Cidadania Italiana: como é fazer o processo de reconhecimento na Itália?

Se você já descobriu se tem o direito a Cidadania Italiana e também já pesquisou e juntou todos os documentos necessários para o processo de reconhecimento, resta agora decidir entre fazer o processo de reconhecimento no Brasil ou diretamente na Itália, e o objetivo desse post é prestar um serviço de esclarecimento quanto ao processo de reconhecimento em solo Italiano.

Reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália

1. Como posso fazer o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália?

Para essa pergunta, existem duas respostas simples:

  • com assessoria
  • ou sem assessoria.

A assessoria seria uma empresa de prestação de serviços que tem como objetivo facilitar a sua ação com os trâmites do processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, como por exemplo, a procura de residência, o acompanhamento até o Comune e até mesmo o diálogo com o oficial responsável pelo processo, para aquelas pessoas que não falam a língua Italiana.

Mas é preciso que você saiba que é possível fazer o processo sem nenhuma assessoria, desde que você esteja disposto a conhecer os procedimentos do mesmo.

2. O que será preciso fazer na Itália?

Para fazer o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália, você deverá cumprir uma série de exigências e seguir certos procedimentos, que estão relacionados abaixo:

  • Encontrar uma residência
  • Fazer o Codice Fiscale — documento equivalente ao CPF do Brasil — numa Agenzia Dell´Entrate;
  • Solicitar a inscrição na lista da população residente (iscrizione anagrafica) no Comune, no setor de Ufficio Anagrafe;
  • Confirmar sua residência perante as autoridades, através da visita de um Vigile na sua residência;
  • Apresentar-se no Ufficio di Stato Civile para apresentar seus documentos para o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana;
  • Aguardar o procedimento interno da solicitação do Comune ao Consulado Italiano no Brasil do documento de Não renúncia — Attestazione di Mancata Non Rinuncia;
  • Aguardar a transcrição da certidão de nascimento para o livro de registros de nascimento do Comune;
  • Solicitar e aguardar a emissão do seu documento de identidade Italiana;
  • Solicitar e aguardar a emissão do passaporte Italiano.
3. Quanto tempo dura o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana na Itália?

Na Itália, o processo para o reconhecimento da Cidadania Italiana dura em média 06 meses.

Diante dessa informação, é preciso estar muito atento, pois, qualquer empresa que presta serviços na área de assessoria e prometa prazos milagrosos (como de 15 a 20 dias) vai estar indo contra as leis da Itália, portanto, atenção!

Se você ainda não leu os outros textos da série sobre a Cidadania Italiana, não deixe de fazê-lo pois é muito importante conhecer todo o processo antes de tomar qualquer decisão.

Se gostou desse post e se ele de alguma forma foi útil para você, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas gosta mesmo de escrever, de olhar para o céu e transcrever conselhos na terra, compartilhar aprendizados, poetizar as coisas do mundo, e se possível, aprofundar-se no grande emaranhado de fios que se costuram entre si para compor a misteriosa trama que é a vida. Atualmente, estuda Filosofia na Universidade Católica Portuguesa e costura palavras, tal como uma escriba a ouvir sussurros nos cantos do mundo. Catarina é autora/colaboradora no Blog VTEnoExterior.

2 comentários em “Cidadania Italiana: como é fazer o processo de reconhecimento na Itália?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *