Bolsa de pós-graduação da Universidade de Flinders (Austrália)

O Flinders International Postgraduate Research Scholarship (FIPRS) é um programa – financiado pela própria Universidade de Flinders – que oferece bolsa de pós-graduação para estudantes internacionais que desejam desenvolver seus trabalhos de pesquisa de mestrado, ou doutorado, em Adelaide, na Austrália.

A bolsa de pós-graduação FIPRS cobre as taxas cobradas pela Universidade de Flinders e ainda dá, aos bolsistas, uma ajuda de custo anual no valor aproximado de $26,000. Assim como o International Postgraduate Research Scholarships (IPRS), o FIPRS é um processo bastante concorrido devido ao número de bolsas, no máximo 10 (dez) a cada ano.

O programa FIPRS leva em consideração o desempenho acadêmico do candidato, os indicadores de desempenho e, sobretudo, a capacidade de desenvolver pesquisas de forma independente. A data limite para inscrição é 12 de Agosto de 2016.

Bolsa de pós-graduação: Universidade de Flinders, AustráliaFIPRS: bolsa de pós-graduação em Adelaide oferecida pela Universidade de Flinders

1. Quem pode concorrer a uma das bolsas oferecidas pela Universidade de Flinders?

Podem se inscrever para concorrer a uma bolsa de pós-graduação IFPRS, cidadãos de qualquer país, desde que não sejam cidadãos da Austrália ou da Nova Zelândia, nem portadores da residência permanente australiana. Além disto, os candidatos devem satisfazer aos pré-requisitos listados no item 2.

2. Quais os pré-requisitos para concorrer a uma das bolsas IFPRS?

Candidatos à bolsa de pós-graduação na Universidade de Flinders devem satisfazer, entre outros, os seguintes pré-requisitos:

  • Ter completado a graduação;
  • Ter proficiência no idioma inglês;
  • Não possuir diploma de pesquisa obtido em universidade australiana.

Os candidatos devem satisfazer, também, os critérios de admissão exigidos pela Universidade de Flinders para os cursos de Mestrado ou Doutorado.

3. Quais as áreas do conhecimento abrangidas pelo programa da Universidade de Flinders?

A Universidade de Flinders oferece uma vasta lista de programas de Mestrado e Doutorado (Ciências, Direito, Biotecnologia, Teologia, Artes, etc).

4. Qual o valor da bolsa de estudo de pós-graduação do IFPRS?

O programa IFPRS pagará todas as taxas cobradas pela Universidade de Flinders. Além disto, o bolsista receberá uma ajuda de custo anual no valor de $26,288 e uma quantia para ajudar no deslocamento de $1,485.

5. Qual a duração da bolsa IFPRS?

A bolsa oferecida pela Universidade de Flinders tem a duração de:

  • até 3 anos para pesquisas de doutorado e;
  • até 2 anos para pesquisa de mestrado.
6. Qual o período de inscrição?

O período de inscrição começou no dia 16 de Junho e vai até o dia 12 de Agosto de 2016.

7. Como posso me inscrever para o processo de seleção da bolsa de pós-graduação?

Antes de candidatar-se ao programa, os interessados devem entrar em contato com um professor ou pesquisador da Universidade de Flinders, apresentar um projeto e convencê-lo a ser o seu supervisor. Para saber quais são os pesquisadores da sua área de interesse, faça uma busca por meio desta página.

Depois de ter um supervisor na Universidade de Flinders, você deverá enviar toda a documentação solicitada pela Universidade, incluindo currículo, histórico acadêmico e projeto de pesquisa. É importante, também, enviar publicações de pesquisa para comprovar a qualidade do seu trabalho acadêmico, bem como documentos ou e-mails que comprovem o aceite do supervisor.Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail [email protected]

Mais uma vez alertamos sobre a importância de ler todo o edital do programa antes de enviar sua inscrição. Para obter mais informações sobre o processo de inscrição e documentos podem ser encontradas neste link Caso você tenha dúvidas sobre o processo de candidatura, entre em contato com o Student Finance Office pelo e-mail [email protected]

Há um outro programa, o IPRS (International Postgraduate Research Scholarship) que também oferece bolsas para a Universidade de Flinders. Este, por sua vez, é bancado pelo governo australiano.

Este programa não serve para você? Não desanime, há outras oportunidades em outros países. Dê uma olhadinha na seção Bolsa de Estudo do blog, tem muita informação disponível lá.

E, se puder, clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie o nosso trabalho. Isto é importante para que possamos saber que tipo de assunto interessa nossos leitores e produzir material cada dia mais direcionado ao nosso público.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

2 comentários em “Bolsa de pós-graduação da Universidade de Flinders (Austrália)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *