Cidadania Americana x Green Card: você sabe a diferença?

Você sabe qual a diferença entre o conceito de cidadania americana e residência permanente? Parece bobagem mas tenho percebido, por meio dos diversos e-mails e comentários que recebo diariamente no blog, que algumas pessoas confundem estas duas situações que são, na verdade, bem distintas.

Para tentar esclarecer a diferença entre os dois conceitos – bastante importantes e que podem fazer toda a diferença quando o assunto é viver legalmente nos Estados Unidos – redigimos este post, que contou com a colaboração da advogada Renata Castro, especialista em imigração americana.

Cidadania Americana X Residência Permanente

1. Quem é considerado(a) cidadão(ã) americano(a)?

De acordo com a lei norte-americana, faz jus à cidadania americana toda pessoa que:

  • Nascer em solo americano*;
  • Nascer fora do território americano, desde que pelo menos um dos pais tenha a cidadania americana;
  • Obtiver o pedido de naturalização americana aprovado.
2. Quem é considerado residente permanente (legal) nos Estados Unidos?

Considera-se residente permanente aquela pessoa que preencheu todos os requisitos exigidos pela legislação americana de imigração e, por isto, recebeu o direito de morar e trabalhar legalmente – e de forma permanente – nos Estados Unidos.
Esta pessoa recebe um cartão – emitido pelo governo americano – que funciona como um visto permanente. O cartão, cujo nome oficial é United States Permanent Resident Card, ficou popularmente conhecido como Green Card.

Temos vários posts sobre este assunto na seção Green Card.

3. O(A) portador(a) do Green Card, ou seja, da residência permanente, possui os mesmos direitos que um(a) cidadão(ã) americano(a)?

Não. O portador do Green Card não possui os mesmos direitos que o cidadão americano. Além disso, ele está sujeito a algumas restrições que não são aplicadas ao cidadão americano.

Por exemplo, para se ausentar por mais de um ano do país, o portador da residência permanente deve comunicar o fato às autoridades de imigração americana, caso contrário, corre o risco de perder o direito ao documento. O mesmo não é exigido do viajante que possui a cidadania americana.

4. Quais são as principais diferenças em relação aos direitos da pessoal que tem a cidadania americana daquele que possui a residência permanente?
Pessoa que possui CIDADANIA AMERICANA
Pessoa que possui a RESIDÊNCIA PERMANENTE (GREEN CARD)
Voto Tem direito de voto nas eleições federais, estaduais e municipais Não tem direito ao voto
Filhos Filhos de cidadãos são considerados, automaticamente, cidadãos americanos Filhos de portadores do Green Card não recebem automaticamente a residência permanente
Patrocinar o Green Card Pode patrocinar o Green Card para seus parentes direitos (filhos solteiros menores de 21 anos, cônjuges e pais) e o tempo de processamento da solicitação é bem rápido. Tem direito de patrocinar o green card para seus parentes diretos (filhos solteiros e cônjuges) porém, o tempo de processamento da solicitação é bastante demorado pois o número de documentos concedido é limitado a uma certa quantia anual.
Ausência do País Tem a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana Deve comunicar aos agentes da imigração americana que estará se ausentando por um longo período do pais, caso contrário corre o risco de perder o direito ao green card.
Cargo Público Tem elegibilidade para concorrer a vaga de trabalho em certas categorias de empregos federais, já que o governo tem o direito de selecionar apenas cidadãos americanos para posições que envolvam questões de segurança e soberania nacional
Assistência (viagem ao exterior) Pode receber assistência do governo americano, caso seja necessário, durante viagem ao exterior
Serviço Militar Cidadãos do sexo masculino, na faixa etária entre 18 e 25 anos, devem se registrar no serviço militar
Perda de direitos Pode perder o direito à residência permanente, ou seja, ao Green Card nos casos especificados pela legislação americana.

Um residente permanente pode conseguir a cidadania americana!

5. Um portador do Green Card pode vir a se tornar um cidadão americano?

Sim, é possível que uma pessoa que possui a residência permanente nos Estados Unidos possa vir a pleitear a cidadania americana após um certo período, dependendo da maneira como obteve a residência legal no país.
Para os que se tornaram residentes legais por meio de casamento, o período é de 3 anos , e nos outros casos, 5 anos.
Além do tempo de residência, é preciso cumprir outros quesitos estipulados por lei pertinentes à presença nos Estados Unidos da América, tais como bons antecedentes, dentre outros.

Mais informações sobre como aplicar para obter a cidadania americana podem ser encontradas na página do Serviço de Imigração Americana.

Quer saber mais sobre como é possível conseguir viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos? Então não deixe de ler os vários posts que já publicamos sobre este assunto na seção Green Card.

*com exceção de filhos de diplomatas estrangeiros;

Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

5 comentários em “Cidadania Americana x Green Card: você sabe a diferença?

  • fevereiro 14, 2016 em 5:51 pm
    Permalink

    Olá Marlise, meu nome é Rafael, tenho 26 anos e estou morando em Orlando com minha namorada, nossos vistos estão válidos até abril/2016.
    Estou buscando informações sobre a adoção por uma família norte americana, ou cidadão naturalizado americano. Gostaria de saber como funciona esse tipo de visto, quais as documentações exigidas, se através desse processo nós conseguiríamos o Green Card e futuramente a cidadania americana ou a cidadania americana diretamente?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      fevereiro 15, 2016 em 4:55 pm
      Permalink

      Olá Rafael,
      Sinto muito mas não tenho como responder este tipo de questão. Sugiro que você procure um profissional especializado, neste caso, um advogado de imigração.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback: Cidadania Americana x Green Card: você sabe a diferença? | {:en}uTalk USA{:}{:br}uTalk USA{:}

  • novembro 22, 2015 em 2:55 am
    Permalink

    Muito legal.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 22, 2015 em 2:47 pm
      Permalink

      Olá Jorgean,
      Que bom que gostou do post. Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *