Bolsas de Estudo: Aperfeiçoamento em Turismo/Hotelaria no Reino Unido

Estudantes de graduação de instituições de ensino públicas e privadas podem se candidatar ao Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade em instituições de ensino superior de excelência. É isto mesmo, o Ministério do Turismo, com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está oferecendo 120 bolsas de estudo no Reino Unido.

O Programa tem como objetivo geral capacitar estudantes brasileiros em técnicas de turismo, hospitalidade e habilidades linguísticas.  Além de um auxílio-deslocamento no valor de £ 1.022,00 a bolsa de estudo concedida aos selecionados cobrirá, ainda despesas com taxas escolares, alimentação e seguro saúde. As inscrições vão até o dia 25 de Agosto de 2017.

Ministério do Turismo e CAPES oferecem bolsas de estudo para graduandos em Turismo

1. Quais os objetivos específicos do Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade?

O Programa tem como objetivos específicos:

  • oferecer cursos para estudantes brasileiros de graduação em turismo e hospitalidade em escolas de excelência em países de língua estrangeira; e
  • proporcionar ao estudante qualificação internacional com o intuito de desenvolver suas competências e habilidades profissionais.
2. Quem pode candidatar-se a uma das bolsas concedidas pelo programa?

O público-alvo do programa são os estudantes de graduação regularmente matriculados em curso de Bacharelado/Licenciatura/Tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade de Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada.

As Instituições de ensino devem ser constituída sob as leis brasileiras e ter sede e administração no País. Além disto, elas deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação.

3. Quais os requisitos exigidos do candidato?

Para candidatar-se a uma das vagas do programa, o candidato deve, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos no ato da inscrição:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar regularmente matriculado em curso de Bacharelado/Licenciatura/Tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade
  • Ter integralizado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do currículo previsto do seu curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, no momento da inscrição;
  • Ter obtido, na média aritmética das cinco provas, incluindo a redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nota igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.
  • Comprovar proficiência em língua inglesa (veja os exames/pontuação aceitos no edital do programa).

Além disto há algumas restrições relacionadas à participação em outras bolsas e/ou programas no exterior. A lista detalhada dos requisitos pode ser encontrada no edital do programa.

4. Quantas bolsas de estudo serão oferecidas pelo Programa?

Serão oferecidas até 120 bolsas de estudo. Porém, serão selecionados no máximo 10 (dez) candidatos inscritos por Instituição de Ensino Superior. Desta forma, os organizadores pretendem assegurar a diversidade de estudantes e instutições de esino beneficiados pelo Programa.

5. Qual o período de inscrição?

As inscrições começaram no dia 17 de Julho e vão até as 17h do dia 25 de Agosto de 2017 (horário oficial de Brasília).

6. Como posso me inscrever?

As inscrição devem ser feitas online. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico na página da CAPES e enviar os seguintes documentos:

  • Histórico escolar de graduação, incluindo o semestre em curso no momento da inscrição; b)documento que informe a lista das disciplinas que compõem a grade curricular de seu curso e as respectivas cargas horárias, fornecido pela instituição de ensino, conforme parágrafo 1º do artigo 47 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
  • Comprovante de matrícula na IES;
  • Certificado do teste de proficiência;

Antes de enviar sua inscrição é importante que você leia atentamente o edital do programa e verifique atentamente todas a regras e requisitos exigidos.

Muito bacana esta oportunidade para os estudantes da área de Turismo não é mesmo? Se você tem algum(a) amigo(a) ou parente que possa ter interesse não deixe de compartilhar este artigo com ele(a).

Para conhecer outros programas em outras áreas e países, acesse a seção Bolsa de Estudos do blog.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *