Bolsas de estudo: mestrado em Política Pública e Governança!

O Programa Helmut-Schmidt oferece bolsas de estudo de Mestrado em Política Pública e Governança para estudantes da África, América Latina e Ásia. O objetivo é qualificar futuros líderes em Política, Direito, Economia e Administração de acordo com as políticas de boa governança e prepará-los para a vida profissional.

Podem concorrer a uma das bolsas do programa, graduados nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Economia e em Administração Pública formados há, no máximo, 6 anos.

Bolsas de Estudo na Alemanha (Política Pública e Governança)O conhecimento e a experiência adquiridos na Alemanha permitirá aos bolsistas contribuir para o estabelecimento de sistemas econômicos e sociais democraticamente orientados que visem superar as diferenças em seus países de origem.

Bolsas de estudo em Governança na Alemanha

1. Quem pode se candidatar às bolsas de estudo oferecidas pelo Helmut-Schimidt?

Podem se candidatar graduados muito bem qualificados (bacharelado ou equivalente) que queiram contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico de seu país de origem.

2. Quais os requisitos para se candidatar ao programa?

O programa oferece 8 (oito) cursos e cada um pode ter seus próprios requisitos e exigências. Por isto é importante que você consulte estas informações no site do curso que você pretende cursar.
Porém, para todos os cursos, o candidato deve ter obtido o último título acadêmico há no máximo, 6 anos. Além disto, o DAAD não concede bolsas para pessoas que residem na Alemanha há mais de 15 meses.

3. Qual a documentação exigida?

Assim como os requisitos, a documentação pode variar de acordo com o curso. Dentre as exigências comuns podemos destacar:

  • Curriculum Vitae (preferencialmente o modelo europeu disponibilizado aqui;
  • Carta de motivação do candidato;
  • Entrega de duas cartas de recomendação de professores ou empregadores;
  • Certificado de proficiência em inglês TOEFL (score 550 paper based, 213 computer based, 80 nternet based ou IELTS (band 60) ou outro cerificado oficial aceito pela universidade alemã
4. Como posso me candidatar a uma das bolsas?

Você deverá preparar a documentação completa para cada uma das universidades para as quais você deseja se candidatar.
Envie sua documentação completa e organizada de acordo com as exigências de cada curso para as universidades de sua escolha.

5. Quando começa o curso?

O curso começa em Setembro/Outubro de 2018. Antes disto, os bolsistas farão um curso de Alemão com a duração de 6 meses (Abril a Setembro). O curso de Alemão é obrigatório também, para aqueles que vão atender a cursos ministrados em Inglês.

6. Qual o valor das bolsas de estudo?

O DAAD pagará um auxílio mensal no valor de 750 €. Além disto, a bolsa inclui seguro de saúde e subsídios de viagem e pesquisa.

A seleção dos candidatos é feita no final do ano pelo próprio curso na universidade alemã com a presença de um representante do DAAD. As inscrições para a próxima edição do programa devem ocorrer no primeiro semestre de 2017.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *