Doutorado no Exterior: Capes poderá oferecer até 200 bolsas em 2017!

Uma boa notícia para quem pretende fazer doutorado no exterior. O Ministério da Educação anunciou, na última semana, que o prazo de inscrição para o Programa de Doutorado Pleno no Exterior foi prorrogado até o dia 14 de Outubro de 2016.

O objetivo do programa, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é oferecer bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil.

Além disto, o programa visa ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, proporcionando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência.

A Capes anunciou, também, que a partir de agora, os candidatos a uma das bolsas de doutorado no exterior deverão comprovar proficiência no idioma do país de destino somente no momento da concessão da bolsa.

Bolsa de Doutorado no exterior: prazo de inscrição termina dia 14/10

1. A quem se destina o Programa de Doutorado Pleno no Exterior?

Este programa de bolsa de doutorado destina-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico que sejam aceitos em instituições estrangeiras de excelência para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.

2. Quais os requisitos do programa?

O candidato a uma das bolsas do programa deverá, entre outras, satisfazer aos seguintes requisitos:

  • ter diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira;
  • não estar recebendo nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para realização do doutorado no exterior-ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) com visto permanente no Brasil
  • não possuir título de doutor
3. Quantas bolsas serão concedidas em 2017?

A CAPES deverá conceder até 200 bolsas de doutorado no exterior para o ano de 2017.

Bolsas de Estudo

4. Qual a duração e quais os benefícios da bolsa de estudo?

A bolsa de doutorado no exterior terá a duração de 12 meses. Este prazo pode ser prorrogado por até 48 meses, com vigência até a defesa da tese, dependendo d desempenho acadêmico do bolsista.
O valor da bolsa deverá cobrir despesas com as taxas cobradas pela Universidade, com o deslocamento do bolsista, instalação e seguro saúde. Mais informações sobre o valor da bolsa podem ser encontradas na página da CAPES

5. Qual o prazo de inscrição?

As inscrições vão até o dia 14 de Outubro.

6. Quando sai o resultado do processo seletivo?

O resultado final deve ser anunciado a partir de 15 de maio de 2017 e o acadêmico deverá iniciar seus estudos entre Junho e Novembro de 2017.

7. Como posso me inscrever para o programa de bolsas de doutorado no exterior?

As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.capes.gov.br
O candidato deve preencher o formulário de inscrição para doutorado pleno no exterior e enviar a documentação solicitada. É necessário apresentar duas cartas de recomendação de professores ou pesquisadores doutores. A lista completa dos documentos pode ser encontrada no edital do programa.

Viver Trabalhar e Estudar no Exterior (Fanpage)

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com os responsáveis pelo programa via telefone (0800 61 61 61 opção 7) ou pelo e-mail [email protected]

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *