Estudar no Exterior [Portugal]: 50 bolsas de estudo em Aveiro

Ótima oportunidade para quem quer estudar no exterior. A Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, está oferecendo 50 bolsas de estudo para estudantes internacionais.

Para participar do processo e concorrer a uma das bolsas, o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido uma classificação igual ou superior a 650 pontos. As bolsas oferecidas pela UA são para cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado.

A Universidade de Aveiro possui unidades nas cidades de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis.

Estudar no Exterior: Universidade de Aveiro oferece 50 bolsas de estudoAveiro, mais conhecida como a “Veneza Portuguesa”, localiza-se a 199Km de Lisboa, na região central de Portugal. A cidade recebeu este apelido porque, assim como Veneza (Itália), é cortada por canais – que lá são chamados de rias – e há muitos pescadores e gôndolas (chamadas de moliceiras).

Estudar no Exterior: 50 bolsas de estudo na Universidade de Aveiro

“A Universidade de Aveiro oferece um ambiente de estudo e de investigação de elevada qualidade, marcadamente internacional, multicultural, de grande estímulo à criatividade e à inovação”(UA).

1. Quem pode concorrer às bolsas de estudo da UA?

Podem concorrer a uma destas bolsas para estudar no exterior, todos os estudantes internacionais que:

  • não possuem nacionalidade portuguesa;
  • não são cidadãos nacionais de um Estado da União Europeia;
  • não residem legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar na Universidade de Aveiro;
  • são titulares de um diploma de ensino secundário ou equivalente qualificação que, no país de origem, confere o direito de ingresso no ensino superior.
2. Qual é o valor da bolsa de estudos da UA?

Segundo informação da Prof. Doutora Marlene Paula Castro Amorim – Pró-reitora da Universidade de Aveiro, para a temática da Internacionalização – “o valor da taxa anual para cursos de Licenciatura (Graduação) e Mestrado Integrado na UA, varia entre 4000 a 5000 euros. O que a Universidade de Aveiro está oferecendo é uma bolsa que cobre parte dessa taxa e os alunos apenas terão que pagar uma taxa reduzida de perto dos 1000 euros”

Para que fique mais claro, é preciso entender que para estudar em uma universidade portuguesa, os estudantes pagam uma taxa anual denominada propina. O valor desta taxa varia conforme a origem do aluno:

  • Estudantes de nacionalidade portuguesa pagam o valor de 1.063,47 euros (propina nacional);
  • Estudantes de outras nacionalidades pagam taxas que variam entre 4.000,00 e 5.500,00 euros, dependendo do curso (propina internacional).

A bolsa oferecida pela UA, neste programa, é o diferencial entre a propina nacional e a propina internacional.

Exemplo: Digamos que a taxa anual do curso escolhido por você é de 5.000,00, tendo em vista que você é brasileiro, portanto deveria pagar a propina internacional. Ao ser premiado com uma das bolsas deste programa da UA você ganha o direito de pagar o mesmo valor que um estudante português, ou seja, a propina nacional (1.063,47), que pode ser parcelado em 10 mensalidades de 106,35 Euros cada.

O valor da bolsa, no exemplo acima, seria de aproximadamente 4 mil euros, ou seja, a diferença do que você teria que pagar (5.000,00 euros) e o que você realmente vai pagar caso ganhe uma das bolsas (1.063,47 euros).

3. Quais são os cursos oferecidos?

As bolsas oferecidas pela UA são para cursos superiores de Licenciatura e Mestrado Integrado. Considera-se mestrado integrado os cursos que unem a licenciatura e o mestrado. Estes cursos possuem uma duração de cinco anos.

4. Quais os critérios exigidos para concorrer a uma das bolsas e estudar no exterior?

Estudantes brasileiros interessados em concorrer a uma das bolsas de estudo devem ter feito o ENEM e alcançado uma classificação final igual ou superior a 650 pontos.

Além disto, outros pré-requisitos podem ser exigidos dependendo do curso. As informações podem ser encontradas no edital disponível no site da Universidade de Aveiro.

5. É preciso realizar alguma prova de acesso?

Não, estudantes brasileiros estão isentos de realização de exames de acesso desde que o mesmo comprove ter realizado ENEM e alcançado a pontuação exigida.

6. Qual o período de inscrição para o concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais?

É possível candidatar-se em três datas diferentes, a depender da época em que você deseja começar seus estudos.

  • 1ª fase de candidatura – 18 a 29 de abril de 2016
    (início das aulas: setembro/2016);
  • 2ª fase de candidatura – 1 de junho a 8 de julho de 2016
    (início das aulas: setembro/2016);
  • 3ª fase de candidatura – 15 de dezembro de 2016 a 16 de janeiro de 2017
    (início das aulas: fevereiro/2017)

Para visualizar o calendário completo, clique aqui.

7. Como posso me inscrever para concorrer a uma das bolsas de estudo da UA?

A fase de candidatura ocorrerá conforme informado no item 7. Para fazer o download do formulário de candidatura e saber quais os documentos exigidos, acesse o site da Universidade de Aveiro.

8. Não fiz o ENEM, como posso participar do processo e concorrer a uma das bolsas para estudar no exterior?

“Para os estudantes brasileiros que não tenham ENEM há uma outra possibilidade de acesso: realizar as nossas provas de ingresso, que poderão ser feitas em instituição credível no Brasil, mediante pedido prévio, se os números se justificarem e se encontramos o parceiro disponível para acolher a sua realização com a dignidade e rigor que elas merecem. Conforme os estudantes que aparecerem, tentaremos perceber as necessidades de contactar nossas parceiras no Brasil, com as quais tenhamos já convênios, ou mesmo acertando com escolas de ensino médio que queiram ser nossas parceiras.”

Esta foi a informação que recebemos de Ângelo Ferreria, da Assessoria para a Internacionalização e Cooperação da Universidade de Aveiro. Portanto, sugerimos que se você encontra-se nesta situação e tem interesse em concorrer a uma das bolsas, faça a sua pré-inscrição e aguarde para ver se a UA disponibiliza a realização das provas no Brasil.

Você ficou interessado em concorrer a uma destas bolsas? Então não perca tempo e mande o seu formulário. Se você lembrou de algum amigo ou parente que possa ter interesse em estudar no exterior, compartilhe a informação com ele.

E, se puder, avalie nosso trabalho. Basta clicar nas estrelinhas (linha azul), isto nos ajuda a saber que tipo de conteúdo interessa ou não ao nosso leitor. Para obter informações sobre outras bolsas de estudo no exterior, acesse a nossa seção Bolsas de Estudo, já tem bastante coisa lá.

Fonte: MEC e Universidade de Aveiro

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

66 comentários em “Estudar no Exterior [Portugal]: 50 bolsas de estudo em Aveiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *