Bolsas de Estudos: projetos de pesquisa em diversas áreas na Holanda!

Mais uma excelente oportunidade para quem deseja desenvolver projeto de pesquisa na Holanda. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Organização  Neerlandesa  para  a Cooperação Internacional em Educação Superior (NUFFIC Neso) está oferecendo bolsas de estudos com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e holandeses.

Serão selecionados, ao todo, 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Medicina, Química e Física.

As inscrições vão até o dia 22 de Setembro de 2017.

CAPES/NUFFIC oferece bolsas de estudos em diversas áreas na Holanda

1. Qual o objetivo do programa CAPES/NUFFIC?

O objetivo deste programa é selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e holandeses vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicas ou privadas. A ideia é fomentar a mobilidade de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação nos níveis de doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral.

2. Quais requisitos devem ser atendidos pelos projetos para concorrer a uma das bolsas de estudo?

A proposta de projeto deverá atender os seguintes requisitos:

  • Envolver uma parceria entre instituições de ensino superior de Brasil e Holanda, não sendo excluída a associação em rede com outras instituições;
  • Ter caráter inovador, considerando inclusive o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, e explicitando as vantagens advindas da parceria internacional;
  • Conjugar os interesses institucional, regional e nacional;
  • Enfatizar as inovações bilaterais no treinamento e na educação;
3. Quais as modalidade de bolsas de estudos oferecidas pelo programa?

O programa CAPES/NUFFIC abrange duas modalidades distintas de bolsas de estudo:

  • Missão de Trabalho e,
  • Missão de Estudo.
4. O que é a Missão de Trabalho e quais os benefícios oferecidos nesta modalidade?

A Missão de Trabalho consiste na concessão de benefícios que permitam a viagem internacional para 1 (um) docente/pesquisador doutor da equipe brasileira oficialmente incluído no projeto. Serão, no máximo 8 (oito) missões de trabalho durante os 4 (quatro) anos de projeto.

Cada viagem (missão de trabalho) deve ter a duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias. Os benefícios incluem o pagamento de passagem aérea (ida e volta), diárias internacionais, seguro saúde e despesa com locomoção.

5. O que é a Missão de Estudo e quais as modalidades?

A Missão de estudo consiste no deslocamento de estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior brasileira participante do projeto com o objetivo de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto.

As modalidades da Missão de Estudo são:

  • Graduação Sanduíche: de 4 (quatro) meses até 10 (dez) meses;
  • Doutorado Sanduíche: de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses;
  • Estágio Pós-doutoral: de 3 (três) meses até 12 (doze) meses.

Os benefícios para as três modalidades são os mesmos: mensalidades, auxílio instalação, auxílio deslocamento e seguro saúde.

6. Qual o período de inscrição para concorrer às bolsas de estudos CAPES/NUFFIC?

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22 de Setembro de 2017.

7. Como posso me inscrever?

Lembramos que este edital abrange propostas de projeto de pesquisa. Portanto, a proposta deve ser encaminhada à CAPES pelo Coordenador brasileiro do projeto e ao NUFFIC pelo coordenador holandês.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. O coordenador do projeto deve preencher o formulário de inscrição disponível na página da CAPES.

Informações mais detalhadas sobre o programa de bolsas de estudos da CAPES/NUFFIC podem ser encontradas no edital oficial, clicando aqui.

E não deixe de acessar a seção Bolsas de Estudo do blog que contém inúmeras oportunidades de estudo em vários países e áreas do conhecimento.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *