Bolsas de estudo para cursar o ensino médio no exterior!

Há alguns meses falamos sobre um programa que prepara os alunos brasileiros que querem cursar a Universidade nos Estados Unidos. Hoje vamos falar sobre um programa ainda mais interessante, o United World Colleges (UWC) – ou Colégios do Mundo Unido – que oferece bolsas de estudo para estudantes que queiram cursar o ensino médio fora do Brasil.

O Colégios do Mundo Unido, é uma organização sem fins lucrativos com escolas e colégios em diferentes países.

“Estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades e etnias, representando as mais variadas raças, culturas, religiões e orientações políticas, convivem em um ambiente desenvolvido com o intuito de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação.” (UWC)

As escolas e colégios do UWC estão localizados em 16 países. Mais de 150 alunos brasileiros já tiveram a oportunidade de cursar dois anos do ensino médio em um dos Colégios do Mundo Unido. O primeiro deles ingressou no Atlantic College, no ano de 1962.

Bolsas de estudo para ensino médio no exteriorO processo seletivo da UWC, que proporciona uma experiência educacional totalmente diferente e transformadora a 7500 estudantes do mundo todo a cada ano, não exige conhecimento prévio do idioma inglês.As inscrições estão abertas e vão até o dia 26 de Agosto de 2016.

Bolsas de Estudo do Colégios do Mundo Unido

1. Como funciona o programa de estudos de ensino nos Colégios do Mundo Unido?

O aluno selecionado para receber uma das bolsas de estudo (parcial ou integral) do UWC dividirá o seu tempo de estudo em torno de dois núcleos principais:

  • Programa Acadêmico: segue o currículo do Bacharelado Internacional (IB), um sistema educacional criado para solucionar o problema da necessidade de um diploma que pudesse comprovar a conclusão do ensino médio em diferentes sistemas educacionais.
  • Programa de Atividades: o movimento UWC entende que a formação acadêmica deve ser complementada por atividades esportivas, artísticas, de serviço social e de engajamento cívico. Por isto, a cada semestre, o alunos deve participar de uma série de atividades que ocupam os períodos da tarde e da noite alguns dias por semana.
2. O curso de ensino médio feito em um dos Colégios do Mundo Unido tem validade no Brasil?

No final do curso o aluno faz um exame que é reconhecido pelas universidades do mundo todo. Este exame é aplicado no próprio colégio mas é avaliado em Genebra, na Suíça. Este exame é reconhecido pelo MEC e permite que o aluno faça o vestibular para entrar em qualquer universidade.

3. Quantas bolsas de estudo são oferecidas anualmente?

Não há um número fixo de bolsas de estudo, tanto parciais quanto integrais, mas ultimamente a quantidade tem ficado entre 6 e 12.

4. Qual a duração do programa de estudos do ensino médio em um dos colégios do UWC?

O programa de ensino médio nos colégios UWC tem a duração de dois anos.

5. Quais são os requisitos para inscrição?

Para se inscrever e concorrer a uma das bolsas de estudo no programa, o aluno deve:

  • Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil com RNE;
  • Estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no momento da inscrição;
  • Ter entre 15 e 18 anos de idade até 31/08 do ano em que ingressariam no UWC. Por exemplo, para inscrever-se no processo seletivo de 2017-2019, é necessário estar nessa faixa etária em 31/08/17.

Além disto, o candidato deve efetuar a inscrição on-line e enviar todos os documentos necessários dentro do prazo definido pelo programa. Vale salientar que candidatos que, após as inscrições, sejam reprovados no final do 1º ou 2º ano do Ensino Médio serão desclassificados

6. Como é o processo seletivo do programa?

O processo seletivo do UWC é realizado em três etapas

  • Exame Escrito e avaliação do Perfil do candidato: inclui apresentação pessoal, prova objetiva de múltipla escolha e redação;
  • Entrevistas: somente os candidatos que tiverem um bom desempenho na etapa 1;
  • Convívio: somente os 20 candidatos com melhor desempenho na etapa 2 são convocados para passarem um final de semana em uma chácara.

As informações (datas, locais e resultados parciais) de cada etapa são divulgados na página Notícias da seleção e informados aos candidatos por correio eletrônico, carta ou telefone.

7. Como posso participar do processo seletivo?

Para participar do processo seletivo e concorrer a uma das bolsas de estudo, você deve:

  • Acessar o sistema de inscrição online e registrar-se no sistema;
  • Preencher os três formulários disponíveis: Formulário de inscrição, Questionário acadêmico e sócio-econômico e o Formulário de apresentação pessoal;
  • Providenciar a documentação necessária, digitalizar (inclusive o comprovante de pagamento da inscrição) e enviar pelo sistema online;
  • Marcar a inscrição como completa.
8. Qual o valor da taxa de inscrição e como posso efetuar o pagamento?

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais) para quem se inscrever até o dia 05 de Agosto. E de R$ 90,00 (noventa reais) para inscrição realizada depois desta data. O depósito deve ser feito na Conta abaixo:

Banco Santander (033), Agência 3372 (Praça D. José Gaspar)
Conta corrente: 1.3000.213-5
Em nome de Associação United World Colleges do Brasil
CNPJ 46.848115/0001-31

9. Qual o prazo para inscrição?

As inscrições começaram no dia 20 de Junho e vão até o dia 26 de Agosto.

A seleção dos alunos é feita de acordo com o mérito, ou seja, com o desempenho do mesmo na etapa do convívio. Porém, leva-se em consideração, também, a situação sócio-econômica do candidato, por isto é solicitado o preenchimento de um questionário no momento da inscrição.

Para obter mais informações sobre o Colégios do Mundo Unido e o processo de seleção dos alunos, clique aqui.

Outras oportunidades interessantes como esta podem ser encontradas na seção Bolsa de Estudo do blog. Dá uma olhadinha lá. E se puder, clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é muito importante para melhorarmos cada dia mais nosso trabalho.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Um comentário em “Bolsas de estudo para cursar o ensino médio no exterior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *