Bolsas de estudos:Artes Plásticas/Cênicas,Cinema,Dança,Design e Música

Uma oportunidade rara para você que atua na área Artes Plásticas, Artes cênicas, Cinema, Dança, Design e Música. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa de bolsas de estudos para você!

O objetivo do programa é o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados através de estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. É ou não é uma oportunidade imperdível?

Bolsas de Estudos na Alemanha: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música

Antes de se inscrever para concorrer a uma das bolsas, o interessado deve escolher uma instituição de seu interesse na Alemanha e estabelecer o contato com o professor e/ou instituição. Cabe ao candidato, também, buscar informações sobre o programa de estudos, os requisitos e os critérios de aceitação.

1. Quais são os requisitos para concorrer a uma das bolsas de estudos?

Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve satisfazer às condições abaixo:

  • Estar cursando o último ano da graduação em uma universidade brasileira;
  • Ser recém-formado com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado. A última formação não pode ter sido realizada há mais de 6 (seis) anos, contando da data-limite de inscrição ao programa de especialização;
  • Não devem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha, no momento da inscrição;

No caso dos candidatos de música, a gravação não por ter sido produzida há mais de um ano.

2. Preciso saber alemão para concorrer a uma das bolsas?

Não necessariamente. O nível de conhecimento do idioma alemão será definido pelo professor orientador ou pela instituição escolhida. Na bolsa de estudo está incluído um curso prévio de alemão na Alemanha.

3. Quais os benefícios da bolsa?

A bolsa deverá cobrir despesas com passagem aérea, seguro-saúde e, ainda, oferecerá uma ajuda mensal de 750 euros.  Os selecionados receberão, também, um auxílio para passagem aérea no valor de 1.550,00 euros.

4. Como posso me inscrever para concorrer a uma das bolsas?

As inscrições devem ser feitas por meio do portal da DAAD. A documentação em papel deve ser digitalizada e submetida através desse sistema eletrônico (DAAD Portal).

Uma via impressa (PDF gerado pelo próprio sistema e documento complementares) deve ser enviada pelo correio para o endereço do escritório do DAAD no Rio de Janeiro (veja abaixo) junto com o material artístico.

DAAD: Caixa Postal 62564 – CEP 22250-970 Rio de Janeiro-RJ

5. Qual o período de inscrição?

As inscrições no Portal do DAAD estarão abertas 6 semanas antes do encerramento do prazo em cada área:

  • Arquitetura: Até 30 de setembro;
  • Música: Até 31 de outubro;
  • Artes Cênicas/Dança: Até 31 de outubro;
  • Artes Plásticas/Design/Cinema/Comunicação: Até 30 de novembro

Bolsas de Estudo

Mais informações sobre este programa de bolsas de estudos podem ser encontradas neste link.

Os organizadores destacam que a escolha e inscrição no curso de pós-graduação é responsabilidade exclusiva de cada candidato.  Para ser admitido em um curso de pós-graduação nas áreas mencionadas o candidato é submetido a provas de conhecimentos específicos e de habilidade artística específica. Cabe ao candidato se informar sobre esses requisitos e o tipo de prova exigida.

Caso você tenha dúvidas ou deseje receber mais informações sobre este programa, entre em contato com DAAD Escritório Regional Rio de Janeiro pelo e-mail artesmusica@daad.org.br ou pelo telefone (21) 2553-3296.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *