Universidade de Stanford oferece bolsas de estudo para jornalistas!

Uma oportunidade única para jornalistas que possuem mais de 5 anos de experiência e estejam dispostos a passar 10 meses na Universidade de Stanford, no Vale do Silício (Estados Unidos). Estão abertas as inscrições para o programa John S. Knight (JSK Fellowships) que oferece 20 bolsas de estudo para profissionais da área de comunicação que queiram estudar e debater os desafios do jornalismo no mundo de hoje.

Bolsas de estudo para Jornalistas em Stanford (EUA)Os candidatos não precisam ter graduação na área nem podem atuar como Relações Públicas, em órgãos governamentais ou com comunicação empresarial. As inscrições devem ser feitas até o dia 01 de Dezembro de 2016.

Bolsas de Estudo para Jornalistas na Universidade de Stanford

1. Qual o objetivo do programa JSK Fellowships?

O programa tem o objetivo de encontrar abordagens inovadoras e empreendedoras para melhorar a qualidade das notícias e das informações que chegam ao público. Para isto, oferece suporte financeiro a jornalistas que estão profundamente empenhados em pensar e encontrar soluções para os grandes desafios do jornalismo na atualidade.

2. Quem pode se candidatar a uma das bolsas do programa?

Os candidatos não precisam, necessariamente, ter diploma de graduação na área de Jornalismo. Porém, os mesmos devem ter, pelo menos, 5 (cinco) anos de experiência como jornalista. Profissionais com menos tempo de experiência podem até se candidatar mas devem ter um currículo considerável.
Além disto, não são aceitos candidatos que atuem como Relações públicas, em órgãos do Governo ou na área de Comunicação Empresarial.

3. Quantas bolsas de estudo são oferecidas pelo programa?

São oferecidas aproximadamente 20 bolsas para jornalistas e estudiosos de comunicação e mídia.

4. Qual a duração do programa e quando ele acontece?

O programa tem a duração de 10 (dez) meses e acontece entre os meses de Setembro de 2017 a Junho de 2018.

5. Qual o valor da bolsa de estudo?

O valor total da bolsa de estudo pode variar entre US $100,00 e US $143.000, dependendo do número de dependentes do bolsista. Neste valor estão incluídos:

  • Uma ajuda de custo no valor de US $75.000;
  • Caso o bolsista tenha criança pequena, é oferecido um suplemento que varia entre $15.000 e US $40.000;
  • Despesas com taxa de matrícula e cuidados de saúde para o bolsista e família (US $25.000 a US $28.000)
6. Como posso me inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos?

Para se inscrever você deve preencher o formulário online e enviar todos os documentos solicitados. Além do formulário, é preciso enviar 3 (três) cartas de recomendação e dois ensaios. No primeiro ensaio você deve falar sobre você e sua carreira e no outro, você deve onde você deve discorrer sobre o projeto que você pretende desenvolver na Universidade, ou seja, qual o desafio do jornalismo você pretende analisar durante o programa.

Localizada na região de Palo Alto, ao lado do Vale do Silício, na Califórnia, Stanford foi fundada em 1891 e é considerada uma das cinco universidades americanas de maior prestígio do mundo. Você pode encontrar mais detalhes sobre a Stanford University neste artigo do site Estudar Fora.

Antes de se candidatar, recomendamos que você leia com atenção todas as informações disponíveis na página do programa, em especial, a que trata da questão da elegibilidade, ou seja, quem é considerado profissional de Jornalismo no conceito da instituição.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *