Cidadania Italiana: fazer o processo de reconhecimento na Itália ou Brasil?

Depois de descobrir se tem o direito a cidadania Italiana e de juntar toda a documentação necessária para o processo de Cidadania Italiana, será hora de iniciar o seu processo. Para isso, você terá duas opções:

  • fazer o seu reconhecimento no Brasil – por meio do Consulado Italiano;
  • ou fazer o seu reconhecimento direto na Itália.

A seguir, tratarei de definir as diferenças entre essas opções.

Como requerer a Cidadania Italiana no Brasil ?

1. Como começar o processo de Cidadania Italiana pelo Consulado da Itália no Brasil?

É possível iniciar o processo de Cidadania Italiana ainda em solo brasileiro, mas antes é preciso saber que a fila de requerentes é enorme. Se mesmo assim estiver disposto a encarar o tempo de espera, sua primeira ação deverá ser aceder ao site do Consulado Italiano.

Ao aceder ao site, deverá procurar pela sessão Cidadania e baixar a Ficha de Requerimento.

Preencha todos os campos da Ficha de Requerimento disponível online e envie para o endereço do Consulado — que consta no próprio site. O ideal é enviar sua documentação utlizando um serviço registrado dos correios, assim você garante o ato da entrega.

2.Quanto tempo leva o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana pelo Consulado no Brasil?

Depois que o seu requerimento chegar ao Consulado você será direcionado para uma fila, junto com muitos outros requerentes, e poderá acompanhar pelo site o andamento do seu processo.

O pedido de reconhecimento deve ser feito no Estado em que o requerente reside e o tempo do processo depende exclusivamente de cada Consulado.

Sendo assim, é difícil calcular um tempo exato pois isto pode variar de acordo com o Consulado. Saiba que o mais demorado é o Estado de São Paulo. Lá o tempo de espera pode chegar a seis anos ou mais.

3. Depois do pedido de reconhecimento, o que acontece?

O Consulado faz uma convocação por escrito para todos os requerentes comunicando uma data que você deverá comparecer ao escritório do Consulado munido com todos os seus documentos para análise.

Depois de entregar os seus documentos e pagar a taxa exigida pelo Consulado é que você dará entrada de fato ao requerimento oficial para o reconhecimento da Cidadania Italiana. Feito o requerimento você terá que aguardar mais um tempo até receber o resultado do seu pedido de reconhecimento.

Reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália

O processo de reconhecimento da Cidadania Italiana feito diretamente na Itália tem como vantagem acelerar o tempo do processo. Mas essa ação necessita de um planejamento cuidadoso. Além, é claro, de uma certa quantia de dinheiro disponível. Por isso, o assunto merece um post exclusivo.

Se gostou desse post e se ele de alguma forma foi útil para você, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e aguarde o nosso artigo sobre como fazer o reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália.

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas gosta mesmo de escrever, de olhar para o céu e transcrever conselhos na terra, compartilhar aprendizados, poetizar as coisas do mundo, e se possível, aprofundar-se no grande emaranhado de fios que se costuram entre si para compor a misteriosa trama que é a vida. Atualmente, estuda Filosofia na Universidade Católica Portuguesa e costura palavras, tal como uma escriba a ouvir sussurros nos cantos do mundo.
Catarina é autora/colaboradora no Blog VTEnoExterior.

Um comentário em “Cidadania Italiana: fazer o processo de reconhecimento na Itália ou Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *