e trâmites da viagem.

Uma informação muito interessante sobre este programa que oferece bolsas de estudo na Austrália é que você pode se candidatar a mais de um curso, porém, em categorias diferentes do programa. Além disto, cada inscrição deve ser enviada separadamente.

Se você deseja alçar voos mais altos em suas pesquisas e/ou na sua carreira, mantenha-se ligado em nossas publicações da seção Bolsas de Estudo e, se puder, não deixe de abraçar essa oportunidade. Outra opção para quem quer cursar pós-graduação na Austrália é o programa de bolsas de estudo da Universidade de Adelaide

Se tiver um tempinho, clica aí embaixo, nas estrelinhas (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho!

Sabrina Van

Sabrina Van

Sabrina Van Lonkhuijzen é natural de São Paulo, capital. Mudou-se para Campo Grande (MS) em 1999 e em 2002 ingressou na área do jornalismo. Trabalhou para um jornal de cunho religioso, posteriormente atuou em uma revista local. Pós graduada em vendas e marketing, geriu por sete anos, o departamento de mkt de uma conceituada loja da capital sul-mato-grossense. Escreveu para um blog de moda por um ano e hoje atua como colaboradora no site.

13 comentários em “Bolsas de estudo [Austrália]: programa Endeavour – edição 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *