Bolsas de estudo: curso de língua e cultura alemã na Alemanha!

Atualizado em: 11/08/2017

Você gosta do idioma e da cultura alemãs? O DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmio – oferece bolsas de estudo para estudantes brasileiros que queira passar de quatro a seis semanas aperfeiçoando seus conhecimentos do idioma em alguma universidade da Alemanha.

Além da bolsa, no valor de 1.725 euros, os selecionados para participarem do programa Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs – receberão auxílio passagem aérea e seguro saúde.

As inscrições vão até o dia 15 de Agosto de 2017.

Bolsas de estudo para estudar alemão na Alemanha

1. Quem pode concorrer a uma das bolsas de estudo do programa Hochschulwinterkurs?

Podem concorrer a uma das bolsas de estudo do programa alunos(as) de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente. Os candidatos devem ter, também, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão, comprovado por teste OnSET.

Se você é aluno de graduação, exige-se que você tenha concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até dezembro de 2017. Além disto, os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2018.

2. Quais são as universidades participantes do programa?

As universidades que participam do Hochschulwinterkurs são:

  • Düsseldorf: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Berlin: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Duisburg-Essen: Universität Duisburg-Essen – Fakultät für Geisteswissenschaften
  • Freiburg: Albert-Ludwigs-Universität Freiburg – SLI-SprachLehrInstitut
  • Kassel: Institut für Sprachen (IfS)
  • Köln: Universität zu Köln – Akademisches Auslandsamt, Lehrbereich DaF
  • Leipzig: interDaF e. V. am Herder-Institut der Universität Leipzig
3. Quando o curso será ministrado e qual a duração?

O Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs será realizado nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018 e terá a duração de quatro a seis semanas.

4. Qual o valor da bolsa de estudo?

Os estudantes selecionados para o curso receberão seguro saúde, uma bolsa de estudo no valor de 1.725 euros e um auxílio no valor de 1.550 euros para as despesas com passagem aérea.

5. Qual o período de inscrição?

As inscrições começaram no dia 1º. De Julho e vão até o dia 15 de Agosto de 2017.

6. Como posso me inscrever?

As inscrições para o programa de língua e cultura alemãs tem duas etapas: uma online e outra via correio. Na primeira etapa o candidato deve preencher um formulário de inscrição e enviar alguns documentos.  Em seguida, o candidato deve enviar outros documentos via correio.  Para obter mais informações sobre o processo de inscrição, acesse o edital do programa Hochschulwinterkurs.

Outras informações podem ser encontradas na página do DAAD sobre o programa.

Se o seu objetivo é estudar em outro país ou sua área de formação/atuação é diferente daquela contemplada por este programa, acesse a seção Bolsas de Estudo do blog e confira inúmeras outras oportunidades de estudar no exterior que já estão disponíveis lá.

Artigo atualizado em 11 de agosto de 2017

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *