Como tirar o visto americano (passo-a-passo) – Parte II!

No post Como tirar o visto americano (passo-a-passo) falamos, inicialmente, que você deve observar alguns requisitos em relação ao passaporte brasileiro antes de pensar em tirar o visto americano.

Depois, detalhamos os 4 primeiros passos necessários para tirar o visto americano, inclusive sobre o preenchimento do formulário DS-160. A seguir, falamos sobre os outros 5 (cinco) passos tão importantes quanto, no processo de solicitação de autorização para viajar para os Estados Unidos.

Como tirar o visto americano em 9 passos (Parte II)

Passo 5. Pagar a Taxa de Solicitação de Visto (MRV);

O próximo passo para tirar o visto americano é efetuar o pagamento da Taxa de Solicitação de visto (MRV). Conforme exibido na tela abaixo,  o pagamento pode ser realizado em dinheiro ou cartão de crédito.

Passo-a-passo como tirar o visto americano

Caso escolha o pagamento em dinheiro, você deverá imprimir as informações, efetuar o pagamento e aguardar 2 (dois) dias úteis para que a operação seja completa e esteja ativa no sistema. Já o pagamento via cartão de crédito é liberado imediatamente. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de visto solicitado.

Passo-a-passo como tirar o visto americano

Além da MRV, é preciso pagar uma taxa adicional para obter alguns tipos de vistos. Verifique se você terá que pagar algo a mais no post Visto americano: tipo, valores e validade.

Passo 6. Agendar as entrevistas.

Efetuado o pagamento, o próximo passo para tirar o visto americano é agendar as entrevistas:

  • primeiramente no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde serão coletadas as informações biométricas do viajante, inclusive as fotografias digitais;
  • e, depois, na Seção Consular.

A entrevista no CASV deve ser marcada com pelo menos 1 (um) dia de antecedência da data da entrevista na seção consular. As entrevistas podem ser agendadas:

  • de forma online utilizando o site do Departamento de Estado (este mesmo que você acabou de utilizar para se cadastrar e pagar para tirar o visto americano). O link é este aqui;
  • ou por telefone. Neste caso você deve entrar em contato com a Central de Atendimento. Veja os números neste link;
6.1. Programa de Isenção de Entrevista

Alguns solicitantes do visto americano não necessitam comparecer à entrevista na Seção Consular. Neste caso, eles devem comparecer somente ao CASV. Para estar incluído no Programa de Isenção de Entrevista, o solicitante tem que se enquadrar em todos os requisitos abaixo:

– Estar solicitando ou o visto B1 (negócio) ou o visto B2 (turismo);
– Idade: ter 15 anos de idade ou menos / ter 66 anos de idade ou mais;
– Possuir um passaporte brasileiro;
– Ter pago e possuir o recibo de pagamento da Taxa de Solicitação de Visto (MRV);
– Página de confirmação do formulário ds-160 com a foto;
– Uma foto recente 5×5 ou 5×7 fundo branco;
– O solicitante não pode ter tido o visto rejeitado antes;

Passo 7. Comparecer à entrevista no CASV

A orientação do Consulado Americano é de que a pessoa que pretende tirar o visto americano chegue ao local da entrevista no máximo 15 minutos antes de seu horário agendado. Também é importante observar que a entrada de bolsas (que não seja uma e pequena) ou itens eletrônicos, não será permitida nos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV) ou na Embaixada/Consulados. Além disso, solicitantes poderão entrar no CASV com os celulares apenas se eles estiverem desligados.

7.1 Documentos necessários para a entrevista no CASV

No dia da entrevista, o solicitante deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), portando:

  • Passaporte brasileiro atual válido para viajar para os Estados Unidos. O passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos (a menos que esteja isento por acordos específicos entre países).;
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável).
  • Página de confirmação do formulário DS-160.
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
  • Uma foto* 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos, clique aqui;

*A foto só é necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Os solicitantes isentos da entrevista também deve apresentar esta fotografia para tirar o visto americano. No caso de crianças menores de 2 anos que estejam solicitando o visto é altamente recomendável que os pais apresentem uma foto impressa.

Passo 8. Comparecer à entrevista na Seção Consular

Para a entrevista é interessante mostrar o maior número de vínculos com o país de residência, ou seja, o Brasil. Posses, emprego, relações sociais e familiares são alguns exemplos deste tipo de vínculo. Assim como nos CASV, os solicitantes de vistos e cidadãos americanos não poderão mais entrar no prédio da Seção Consular portando volumes (com exceção de uma pequena bolsa), telefones celulares, iPods, computadores, câmeras fotográficas, pen drives e outros equipamentos eletrônicos.

8.1 Documentos necessários para a entrevista na Seção Consular

No dia da entrevista, o solicitante deve comparecer à Seção Consular, portando:

  • Passaporte brasileiro atual válido para viajar para os Estados Unidos. O passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos (a menos que esteja isento por acordos específicos entre países).;
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável) ou outrsa viagens internacionais.
  • Página de confirmação do formulário DS-160.
  • Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
  • Membros acompanhantes da família, a menos que entrando nos Estados Unidos para outro propósito, devem apresentar uma certidão de casamento original (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (pessoas abaixo de 21 anos não casadas), conforme aplicável;
  • Documentos que comprovem que você tem condições financeiras de bancar sua viagem e fortes vínculos como Brasil:
    • Carteira de Trabalho;
    • Declaração de Imposto de Renda;
    • Contra-cheques;
    • Certidão de Nascimento ou Casamento;
    • Comprovantes de bens como casa e/ou carro;
    • Outros bens e rendas.

Conforme o tipo de visto solicitado, podem ser exigidos documentos adicionais. Para saber quais são os documentos adicionais necessários, de acordo com o tipo de visto, clique aqui.

Passo 9. Receber o passaporte com o visto

A entrega do passaporte com visto será efetuada de acordo com a opção selecionada por você durante a solicitação do visto no sistema (item 4):

  • Entrega em um endereço residencial ou comercial ou
  • retirar diretamente no CASV.

Assim que a empresa de courier (responsável pela entrega do documento) atribuir um número de rastreamento para qualquer enviado associado com a solicitação do visto, você receberá um e-mail com tal informação e, poderá, acompanhar o status dos documentos utilizando o site do Serviço de Solicitação de Visto.

Se você optou por retirar o passaporte com visto no CASV, será necessário comprovar sua identidade no momento da retirada do documento. Clique aqui para saber quais documentos serão necessários para retirar seu passaporte.

O prazo de entrega ou retirada é de até 3 dias úteis a partir da data de entrega da documentação para o serviço de courier pela Seção Consular dos E.U.A.

Esperamos que este passo-a-passo seja bastante útil durante o seu processo de solicitação de visto. E, antes de embarcar para os Estados Unidos, não deixe de ler estes dois posts:

diferença entre a Validade do Visto e o Período de Permanência;

Quantos dias posso ficar legalmente nos Estados Unidos.

Para voltar à primeira parte do passo-a-passo, clique no link abaixo:

Acessar o post Como tirar o visto americano (Parte I)

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *