Bolsas de estudo no Canadá para estudantes de Tecnologia

Estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal têm uma oportunidade incrível (e imperdível) de participar de um intercâmbio de 16 meses no Canadá. Serão distribuídas, ao todo, 10 (dez) bolsas de estudo que cobrirá todas as despesas do acadêmico (teste de idiomas, viagem, mensalidades, seguro-saúde, subsídio mensal), além de auxílio financeiro para se instalar no país.

Bolsas de Estudo para estudantes de tecnologia no CanadáO Canada and Brazil Scholarship Program é uma iniciativa é do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canada). O objetivo é incentivar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural, bem como proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar em instituições canadenses, fortalecendo os laços entre os sistemas de ensino superior entre os dois países.

Bolsa de estudo Brasil/Canadá

1. Quem pode se candidatar a uma das bolsas de estudo no Canadá?

Podem se candidatar estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tenológica.

2. Quantas bolsas de estudo serão concedidas pelo programa?

Serão concedidas 7 (sete) bolsas para os acadêmicos que desejarem realizar os estudos em inglês e 3 (três) bolsas para aqueles que optarem pela língua francesa.

3. Qual a duração do intercâmbio?

Os acadêmicos selecionados poderão ficar até, no máximo, 16 meses no Canadá. Este período será distribuído da seguinte forma: estudo de idiomas (4 meses), dois semestres acadêmicos (8 meses) e estágio (2 a 3 meses).

4. Qual o valor da bolsa de estudo concedida pelo programa?

O edital não especifica o valor da bolsa mas cita que a bolsa cobrirá despesas com viagem, seguro-viagem, teste de idioma, instalação do acadêmico no Canadá, mensalidades e material de estudo. Além disto, cada estudante receberá um auxílio financeiro mensal.

5. Quais os requisitos para se candidatar a uma das bolsas?

Os candidatos devem satisfazer a uma série de requisitos, entre eles, estar regularmente matriculado(a) em um Curso Superior de Tecnologia (tecnólogo) em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; ter nota média igual ou superior a 7 e apresentar resultado de teste de proficiência em inglês ou francês. Para saber a lista completa de requisitos, acesse o edital do programa Brasil/Canadá.

6. Qual o período de inscrição?

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de Junho de 2016.

7. Como posso me inscrever para uma das bolsas de estudo no Canadá?

Para se inscrever no programa, o estudante deve obter, em primeiro lugar, a anuência do(a) assessor(a) internacional ou representante da instituição brasileira em que estuda, preencher o formulário de inscrição e apresentar todos os documentos comprobatórios solicitados. O Conif será o órgão responsável pela análise e avaliação dos candidatos.

Recomendamos que você leia atentamente o edital do programa Brasil/Canadá, que está disponível neste link. Lá você encontrará informações detalhadas sobre os documentos e o processo de inscrição (itens 7 e 8).

E aí, interessante este programa do Conif, não é mesmo? Se você tem algum amigo(a) que estuda tecnologia em instituição federal, não deixe de compartilhar com ele esta notícia. Quem sabe seja a oportunidade que ele(a) estava esperando!

E se você gostou do nosso artigo, clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. A sua opinião nos ajuda a produzir artigos cada dia mais interessantes para você, leitor!

Outras informações sobre programas como este podem ser encontradas na seção Bolsa de Estudo do blog, dá uma olhadinha lá!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

3 comentários em “Bolsas de estudo no Canadá para estudantes de Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *