Curso de liderança: universidade oferece bolsa de 25 mil dólares

A Universidade de Georgetown está com inscrições abertas para o GCL, o Programa de Liderança para Competitividade Global, que oferece um curso de liderança para cidadãos de 19 países Ibero-Americanos, inclusive o Brasil, na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos.

O programa de intercâmbio, fundado em 2007, terá duração de 10 semanas e deverá selecionar cerca de 40 jovens para o curso de liderança da edição de 2017.  O objetivo do GCL é promover uma nova geração de líderes inovadores, éticos e socialmente responsáveis. Durante o programa, os jovens receberão treinamento relacionados a liderança política, empresarial, pessoal e, também, sem fins lucrativos.

Curso de liderança na Universidade de GeorgetownOs participantes do curso de liderança da Universidade de Georgetown desenvolverão, ainda, um projeto de alto impacto que poderá ser aplicado em seus países. Este projeto deve transformar o foco do programa em uma ação e produzir um efeito multiplicador nos países Ibero-Americanos.

Saiba mais sobre o GCL: programa oferece curso de liderança nos Estados Unidos

1. Quais os países Ibero-Americanos que fazem parte do programa?

Os países Ibero-Americanos cujos cidadãos e residentes são elegíveis ao GCL são: Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Dominican Republic, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Mexico, Nicaragua, Panama, Paraguay, Peru, Portugal, Puerto Rico, Spain, Uruguay, e Venezuela.

2. Quem pode se inscrever para participar do programa?

Além de ser cidadão de um dos países Ibero-Americanos, listados no item 1, quem quiser se candidatar-se a uma das vagas do curso de liderança do GCL deve satisfazer os requisitos abaixo:

  • Ter entre 24 e 34 anos;
  • Graduação completa;
  • Ser fluente no idioma inglês;
  • Ter, no mínimo, um ano de experiência profissional;
  • Excelente desempenho acadêmico.

Outro requisito é comprometer-se a retornar ao seu país de origem por, pelo menos, um ano após o final do programa e tentar implementar o conhecimento adquirido durante o curso.

3. Qual o conteúdo do curso de liderança oferecido pelo GCL?

O conteúdo é dividido em quatro módulos com o objetivo de gerar um bom entendimento/aprendizado em cada uma das áreas, com ênfase em conceitos concretos e ferramentas práticas de forma a desenvolver agentes de mudança, ou seja, jovens que possam causar impacto em sua comunidade. Os quatro módulos são: liderança pessoal, liderança política, liderança empresarial e liderança de organizações sem fins lucrativos.

Os selecionados para participar do programa participarão de cursos, visitas a instituições como o Pentágono, a Casa Branca e o Congresso, além de terem a oportunidade de interagir e discutir ideias com figuras públicas e especialistas de diversas áreas.

4. Qual a duração do programa GCL?

O GCL tem a duração de 10 semanas e é composto de diversas atividades, tais como, atividades acadêmicas, desenvolvimento de liderança, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, estudo de casos reais, visitas e palestras.

5. Qual o valor da bolsa?

O valor da bolsa de estudo oferecida pelo programa GCL é de US$ 25,000.00 e cobre as despesas com as taxas do programa, as passagens aéreas de ida e volta para a cidade de Washington, D.C. (Estados Unidos), seguro de saúde, acomodação e materiais do curso. Porém, o jovem selecionado deverá pagar uma taxa de US$ 2,000.00 antes de viajar para Washington. Mais informações sobre isto serão dadas após o aceite no programa.

6. Qual o período de inscrição?

As inscrições para o GCL começaram no dia 23 de Maio e vão até o dia 25 de Julho. A relação dos selecionados será divulgada no dia 18 de Novembro.

7. Como posso me inscrever no programa GCL?

Para se inscrever e concorrer a uma das vagas do programa, você deve preencher um formulário de candidatura disponível no site do programa.

Muito interessante este programa oferecido pela Universidade de Georgetown. Se você tem entre 24 e 34 anos e preenche os requisitos exibidos no item 2, não perca esta chance!!! Para obter mais informações, acesse a página oficial do programa, clicando aqui.

Se o seu objetivo é estudar em outro país, dê uma olhadinha na seção Bolsa de Estudo do blog, tem oportunidades bem interessantes em outros continentes. E se puder, clique nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Isto nos ajuda a produzir textos mais direcionados aos interesses dos nossos leitores.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Um comentário em “Curso de liderança: universidade oferece bolsa de 25 mil dólares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *