eTA: dúvidas sobre a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá!

Atualizado em: 05/05/2017

No artigo Viajar para o Canadá: passo-a-passo para emitir o eTA! nós falamos sobre inclusão do Brasil, no dia 01 de Maio de 2017, no programa Eletronic Travel Authorization (eTA) do governo canadense. Com isto, alguns brasileiros não precisam mais solicitar um visto para voar para o Canadá ou transitar nos aeroportos do país.

Esta mudança vai facilitar, e muito, a vida daqueles brasileiros que se enquadram nos requisitos do programa e que desejam viajar para o Canadá. O processo passa a ser todo on-line, muito mais rápido e com um custo relativamente baixo (7 Dólares Canadenses).

Para que possam solicitar um eTA e viajar para o Canadá portando somente este documento, sem a necessidade do visto, os cidadãos brasileiros devem:

  • ter tido um visto canadense nos últimos 10 anos OU possuir um visto de turista americano válido.
  • E ingressar no Canadá por via aérea!

Para saber como você pode solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem, acesse o artigo Viajar para o Canadá: passo-a-passo para emitir o eTA!

Caso você tenha dúvidas sobre o novo documento, leia a seção abaixo, nós relacionamos algumas das dúvidas que acreditamos devam ser as mais frequentes entre os viajantes.

Principais dúvidas a respeito do eTA

1. Qual a validade do eTA?

O eTA terá a validade de 5 (cinco) anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro.

Ou seja, se você obteve a autorização eletrônica de viagem em 2017 e o seu passaporte brasileiro é válido até 2015 (por exemplo), você só precisará solicitar outro eTA para viajar para o Canadá em 2022. Durante este período você poderá viajar para o Canadá quantas vezes quiser via aérea apresentando somente a autorização eletrônica.

Agora, se você obteve a solicitação eletrônica de viagem em 2017 e o seu passaporte brasileiro vencer em 2019, pelo que entendemos, você deverá, ao obter um novo passaporte brasileiro, solicitar também, uma nova autorização eletrônica caso decida viajar para o Canadá.

2. Há algum limite de viagens que podem ser feitas ao Canadá durante o período de validade do eTA?

Não! Os portadores do eTA podem viajar para o Canadá quantas vezes desejarem por curtos períodos (normalmente até 6 meses por viagem) para estudar, visitar, fazer negócios ou transitar por um aeroporto canadense.

3. Eu tenho um visto que ainda é válido para o Canadá, mesmo assim eu preciso solicitar o eTA?

Não! Se você tem um visto canadense válido você poderá utilizá-lo para viajar para o Canadá até que a validade do mesmo expire. Só depois disto, caso você queira viajar ao país que você precisará solicitar o eTA.

4. Vou viajar de trem para o Canadá. Posso apresentar somente o eTA na imigração?

Não, o documento só é válido para quem chega no Canadá via aérea. Se você vai entrar no Canadá via terrestre (carro, trem) ou aquática (barco) você ainda precisará apresentar um visto válido. No site do Governo do Canadá há uma tabela bem interessante que abrange todas as exigências de entrada no Canadá. Para acessar, clique aqui.

5. Eu tenho um ESTA válido para visitar os Estados Unidos. Neste caso, eu posso utilizar o mesmo documento para entrar no Canadá?

Não! Você não pode usar o mesmo documento. O eTA é um outro documento emitido pelo governo canadense para cidadãos que viajam para o Canadá via aérea.

6. Posso emitir um único eTA para todos os membros da minha família?

Não! É preciso solicitar a autorização (preencher o formulário e pagar a taxa) para cada pessoa separadamente.

7. Posso interromper o preenchimento do formulário, salvar os dados e continuar em outro momento?

Não! os dados não podem ser salvos. Você terá um tempo limitado para preencher o formulário. Se a sessão expirar e você não perceber, você terá que reiniciar o preenchimento do formulário, digitando todos os dados novamente.

Se você tiver mais alguma dúvida que não foi respondida neste artigo, escreva aí nos comentários. Nós tentaremos respondê-la assim que possível.

E para saber como solicitar o eTA, não deixe de ler o artigo Viajar para o Canadá: passo-a-passo para emitir o eTA! Lá explicamos direitinho como fazer. É simples e rápido!

Artigo atualizado em 5 de maio de 2017

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

22 comentários em “eTA: dúvidas sobre a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá!

  • junho 20, 2017 em 1:56 am
    Permalink

    Olá! Pretendo fazer uma viagem de avião saindo dos Estados Unidos para o Canadá. Portando eTA posso alugar um carro e dirigir no Canadá? Se sim, é ainda possível retornar aos EUA de carro se eu tiver um visto americano para turismo?
    Obrigada desde já!

    Resposta
  • maio 30, 2017 em 12:44 am
    Permalink

    Olá! Tenho viagem aérea marcada para o Canadá dia 03 de agosto e só vou receber meu novo passaporte por volta do dia 11 de julho (agendei um novo passaporte já que o meu vence em novembro). A minha dúvida é a seguinte: você sabe de algum pedido de autorização através do eTA que não foi concedidas, mesmo tendo visto americano válido? Meu medo é que o eTA seja negado e eu perca a viagem… Agradeço desde já.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 31, 2017 em 2:30 pm
      Permalink

      Olá Kássia,
      Ainda não houveram muitos comentários acerca do eTA, até pq começou a funcionar há muito pouco tempo. Mas porque você já não solicita o eTA e esclarece a sua dúvida. O seu passaporte brasileiro não foi invalidado ainda, foi?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • maio 31, 2017 em 11:58 pm
        Permalink

        Então, Marlise. Primeiramente muito obrigada pela resposta. Eu ainda não solicitei o eTA pois após informações imprecisas (agências de viagem me orientaram que seria mais seguro ter o passaporte com tempo de validade de pelo menos 6 meses após a vigem e li vários blogs que também falavam nesse sentido) achei melhor garantir e fazer um novo. Estou tentando reagendar a entrevista na Polícia Federal/ apresentação de documentos para depois da viagem, mas ainda não exitem essas datas liberadas. Outra coisa só para confirmar: o visto americano continua dentro de sua própria validade após a anulação do passaporte brasileiro no qual ele se encontra, certo? Ou seja, após um novo passaporte… Um abraço e mais uma vez obrigada!

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          junho 7, 2017 em 3:54 pm
          Permalink

          Olá Kássia,
          Entendi. Olha, até onde eu sei sim, o visto continua válido. Só que aí você tem que carregar os dois passaportes, o novo e o antigo com o visto válido.
          Acho que já escrevi sobre isto em algum artigo mas não estou conseguindo encontrar.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • maio 30, 2017 em 12:40 am
    Permalink

    Olá, estou com uma duvida crucial …
    já possuo o visto americano fiz a solicitação do eTA e também foi aprovado.
    porem li em um artigo que o eTA só vale para quem possui passaporte Europeu.
    se eu não tiver um passaporte Europeu meu eTA não se aplica ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 31, 2017 em 2:34 pm
      Permalink

      Olá Antonio,
      Existem dois documentos diferentes. O eTA é este documento do governo canadense que, há poucos dias, foi liberado p/ os brasileiros que estejam de acordo com as exigências do mesmo.
      O outro é o ESTA (do governo americano) que realmente ainda não é válido p/ brasileiros. Ele é usado por cidadãos com passaporte europeu e de outros continentes. Por ex, eu entro nos Estados Unidos com o ESTA porque tenho passaporte europeu. E também posso entrar no Canadá com este documento.
      No seu caso, se você possui o visto americano e teve o eTA aprovado, a princípio poderá viajar p/ o Canadá sem problema algum.
      Espero ter sido clara.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 17, 2017 em 12:56 pm
    Permalink

    Bom dia,

    Fiz a solicitação do eTA e acredito que tenha escrito o email errado. Gostaria de saber se é possível iniciar um novo processo, pagar novamente os 7 dólares e colocar o email correto ou se é possível eu recuperar o processo que eu fiz

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 17, 2017 em 1:51 pm
      Permalink

      Olá Barbara,
      Sugiro que antes de pagar novamente você entre em contato com o Consulado do Canadá no Brasil. Eles podem te informar se você escreveu o e-mail errado ou não e solucionar seu problema. Ah, verifique também na caixa de Spam, pode acontecer de o servidor de e-mail classificar o e-mail como tal.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 10, 2017 em 7:51 pm
    Permalink

    Senhores, a minha duvida esta no Resumo de como serão as novas exigências de entrada a partir de 1 de Maio, no que se diz respeito Como você está viajando ao Canadá, Qual documento de viagem você precisará: ”
    Voando para o Canadá com sua família. Você é elegível para solicitar um eTA mas sua familia não é.
    Você pode solicitar um eTA. Os membros de sua familia deverão solicitar um visto.” sé eu e minha esposa já temos passaporte valido até 2026 visto americano valido até 2027 e o eTA aprovado e valido até 2022 há a necessidade de que um de nos tenhamos também o visto canadense valido?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 13, 2017 em 3:55 pm
      Permalink

      Olá Fabio,
      Realmente está conflitante esta informação. Acredito que eles estejam se referindo a membros da família que não se enquadrem nos requisitos do eTA. No seu caso, entendi que você e sua esposa se enquadram então não vejo porque solicitar o visto.
      Sugiro que você entre em contato com o Consulado. Veja o caso do Gabriel (outro comentário), ele recebeu uma resposta bem rápida do consulado.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 9, 2017 em 10:37 pm
    Permalink

    Preciso de ajuda.
    Obtive o meu visto canadense recusado.
    Gostaria de tirar o americano e, agora, aproveitar para solicitar o eTA.

    Como meu visto foi recusado antes, terá algum problema?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 10, 2017 em 2:21 pm
      Permalink

      Olá Leonardo,
      É um pouco difícil responder sua pergunta. Não tenho como te dizer se o fato do seu visto ter sido recusado posa gerar algum problema. Sugiro que você entre em contato com uma agência especializada em visto, eles poderão te responder com mais precisão.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 9, 2017 em 5:25 pm
    Permalink

    Boa tarde,

    Estou com uma duvida quanto ao preenchimento do ETA, fiz o meu online com grande facilidade e recebi a confirmação de aprovado em minutos, porem alguns dias apos o preenchimento veio aquela duvida, será que preenchi todos os dados corretamente no documento e etc….

    Não encontrei um local que posso rever os dados que preenchi para solicitar o ETA, existe algum lugar que posso verificar isso?
    Consegui verificar pelo site da embaixada o STATUS do meu ETA e ali aparece que foi APROVADO, junto com a data de validade do passaporte e o numero do passaporte que eu cadastrei no formulários do ETA. Esses dados estão corretos, mas gostaria de conferir principalmente o numero do visto americano. Isso pode ser um problema quando eu chegar no Canada?

    Talvez eu ter preenchido algum dado errado, mesmo eu tendo o passaporte correto cadastrado e nele eu ter um visto americano valido?

    Obrigado pela atenção.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 10, 2017 em 2:28 pm
      Permalink

      Olá Gabriel,
      Bela dúvida! Também estive procurando aqui e não encontrei nenhum lugar onde você possa ver os dados que cadastrou. Acredito que não haja mesmo pois no início do preenchimento ele avisa para ficar atento aos dados. Sugiro que você envie um e-mail p/ o Consulado do Canadá no Brasil, talvez eles possam dar uma luz e dizer se é possível visualizar estes dados após o preenchimento.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • maio 11, 2017 em 1:19 am
        Permalink

        Boa noite,

        Enviei email para o consulado de Sao Paulo para ver se tinha como eu conferir o numero do meu visto americano que eu tinha cadastrado no ETA, e em minutos recebi um email do conssulado, com uma simples saudação “Dear Sir” e abaixo o numero do meu visto americano no corpo do email correto que eu havia cadastrado, para finalizar uma saudação de “Sincerely / Atenciosamente”.
        Então enviar um email para o consulado aqui no Brasil, resolveu o meu problemas, pois eu nao tenho como visualizar as informações que eu preenchi no ETA, porem eles tem esse acesso e assim pude ter a certeza de que eu preenchi os dois itens mais importantes corretamente que seriam o numero do passaporte (+ data de validade do mesmo) e o numero do visto americano.

        Grato pela atenção

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          maio 13, 2017 em 3:52 pm
          Permalink

          Olá Gabriel,
          Eu é que agradeço a sua gentileza de voltar ao blog para dizer que conseguiu a informação. Muito obrigada. Com certeza outros leitores terão esta mesma dúvida e eu já poderei ajudá-los.
          Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • maio 5, 2017 em 9:26 pm
    Permalink

    Olá! A minha grande dúvida (ainda não encontrei resposta em nenhum lugar) é a seguinte: se eu tenho um eta e entrar via aerea, a autorizacao que eu tenho me permite ir até os eua de trem ou onibus e entrat de novo no canada? Ou precisaria ir sempre de aviao?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 8, 2017 em 2:37 pm
      Permalink

      Olá Carol,
      Então, o governo canadense deixa bem claro que o eTA é para quem ingressa no Canadá por via aérea. Se você deixar o país, for p/ Estados Unidos, e voltar, você passará novamente pela imigração concorda? E desta vez por via terrestre, certo? Então, na minha opinião quando você voltar p Canadá de novo, o eTA não vai servir e você precisará do visto normal. Este é o meu entendimento.
      Att, Marlise V.Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *