Cidadania Americana pode ser obtida por meio do alistamento militar

Já falamos aqui no blog sobre várias formas de viver legal nos Estados Unidos, em especial sobre o Green Card, o visto de residência permanente.  Mas sempre deixamos bem claro que conseguir autorização para viver na Terra do Tio Sam legalmente ou obter a cidadania americana não é um processo fácil. Afinal, se fosse, ninguém estaria ilegal por lá, não é mesmo?

Hoje vamos falar sobre uma outra possibilidade de viver legal nos EUA. É o MAVNI (Military Accessions Vital to the National Interest), um programa de recrutamento das forças armadas dos Estados Unidos que dá, aos cidadãos estrangeiros que estão legalmente no país, o direito de se alistar no exército americano e, em troca, receber a cidadania.

Como obter a Cidadania Americana por meio do Exército?

1. Quais são os requisitos para se candidatar ao programa de recrutamento do exército americano?

Como já mencionamos acima, não basta querer se alistar no exército para obter a cidadania americana. Há 2 (dois) requisitos básicos para que o cidadão estrangeiro possa participar do programa de recrutamento do exército:

  1. Estar vivendo legalmente no país. Por exemplo, os estudantes portadores dos vistos F e M são elegíveis para o programa desde que satisfaçam as outras condições;
  2. Falar mais de um idioma OU ser um profissional da área de saúde;

Os requisitos mencionados acima são os exigidos neste momento. Ou seja, estes requisitos podem mudar de acordo com as necessidades do exército americano. Portanto, é sempre interessante dar uma olhada no site oficial do programa para verificar se não houve alguma alteração.

2. Há mais algum critério a ser satisfeito para se alistar no exército americano?

Satisfeitas as condições básicas acima, o interessado ainda deverá observar os seguintes critérios:

  • Ter entre 17 e 34 anos;
  • Possuir uma das seguintes categorias de visto no momento do alistamento:
    •    Não imigrantes: E, F, H, I, J, K, L, M, O, P, Q, R, S, T, TC, TD, TN, U or V
    •    Asilado, refugiado, Proteção Temporária (TPS);
    •    DACA;
  • Residir legalmente nos Estados Unidos por, no mínimo, 2 (dois) anos antes de entrar no exército (com exceção do DACA). Além disto, o candidato não pode ter deixado o país por mais de 90 dias;
  • Ter concluído os estudos na High School (ou similar);
  • Obter uma pontuação satisfatória no teste de qualificação – AQFT (Armed Forces Qualification Test)
3. Quais são as vantagens de se alistar ao exército americano?

A principal vantagem, sem dúvida alguma, é ganhar o direito de viver legalmente no país.  Por meio do exército, o estrangeiro não precisa se submeter ao processo do Green Card e ganha o direito de obter a Cidadania Americana.
Além disto, há outras vantagens elencadas na página do programa de recrutamento. São elas:

  • Participar de treinamentos e ganhar oportunidades de alta qualidade para o ensino avançado;
  • Ganhar uma renda estável, com benefícios para os soldados e membros da família;
  • Ganhar habilidades de liderança;
  • Ganhar dinheiro para a faculdade.
4. Quais são as exigências para os profissionais de saúde que queiram ingressar no exército?

Os profissionais de saúde devem ter alcançar uma pontuação alta no teste de proficiência do idioma inglês e ser feito a licenciatura nos Estados Unidos. Dentre as áreas aceitas pelo programa estão a Medicina de Família, Cirurgia Geral, Enfermagem, Dentista Geral, etc. A lista completa pode ser encontrada nesta página.

5. Quais são os idiomas que estão, atualmente, sendo aceitos no processo?

Neste momento há uma lista com mais de 40 (quarenta) idiomas, entre eles, o Português.

6. Como posso me inscrever para o programa de recrutamento do exército?

Para se inscrever no programa de recrutamento é preciso entrar em contato com o escritório mais próximo da sua residência para obter maiores informações. Clique aqui para saber onde fica o setor mais perto de você.

Green Card

7. Como é o serviço dentro do exército americano?

Segundo o artigo publicado pela Revista Brasilianas, “todos os alistados devem assinar um contrato de 8 anos com o exército, dos quais, para os proficientes em línguas estrangeiras devem atuar por  4 anos em “active duty” ou 6 anos no “Selected Reserve” e o restante dentro do military roll (Reserva); para os profissionais da saúde,  devem atuar por 3 anos em “active duty” ou 6 anos no “Selected Reserve” e o restande dentro do military roll (reserva)”

Obtivemos a informação de que o programa está suspenso em 2016 e que no mês de Outubro será possível saber se o programa será reativado para 2017. Estamos tentando contato com a Assessoria de Comunicação do Exército Americano para confirmarmos esta informação e assim que conseguirmos uma resposta mais concreta, atualizaremos o artigo.

Viver Trabalhar e Estudar no Exterior (Fanpage)

Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

 Fonte: Army

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *