Cabe na mala: quer ganhar uma grana na sua próxima viagem ao Brasil?

Você está de viagem marcada para o Brasil e tem espaço sobrando na mala? Que tal fazer um favor para quem está do outro lado do Oceano e, em troca, ganhar um trocadinho a mais para ajudar nas suas despesas? Conheça o Cabe na Mala, um site de entrega colaborativa, que tem o objetivo de conectar viajantes ou residentes no exterior com brasileiros que desejam adquirir produtos em outros países.

Isto mesmo, criada pelas brasileiras Marcela Kashiwagi e Ana Paula Lessa, a plataforma serve de elo entre quem quer comprar um produto fora do Brasil e alguém que está próximo ao produto e se dispõe a incluí-lo na bagagem.

Por meio do site, todo mundo sai ganhando. De um lado, o cidadão que está no Brasil e paga mais barato pelo produto que deseja adquirir; do outro, o viajante ou residente no exterior, que transporta o produto comprado e ganha uma recompensa por isto e, claro, no meio dos dois, o pessoal do site, que ganha um percentual de toda a transação. Interessante não?

Como funciona o Cabe na Mala?

Utilizar a plataforma é bem fácil, só tem um pequeno detalhe. Como o aplicativo foi feito pensando em quem está viajando e não exatamente naqueles brasileiros que vivem no exterior, é preciso fazer um “jeitinho” na hora de anunciar a sua mala.  Você vai entender isto logo abaixo, no item 2.

1. Faça o cadastro no site

Em primeiro lugar você deve se cadastrar no site. Acesse a página do Cabe na Mala e, em seguida, clique no botão CADASTRE-SE, no canto superior direito.

2. Cadastre sua viagem ou anuncie sua mala

Após fazer o seu cadastro pessoal você deverá “Anunciar sua mala”, ou seja, informar ao sistema de onde para onde você viajará e em qual data. Para isto, role a tela para baixo até encontrar o item “VAI VIAJAR E TEM ESPAÇO NA MALA?”

Cabe na Mala (Cadastre sua viagem)
Clique no botão CADASTRE SUA VIAGEM e você será direcionado para uma nova tela.

Anuncie sua mala
Aqui está a pequena falha da plataforma pois como explicamos, ele foi programado pensando em viajantes. Para anunciar sua mala você deve informar a cidade de origem e a cidade de destino, bem como as respectivas datas. Acontece que na lista de cidades de origem só aparece cidades do Brasil e na lista de cidades de destino é que aparecem as cidades do exterior. Por isto, você terá que “criar” um trecho do Brasil para o exterior em data anterior a sua viagem para o Brasil.

Por exemplo, se você está indo de Miami para São Paulo, no dia 02/01/2016, cadastre uma viagem saindo de São Paulo (cidade de origem) para Miami (cidade de destino) e “invente” uma data de ida, digamos 20/12/2015 e na data de volta, coloque a sua data de ida para o Brasil, ou seja, 02/01/2016. Ficou claro?

Já entramos em contato com a Marcela Kashiwagi, uma das responsáveis pelo site, e ela nos disse que em breve devem ampliar a abrangência do sistema e alterar estes pequenos detalhes para melhor atender o público.

Um detalhe importante é que a sua viagem deve ser aprovada e só fica disponível para receber pedidos de encomendas no período entre 10 e 30 dias antes da data de volta.

Ex: Se a sua data de volta é 02/01/2016, a plataforma somente exibirá sua viagem para quem quer comprar algum produto no exterior no período entre 02/12/2015 a 22/12/2015. Funciona desta forma para que as lojas tenham tempo hábil para entregar o produto no prazo.

3. Aceite ou não o pedido

Quando alguém da mesma cidade para onde você vai (Ex. São Paulo) fizer um pedido, você receberá um e-mail informando que alguém quer que você traga um determinado produto. Você tem a opção de aceitar ou não o pedido. Caso você aceite, o produto será enviado diretamente pela loja onde o produto foi adquirido para o seu endereço no exterior.

E-mail com o pedido do produto

4. Entregue o produto para o comprador

Ao chegar ao Brasil, você deverá entregar o produto, conforme combinado com o solicitante.

5. Receba a sua recompensa

A recompensa será paga assim que o produto que você transportou for entregue ao solicitante.

O Cabe na Mala dá alguma garantia ao comprador?

Segundo consta no site, a equipe do Cabe na Mala garante toda a segurança da operação. Se por acaso você não receber o seu produto eles garantem que farão o reembolso integralmente, desde que você apresente a fatura do cartão de crédito e que toda a negociação tenha sido realizada por meio do site do aplicativo.

Então, parece interessante não é mesmo? E detalhe, é tecnologia brasileira! Parabéns à equipe do Cabe na Mala pela criatividade e iniciativa.

Mas, atenção, antes de utilizar o Cabe na Mala e levar produtos para o Brasil, sugerimos que você leia atenciosamente a Política de Privacidade do site, bem como a seção Perguntas Frequentes, onde você pode esclarecer possíveis dúvidas.

Além disso, lembre-se que há limites alfandegários – tanto de valor (U$ 500,00) quanto de quantidade – que você deve respeitar para evitar problemas com a Receita Federal.  Leia mais sobre isto no post Não residentes sujeitam-se a dois regimes alfandegários.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

3 comentários em “Cabe na mala: quer ganhar uma grana na sua próxima viagem ao Brasil?

    • Marlise V. Montello
      janeiro 5, 2016 em 3:34 pm
      Permalink

      Obrigada Fernando,
      Volte sempre e compartilhe com os amigos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *