Bolsas de estudo Rotary pela Paz (mestrado e aperf. profissional)

Atualizado em: 05/05/2017

O Rotary oferece, anualmente, até 50 bolsas de estudo de Mestrado e 50 bolsas para o curso de aperfeiçoamento profissional em universidades renomadas. Uma das exigências do programa é que o candidato esteja compromissado com o serviço comunitário e internacional e com a instauração da paz no mundo.

Ao concluir o curso nos Centros do Rotary, os bolsistas saem como especialistas em assuntos de paz e resolução de conflitos, seguindo carreiras no governo, ONGs, forças armadas, segurança pública e organizações internacionais, como Nações Unidas e Banco Mundial.

Além das passagens de ida e volta, a bolsa oferecida pelo Rotary cobre a mensalidade e as taxas das universidades, acomodações, refeições e despesas com estágio e/ou estudo de campo.

Escolhidos por seu potencial de causar impacto positivo em iniciativas pró-paz no decorrer das suas carreiras, os bolsistas dos Centros Rotary pela Paz tornam-se agentes de mudanças após a conclusão do curso.

Os candidatos são selecionados por meio de um processo mundial bastante competitivo. O currículo e carga horária são rigorosos e a experiência inclui estágios e várias oportunidades de networking.

Rotary pela Paz oferece bolsas de estudo em vários países

1. Quais são os programas oferecidos pela Bolsa Rotary pela Paz e qual a duração de cada um?

Os candidatos podem escolher entre o programa de Mestrado e o programa de Aperfeiçoamento Profissional. Os dois tem duração diferentes.

  • Programa de Mestrado:

– Duração: 15 a 24 meses;
– Estágio: 2 a 3 meses;
– Tese

  • Programa de Aperfeiçoamento Profissional

– Duração: 3 meses;
– Curso Interdisciplinar;
– Estudo de campo no país ou no exterior.

2. Quem pode se inscrever e concorrer a uma das bolsas do Rotary?

Podem se inscrever para concorrer à Bolsa Rotary pela Paz, profissionais com experiência de trabalho em relações internacionais ou em paz e prevenção/resolução de conflitos que tenham as seguintes características:

  • ser fluente em inglês;
  • demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
  • possuir excelente habilidade de liderança;

Além disto, para cada curso há uma exigência específica, a saber:

  • para o mestrado: bacharelado e no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional na área em período integral;
  • para o certificado de aperfeiçoamento profissional: mínimo de cinco anos de experiência profissional na área e histórico acadêmico exemplar.
3. Quais as Universidades parceiras do Rotary?
  • University of Queensland (Austrália);
  • University of Bradford (Inglaterra);
  • International Christian University (Japão);
  • Uppsala University (Suécia);
  • Duke University and University of North Carolina (Chapel Hill / Estados Unidos);
  • Chulalongkorn University (Programa de 3 meses na Tailândia);

Vale salientar que cada Centro Rotary oferece seu próprio currículo e chances de aprendizado prático, permitindo, assim, a análise de assuntos relacionados à paz sob diferentes ângulos.

4. Quais são os tópicos tratados durante o curso?

O curso abrange os seguintes tópicos:

  • Resolução de conflitos;
  • Conscientização cultural;
  • Técnicas de Negociação;
  • Pesquisa sobre paz e conflitos;
  • Liderança e Oratória.
5. Qual o prazo para se inscrever?

O prazo para envio de inscrição já começou. Interessados tem que entregar suas inscrições aos distritos até 31 de maio.

6. Como posso me inscrever para concorrer a uma das bolsas de estudo Rotary pela Paz?

Antes de qualquer coisa você deve ler todas as instruções do programa e verificar se você é elegível. Há um teste de elegibilidade disponível neste link. Depois disto, providencie toda a documentação e siga os passos descritos nesta página.

E então, está esperando o que? Se você deseja promover a paz e tornar-se um profissional voltado para assuntos de paz, esta oportunidade é simplesmente única. Mais informações podem ser obtidas na página do Rotary.

Se esta bolsa não se encaixa no seu perfil, não deixe de consultar a seção Bolsas de estudo do blog que tem muitas outras oportunidades espalhadas pelo mundo.

Artigo atualizado em 5 de maio de 2017

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *