Bolsas de Estudo para alunos brasileiros (graduação) na Coreia!

Você já pensou em estudar a graduação na Coreia? Se a resposta foi sim, preste atenção nesta notícia! O Governo da República da Coreia está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Estudo para Alunos de Graduação 2017.

O programa oferece 4 (quatro) bolsas de estudos para estudantes brasileiros que queiram cursar a graduação na Coreia. Uma destas vagas é reservada para Overseas Korean, isto é, candidatos descendentes, mas que nem ele (ela) ou seus pais possuem nacionalidade coreana.

Os selecionados deverão fazer um curso de língua coreana em instituição designada pelo National Institute for International Education (NIIED). O curso terá a duração de 1 (um) ano e, após concluí-lo, o estudante deverá fazer o teste de proficiência em coreano TOPIK e atingir o nível 3 para poder entrar na universidade.

Ficou interessado nesta oportunidade? Então fica ligado no período de inscrição que é bem curto, de 25 a 29 de Setembro de 2017!

Bolsas de Estudo de Graduação na CoreiaBolsas de estudo na Coreia do Sul para brasileiros

1. Quais os requisitos para concorrer a uma bolsa de estudos na Coreia?

Para concorrer a uma destas bolsas, os candidatos devem satisfazer aos requisitos abaixo:

  • Ser cidadão brasileiro, filho (a) de pais brasileiros;
  • Ter menos de 25 anos de idade (ter nascido após 1º de março de 1993);
  • Gozar de boa saúde, tanto física quanto mental;
  • Ter até 01 de março de 2018 um diploma do Ensino Médio;
  • Obter uma média de pelo menos 80% durante todo o período do Ensino Médio;
  • Possuir excelente domínio da língua inglesa; e
  • Não ter recebido previamente uma bolsa de estudos do governo da Coreia.
2. Quantas bolsas serão concedidas a brasileiros?

O Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação 2017 oferece 4 (quatro) bolsas de estudo para brasileiros.

3. Qual o período de duração da bolsa?

A bolsa é relativa a um período de 5 (cinco) anos.

4. Quais os cursos e universidades disponíveis pelo programa?

O estudante pode escolher em qual universidade deseja estudar. Para acessar a lista das instituições e cursos, clique aqui.
Porém, as bolsas não são aplicáveis para os cursos de medicina, odontologia, farmácia e arquitetura, cujo período de conclusão excede os quatro anos.

5. Qual os benefícios da bolsa de estudo?

A bolsa de estudo deve cobrir despesas com passagens aéreas, seguro saúde, as taxas da instituição, além de um auxílio financeiro para instalação no país e uma ajuda financeira mensal para moradia e alimentação.

6. Qual o período de inscrição?

O período de inscrição é bem restrito, somente entre os dias 25 e 29 de Setembro de 2017 . Importante: esse período não se refere à postagem, e sim à data limite de chegada dos documentos à Embaixada.

7. Como posso me inscrever para concorrer a uma das bolsas?

Para se inscrever, você deve preencher um formulário de inscrição e enviar toda a documentação solicitada. Para saber quais os documentos exigidos, acesse a página da Embaixada da Coreia no Brasil  e abra o arquivo Release Scholarship Graduação 2018 que está no início da página, em cima da palavra RELEASE.

Os documentos devem ser enviados para:
Departamento de Cultura
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 – Asa Norte
Brasília – DF CEP: 70800-915

Bolsas de Estudo

Se você ficou interessado em concorrer a uma das 3 bolsas de estudo para cursar a graduação na Coreia mas gostaria de obter mais informações e/ou esclarecer dúvidas, entre em contato com os responsáveis pelo programa por meio dos e-mails coreiabrasil@gmail.com e niied@moe.go.kr.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *