Fulbright oferece bolsas para brasileiros lecionarem português nos EUA

Que tal passar alguns meses ensinando português e um pouco da cultura brasileira em alguma universidade norte-americana? Este sempre foi um dos seus sonhos? Então, dá uma olhadinha nesta bolsa oferecida pelo programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant (FLTA). Pode ser a sua chance de realizar o seu sonho.

O FLTA foi criado com o objetivo de aumentar a compreensão mútua entre os Estados Unidos e o
Brasil, por meio da promoção da proficiência da língua Portuguesa em faculdades e universidades norte-americanas.

O programa é uma ótima oportunidade para que jovens professores brasileiros possam aprimorar seus conhecimentos (cultura e costumes do país), suas habilidades e aumentar a proficiência no idioma inglês.

Fulbright Foreign Language Teaching Assistant oferece 20 bolsas para 2017

Durante o programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant, os selecionados serão alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliarão no ensino de português e frequentarão cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.

1. Quem pode concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo FLTA?

Para concorrer a uma das bolsas FLTA , o candidato deve:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2011;
  • Ter proficiência em inglês, com certificado com data posterior a 1 de julho de 2015 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos
 ou TOEFL-iBT de 79 pontos);
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outros órgãos para programa similar.
2. Quantas bolsas serão oferecidas pelo FLTA?

Serão oferecidas 20 (vinte) bolsas para os candidatos brasileiros.

3. Qual o tempo de duração do programa?

Os selecionados deverão ensinar português nos EUA durante 9 (nove) meses. A princípio o curso deverá começar em Agostou ou Setembro de 2017 e terminar em Maio ou Junho de 2018.

4. Quais são os benefícios oferecidos pelo FLTA?
  • Moradia;
  • Anuidade e taxas acadêmicas;
  • Alimentação;
  • passagem aérea Brasil/EUA/Brasil;
  • Seguro-saúde;
  • Taxas do visto J-1

Vale salientar que os custos com a realização dos testes de proficiência são de inteira responsabilidade do candidato.

5. Qual o prazo de inscrição para concorrer a uma das bolsas do FLTA?

As inscrições para o programa começaram no dia 01 de Setembro e vão até o dia 17 de Outubro de 2016.  Em Novembro os candidatos deverão participar de uma entrevista (por vídeo ou telefone) e o resultado deverá ser anunciado em Dezembro de 2016.

6. Como posso me inscrever para o programa?

As inscrições devem ser feitas online por meio deste link. Lembramos que é muito importante ler com atenção o edital do programa para evitar qualquer problema.
Além do formulário online, o candidato deve enviar toda a documentação solicitada. Dentre os documentos, deve ser enviado o CV em inglês e com no máximo 3 páginas, cópia do passaporte brasileiro ou carteira de motorista e 3 (três) cartas de recomendação em inglês. A lista completa dos documentos pode ser encontrada no item 3 do edital.

Bolsas de Estudo

Caso você tenha alguma dúvida sobre o programa, entre em contato com Taynara Ramos por meio do telefone  (61) 3248-8606 ou pelo e-mail [email protected]

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *