Bolsas de estudos para jovens professores da América Latina!

Desta vez vamos falar sobre uma oportunidade para quem pretende ficar somente alguns meses no exterior. É o programa de bolsas de estudos do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Investigadores da América Latina.

Lançado pela primeira vez em Janeiro de 2004, o programa oferece subsídios para financiar visitas de investigação de curta duração. O objetivo é favorecer a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre Europa e a América Latina.

O Grupo de Coimbra é uma associação de 39 universidades europeias, que promove o intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos europeus e latino-americanos. Esta chamada para inscrições de pesquisa in loco com oferta de bolsas de estudos é uma das maneiras em que as trocas são apoiadas.

Bolsas de estudos para visitas de curta duração

1Bolsas de estudos para jovens professores da América Latina. Quais são os requisitos para concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidas pelo Groupo Coimbra?

Para concorrer os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos:

  • Ser um cidadão e atualmente residente de um país da América Latina. Os candidatos que já residem na Europa não serão consideradas;
  • Possuir um diploma universitário ou equivalente;
  • Ser considerado professor ou pesquisador de uma universidade latino-americana reconhecida como tal pelas autoridades do país;
  • Submeter online uma Carta de Aceite do tutor/parceiro com o qual o programa de trabalho será realizado na instituição anfitriã. Este documento é obrigatório;
  • Os candidatos devem ter menos de 40 anos de idade quando submeterem a candidatura.
2. Quais são as Universidades do Grupo Coimbra que estão participando da edição 2016/2017?

As Universidades que estão participando desta edição do programa de bolsas de estudos são:

1. Universidade de Aarhus (Dinamarca);
2. Universidade de Coimbra (Portugal);
3. Universidade de Granada (Espanha);
4. Universidade de Graz (Áustria);
5. Universidade de Iasi (Romênia);
6. Universidade de Jena (Alemanha);
7. Universidade de Leiden (Holanda);
8. Universidade de Leuven (Bélgica);
9. Universidade de Louvain (Bélgica);
10. Universidade de Padova (Itália);
11. Universidade de Poitiers (França);
12. Universidade de Salamanca (Espanha);
13. Universidade de Siena (Itália);
14. Universidade de Tartu (Estónia).

3. Como posso participar da edição 2016/2017?

Para concorrer a uma das bolsas de estudo, você deve preencher o processo de candidatura eletrônico Coimbra Group Office. As candidaturas deverão ser submetidas em Inglês. Uma semana após a submissão da candidatura online, uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail fornecido pelo candidato com uma cópia da candidatura.

Este será o único aviso de recepção. Caso você não receba uma mensagem de confirmação, entre em contato com os organizadores para verificar se houve algum problema com a sua inscrição.

4. Qual o valor da bolsa de estudo?

O valor das bolsas de estudos variam de acordo com a instituição. Ver no edital.

5. Qual o prazo de inscrição?

O edital deve ser publicado no final de Janeiro/2017 e as inscrições devem acontecer até Março/17. Se você já quiser ir se preparando, baixe o edital de 2016 e já fique sabendo como ocorre o processo.

Apenas uma candidatura por candidato será aceita. Candidatos pré-selecionados podem se inscrever para uma segunda bolsa, mas eles não serão priorizados.

Bolsas de Estudo

Para obter mais informações sobre o processo de candidatura eletrônico Coimbra Group Office, consulte a página oficial do programa.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *