Como tirar o visto americano (passo-a-passo)!

Para solicitar a autorização para viajar para aos Estados Unidos, você terá que apresentar o documento de viagem brasileiro ao consulado americano.  Por isto, antes de começarmos a falar sobre como tirar o visto americano, é preciso observar três detalhes muito importantes em relação ao seu passaporte brasileiro:

  • – Ele não pode apresentar danos;
    – Ele deve possuir, pelo menos, seis meses
    de validade;
    – Ele deve ter uma página em branco.

Caso o seu documento não satisfaça algum dos itens acima, aconselhamos que você, antes de iniciar o processo de solicitação do visto americano (e este passo-a-passo de como tirar o visto americano), providencie um novo passaporte brasileiro.

Outra informação importante e que deve ficar bem clara para quem viaja aos Estados Unidos é a diferença entre a Validade do Visto e o Período de Permanência.

Como tirar o visto americano em 9 passos!

A seguir, listamos os 9 (nove) passos necessários para solicitar autorização para viajar aos Estados Unidos da América. Seguindo estas orientações de como tirar o visto americano, acreditamos que você consiga obter o documento sem maiores dificuldades.

Para que este post não ficasse muito extenso e, também, com o intuito de facilitar a sua compreensão, decidimos detalhar os itens maiores do passo-a-passo de como tirar o visto americano em artigos separados.

Passo 1: Definir qual o visto você precisa solicitar, de acordo com sua viagem.

Já escrevemos um post bem detalhado sobre os tipos, valores e validade do visto americano. Caso você ainda não saiba qual o tipo de visto adequado para a sua viagem, dê uma lida no texto antes de prosseguir com este roteiro de como tirar o visto americano.

Passo 2: Preencher o formulário DS-160.

Definido o tipo de visto que você quer solicitar, você deve efetuar o preenchimento do formulário DS-160. Este formulário é bastante extenso e deve ser preenchido em inglês. No formulário são solicitadas informações pessoais, sobre seus familiares, sobre o motivo da sua viagem, etc.  No post DS-160: um passo-a-passo para preencher o formulário! explicamos detalhadamente como você deve preenchê-lo.

Passo 3: Cadastrar-se no site do Serviço de Solicitação de Vistos, do Departamento de Estado dos EUA

Após ter preenchido e submetido o formulário DS-160 (item 2), acesse a página do Serviço de Solicitação de Vistos, por meio do endereço https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv , e faça o seu cadastro.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

3.1. Como o site do Serviço foi atualizado, agora aparece uma tela indagando se você iniciou seu processo de agendamento antes de 13/10/2014. Responda “Não” e prossiga.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

3.2. Na tela REGISTRAR, você deve informar qual a sua situação. Estamos considerando que você não fez nenhuma solicitação de visto anteriormente. Então, a opção a ser selecionada é a terceira, “Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto.”

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

3.3. A seguir, preencha as informações solicitadas para o cadastro (Nome, Sobrenome, E-mail, confirmação de e-mail, Senha e confirmação de senha), selecione o botão em que você reconhece ter lido a Política de Privacidade, insira o código exibido na caixa Captcha e, por último, clique no botão CRIAR CONTA.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

Em poucos minutos, você deverá receber um e-mail informando que você acabou de criar uma conta no Sistema de Vistos e, também, o seu número de identificação de usuário.

3.4. Preencher as informações solicitadas na tela “NOVO SOLICITANTE” e clicar no botão “Criar novo solicitante”. As informações desta página devem estar de acordo com o que foi informado no formulário DS-160, caso contrário, o processo poderá demorar mais do que o previsto.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

Ao clicar em CRIAR NOVO SOLICITANTE, o sistema exibirá uma tela como a da figura abaixo.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

Passo 4. Definir o endereço de entrega do visto;

Após criar sua solicitação, o sistema pede que você informe o endereço de entrega do visto. Para isto, basta você clicar no botão CONTINUAR. Uma nova tela será exibida para que você faça a opção por receber no seu endereço residencial/comercial ou retirar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

Caso você selecione a primeira opção, uma nova tela será exibida para que você informe o endereço. Mas atenção, isto pode gerar novos custos. Nós selecionamos para retirar no CASV. Neste caso, uma nova tela é exibida para que seja informado  em qual Central o visto deverá ser retirado.

Passo-a-passo sobre como tirar o visto americano

Após criar o solicitante e definir a forma de recebimento, os próximos passos de como tirar o visto americano incluem o pagamento da taxa de solicitação de visto, o agendamento e comparecimento às entrevistas e o recebimento do visto. Não deixe de ler, clicando no link abaixo:

Como tirar o visto americano (Passo-a-passo) – Parte II

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Um comentário em “Como tirar o visto americano (passo-a-passo)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *