Guia traz informações para brasileiros que querem estudar em Portugal!

Segundo dados da Embaixada do Brasil em Lisboa, a comunidade de estudantes brasileiros em Portugal chega a trinta e quatro mil alunos, distribuídos em cursos  Politécnicos, Licenciaturas, Mestrados e Doutorados. Em função disto, o Setor de Cooperação Acadêmica e Educacional da Embaixada do Brasil em Lisboa preparou um guia que possui informações bem interessantes e importantes para quem pretende estudar em Portugal.

Se você tem a intenção de fazer parte dessa grande família, mas não tem ideia de como fazer isso e muito menos por onde começar, a leitura desse post é uma excelente oportunidade. Boa leitura!

Estudar em Portugal: Quais as informações que estão disponibilizadas nesse guia?

Com o aumento da possibilidade de ingresso nas Instituições de Ensino de Portugal por meio do Enem, muitos estudantes consideram a hipótese de estudar na Europa, principalmente num país que possui a língua portuguesa em comum como estímulo.

Como a distância e o medo de encarar o desafio sem conhecer nada da terrinha Lusitana parecia ser um impedimento àqueles que queriam se aventurar e estudar em Portugal, a Embaixada decidiu elaborar um guia facilitador bem completo, para ajudá-los nesta tarefa.

O guia é um ponto de partida para buscar informações, pois oferece respostas básicas para as dúvidas comuns. Além dele, é necessário também se manter atento as regras de cada Instituição de ensino em particular.

1. Qual foi o objetivo da Embaixada do Brasil em Lisboa ao preparar este guia?

O Guia para Estudantes Brasileiros do Ensino Superior em Portugal visa “fornecer informação básica aos alunos brasileiros selecionados por Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, seja ao abrigo de programas de mobilidade seja a partir de candidaturas individuais. Trata-se de uma ferramenta que pretende orientar o estudante universitário brasileiro no planejamento de sua viagem e estadia em Portugal“.

2. Quais os tópicos abordados no Guia?

A lista de tópicos que são abordados no guia é bem interessante e vasta. Veja:

  • Como funciona o ensino superior em Portugal;
  • Propinas e as diferenças de valores para estudantes nacionais e estrangeiros;
  • Como solicitar o visto de estudante (Das candidaturas individuais e das candidaturas selecionadas a partir de programas do Governo brasileiro);
  • Endereços dos Consulados de Portugal no Brasil;
  • Documentos necessários para apresentação na imigração na chegada;
  • Orientações para a chegada em Portugal;
  • Informações sobre os serviços prestados pelos Consulados do Brasil em Portugal;
  • Informações úteis sobre meios de transporte e comunicação;
  • Orientações sobre sistema de saúde e segurança;
  • Como atribuir o NIF (Número de Identificação Fiscal);
  • Como proceder para encontrar alojamento;
  • Geografia e Política de Portugal;
  • Lista das Instituições de ensino.
3. Como posso acessar o guia?

Consultar o Guia para estudantes brasileiros do ensino superior em Portugal é mais fácil do que você pode imaginar! Para acessá-lo, basta clicar na página de acesso ao guia em PDF.

Ah, e não deixe de ler também o artigo Estudar em Portugal: como o Estatuto da Igualdade pode ajudá-lo? no qual explicamos como você pode solicitar o Estatuto da Igualdade de Direitos e Deveres e gastar menos com as propinas (taxas cobradas pelas universidades portuguesas).

Na seção de cartilhas instrutivas do Viver Trabalhar e Estudar no Exterior, você também encontrará outros materiais informativos muito interessantes para quem decide viver no exterior.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *