GREEN CARD: parentes de portadores do documento!

Assim como acontece com os parentes diretos de cidadãos americanos, as leis de imigração dos Estados Unidos permitem que alguns parentes de residentes permanentes, ou seja, pessoas portadoras do Green Card, também adquiram o direito de viver e trabalhar legalmente no País. O objetivo, segundo o Serviço de Imigração Americano (USCIS), é garantir a unidade familiar.

Por exemplo, se você é brasileiro e possui um Green Card, é possível que você solicite o documento para seu cônjuge (marido ou esposa). Neste caso, você será o patrocinador (em inglês, “sponsor“), do seu cônjuge.

Esta categoria é chamada de “Family 2nd Preferencia Category” (Preferência Familiar de 2o. grau). Neste caso, o tipo de parentesco é diferente do relacionado na Categoria de Preferência Familiar mencionada no post Categoria de Preferência Familiar (Family preference category).

Green Card para quem tem parente que já possui a residência permanente

A seguir explicamos quem tem direito a pleitear o documento nesta categoria e como deverá fazê-lo.

Green Card: parentes que já possuem o documento!1. Quais são os parentes de portadores do Green Card que tem direito a pleitear o documento?

Portadores do Green Card podem solicitar permissão ao Governo Americano para que certos parentes possam viver permanentemente nos Estados Unidos. Porém, a relação de parentesco restringe-se a:

  • cônjuges (esposas/maridos);
  • filho(s) solteiro(s) de qualquer idade;
2. O processo é demorado?

Sim, o processo é demorado pois, ao contrário dos parentes diretos, para os quais há um número ilimitado de vistos disponíveis e a liberação é bem rápida, nesta categoria há um número limitado de vistos disponíveis e poucas pessoas são aceitas para imigração a cada ano. Por esta razão, normalmente, há um período de espera antes que um número de visto seja disponibilizado.

3. É preciso estar nos Estados Unidos para solicitar o Green Card ?

Não há esta exigência. O Green Card pode ser solicitado mesmo que a pessoa interessada não esteja nos Estados Unidos. Neste tipo de situação, o processo ocorre por meio do Processamento Consular.

4. Como você pode solicitar o Green Card estando nos Estados Unidos?

Se você já está nos Estados Unidos, a solicitação deverá ser feita da seguinte maneira:

1ª passo:

O cidadão portador da residência permanente que está patrocinando o Green Card deve preencher o formulário chamado Form I-130 (Solicitação para parentes estrangeiros) para você.

O cidadão brasileiro (patrocinado) deve esperar até que o Form I-130 tenha sido devidamente APROVADO (com taxa e assinatura). A isto dá-se o nome de Priority Date, uma espécie de prazo entre o envio do formulário, sua análise e consequente aprovação, antes do patrocinado poder enviar o seu próprio formulário (I-485).

2ª passo:
Uma vez que o Form I-130 tenha sido aprovado, o cidadão brasileiro que está solicitando a residência permanente deve preencher e enviar o formulário I-485 (Solicitação de Registro de Residência Permanente ou Atualização de Estado).
Atualização de Estado é o processo necessário para se tornar um residente permanente.
 5) Como você pode solicitar o Green Card se não estiver no País?

Se você estiver fora dos Estados Unidos, você poderá obter a residência permanente por meio do processamento consular. Neste caso, o Serviço de Imigração Americano (USCIS) trabalha em conjunto com o Centro Nacional de Vistos do Departamento do Estado (CNV) para emitir o Green Card e, a pessoa passa a ser considerada residente permanente, no momento em que entra no País. Saiba como funciona este processo detalhadamente no post “Saiba como funciona o Processamento Consular“.

 

Informações Adicionais:
  • Em certos casos, o CSPA (Child Status Protection Act) pode permitir que o cidadão seja considerado “criança” mesmo após completar 21 anos.
  • Se o você é filho ou filha solteira de cidadão americano e vier a se casar antes de se tornar um residente permanente, então você não poderá mais ser qualificado como elegível ao Green Card por meio da categoria mencionada neste artigo (parentesco com portadores da residência permanente). Filhos casados de residentes permanentes não tem direito ao Green Card. Caso ocorra alguma alteração no estado civil do solicitante após o envio do Form I-130 e antes da entrega do documento, isto deverá ser comunicado ao Serviço de Imigração Americana (USCIS).
  • Se você é filho(a) solteiro(a) de um residente permanente e completa 21 anos de idade durante o processo de solicitação do Green Card, você não será mais qualificado como F2A (Unmarried Child of a Lawful Permanent Resident) e sim como F2B (Unmarried Son or Daughter of a Lawful Permanent Resident ). Esta mudança poderá provocar uma demora maior no processo de obtenção do documento.
  • Já se o seu parente que possui a residência permanente vier a ser tornar um cidadão americano, a sua categoria poderá mudar e o visto poderá ser disponibilizado em um tempo mais curto pois, você será qualificado em outra categoria, a de um parente de cidadão americano.
Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

85 comentários em “GREEN CARD: parentes de portadores do documento!

  • fevereiro 22, 2016 em 12:38 pm
    Permalink

    Por favor, me explique a seguinte situação…
    Dois brasileiros vão com sua filha brasileira de 4 anos para os EUA.
    Quando esta criança atingir a maioridade ela recebe um green card automaticamente?

    Ouvi dizer que sim, mas achei estranho rs.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      fevereiro 22, 2016 em 2:14 pm
      Permalink

      Olá Kamila,
      Até onde eu sei não, ela é brasileira, não é americana. Se fosse simples assim, um monte de gente faria, concorda? 😉
      Mas o ideal é perguntar isto a um profissional da área (advogado de imigração).
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 19, 2016 em 3:35 pm
    Permalink

    Marlise V. Montello, boa tarde !

    Parabéns pelo site e as informações prestados que sem dúvida são de grande relevância.

    Gostaria de algumas orientações.

    Atualmente estou trabalhando aqui no Rio de Janeiro, mas a situação do País está muito ruim e a tendência é de piora ao longo dos meses, não tenho certeza se continuarei empregado até o final de 2016. Estou com 48 anos e bastante preocupado….Em março deste ano, vou viajar para os EUA e permanecer por 15 dias (férias ), tenho visto de turista, vou visitar minha irmã e irmão que moram lá, ambos são casados , tem filhos americanos, são cidadãos americanos, nessas condições pergunto a você…

    * Eles podem solicitar um Green Card pra mim ?

    * Quanto tempo demora este processo em média ?

    * Durante o andamento do processo, eu posso trabalhar , estudar nos EUA ?

    Atenciosamente,

    Ricardo ,

    Resposta
  • Pingback: EB-5: a maneira mais rápida, simples e confiável de obter o Green Card

  • julho 25, 2015 em 3:27 am
    Permalink

    Boa noite, Gostaria informação? estou com meu visto tentar colocar de estudante F1 ou emprego. Tenho alguma chance de conseguir o g. card?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:31 am
      Permalink

      Olá Ana,
      O fato de você ter o visto F1 não te qualifica para receber o GC. O documento é concedido para pessoas que preenchem outros tipos de requisitos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 11, 2015 em 10:11 pm
    Permalink

    Marlise, tenho uma dúvida.
    Se eu, brasileira, me casar com um americano, existe algum meio legal de eu conseguir o green card para meus pais (ambos têm mais de 60 anos, não sei se isso muda algo).
    Muito obrigada,
    Fernanda

    Resposta
  • junho 29, 2015 em 5:02 pm
    Permalink

    Olá, Marlise. Minha mãe casou-se nos usa anos atrás, ela já possui cidadania americana a um bom tempo. Cheguei nos Usa a duas semanas com minha esposa e meu filho. Tenho 33 anos. Quais são os meios para que eu dê entrada no pedido de Green card? Seria isto mesmo que devo fazer? Você sabe qual tempo em média demoraria para que eu consiga este documento? Desde já ,Muito obrigado pela atenção.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      agosto 25, 2015 em 9:06 pm
      Permalink

      Olá Henrique,
      Desculpa a demora em respondê-lo. A sua mãe pode sim, solicitar o Green Card para você e sua familia. Escrevi um outro post que acredito que possa te ajudar, dá uma olhadinha:
      http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/como-obter-o-green-card-nos-euarelacao-familiar/
      “Cidadão americano pode solicitar o Green Card para Filhos casados de qualquer idade. Neste caso, tanto o cônjuge (esposa/marido) quanto o(s) filho(s) do casal pode(m) ser incluído(s) na petição.”
      Volte sempre ao blog,
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 26, 2015 em 12:42 pm
    Permalink

    Bom dia!
    Meu irmão é cidadão americano e gostaria de saber se tem como eu, meu marido e meus filhos conseguirem o Green card. Obrigada e parabéns pelo site. Muito bom!

    Resposta
  • junho 24, 2015 em 11:16 am
    Permalink

    Bom dia,
    Minha irmã está em Massachucets a 17 anos. Hoje é casada (com Brasileiro) e possui 4 filhos americanos (nascidos lá). Ela já possui o Green Card.
    Estou pensando em me mudar para lá. A principio pensei em ir com visto de turismo, me matricular em alguma escola para imigrante e conseguir o visto de estudante.
    Porém, ela com o Green Card, será que não existe algum outro meio de eu ir morar no país?

    Muito obrigado

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      agosto 25, 2015 em 9:15 pm
      Permalink

      Olá Rafael,
      Desculpa a demora em respondê-lo.
      Sua irmã, como portadora do GC, não pode solicitar o documento para você. Ela poderia se fosse cidadã americana. Mas, pelas informações dos nossos leitores, o processo é super demorado, chegando a quase 10 anos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 23, 2015 em 9:49 pm
    Permalink

    Tenho a residencia permanente. Ha 2 anos apliquei para meu filho maior de 21 anos. Ele estava no status de visto de estudante. Ele mora aqui nos EUA. Pelo q fiquei sabendo, tem um prazo de 10 anos pelo fato de nao renovar o visto depois da aplicacao. O perdao. Como fica a situacao dele?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:53 am
      Permalink

      Olá Ceceu,
      Desculpa a demora para respondê-lo.
      Infelizmente não tenho como responder seu caso particular. Sugiro que você procure um profissional especializado em imigração, ele(a) poderá analisar sua situação e do seu filho e dar as informações que você precisa.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 23, 2015 em 3:58 pm
    Permalink

    Ola td bem? Eu estou aplicando GC para meu filho maior de 21 anos. Eu tenho residencia permanente e dentro de alguns meses vou fazer a cidadania. Quando eu tiver a cidadania o processo do meu filho muda? Pode ser mais rapido? Em caso positivo o status muda automaticamente?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2015 em 1:23 pm
      Permalink

      Olá Eliane,
      Olha, eu acredito que o processo possa até mudar mas, pelo fato dele já ter 21 anos, ele caiu na situação mencionada em outro post (http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/green-card-categoria-de-preferencia-familiar/) que, também, é demorada. Se ele tivesse menos de 21 anos, aí eu acredito que sim, o processo seria mais rápido. Mas sugiro que você contrate um advogado especialista no assunto, ele pode te dar maiores informações.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 23, 2015 em 3:25 am
    Permalink

    Eu entre na America pelo Mexico e fui pega. Tenho carta de deportacao Mas ja faz 10 anos que vivo aqui. Tenho uma filha de 5 anos e faz 1 ano me casei com um cubano/americano. Quais as minha chances de ter um green card?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:56 am
      Permalink

      Olá Norma,
      Sugiro que você procure um advogado especialista em imigração, ele(a) poderá analisar seu caso e encontrar uma saída ideal para você.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 22, 2015 em 10:01 pm
    Permalink

    Gostei muito do Blog! Minha filha casou-se ano passado, com americano. Será que eu e o irmão dela, temos direito ao Green Card e sermos cidadãos americanos? Nós temos cidadania espanhola, pelo meu pai. Isso tem alguma vantagem? Gostaria de sair do Brasil.

    Resposta
  • junho 22, 2015 em 7:28 pm
    Permalink

    ola eu estou no estados unidos a 2 anos apenas ..minha pergunta e a seguinte meu namorado mora aqui a 16 anos a mae dele e cidada a anos e ele nunca foi atras de pegar papel pela mae dele e agora ele resolvel faser isso ele tem alguma chance???… e agora minha pergunta e melhor ele esta solteiro para dar entrada ou se tiver casado seria a msm coisa???

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2015 em 1:37 pm
      Permalink

      Olá Abby,
      Se a mãe dele é cidadã americana, ela pode solicitar o Green Card p/ ele.
      Em relação a ser rápido ou não, isso depende da idade dele.
      1) Se ele tem menos do que 21 anos e é solteiro, a informação que temos é que o processo é rápido. Ele se encaixaria na situação descrita neste post: http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/green-card-parentes-diretos-de-cidadao-americano/
      2) Agora se ele tem 21 anos ou mais, o processo é bem mais demorado. Ele se encaixaria na situação descrita neste outro post (http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/green-card-categoria-de-preferencia-familiar/)
      Quanto a ser casado ou não, acredito que na segunda situação não faria diferença alguma, inclusive a esposa poderia entrar junto na petição. Agora no primeiro caso, acredito que seria mais interessante ele estar solteiro.
      Mas sugiro que você procure um advogado especializado na área p/ te dar informações mais detalhadas.
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 10:51 pm
    Permalink

    Ola tudo bem?tenho dois tios de primeiro grau que sao cidadoes americanos,eu ja moro aqui (u.s.a) ha dois anos e meio como residente porem ilegal,teria alguma possibilidade deles poderem aplicar para mim? Obrigada

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:58 am
      Permalink

      Olá Dalila,
      Até onde já pesquisamos, parentesco de tio/sobrinha não dá direito a peticionar o GC.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 10:40 pm
    Permalink

    ola…minha esposa ja esta pronta para aplicar para a cidadania…eu teria alguma chance de receber documento através dela?Estou aki ha 10 anos mas Meu caso e complicado pois eu tenho carta para comparecer a corte, pouis fui detido ando entrei ilegalmente nos EUA ha 10 anos atras.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:59 am
      Permalink

      Olá Junior,
      Sugiro que você consulte um advogado especialista em imigração. Ele(a) poderá analisar seu caso e orientá-lo.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 10:38 pm
    Permalink

    Muito importante esta ajuda que vc esta fazendo para nos brasileiro.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2015 em 10:54 am
      Permalink

      Muito obrigada Flavio,
      Estamos tentando fazer o melhor para levar informação de qualidade aos brasileiros que residem no exterior e mensagens como a sua nos dão força e vontade de continuar. Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 5:15 pm
    Permalink

    Eu sou cidadã americana e meu filho e solteiro e tem 24 anos, pretendo aplicar os papéis dele para legalização, vc acha que demoraria quanto tempo ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 9:00 am
      Permalink

      Olá Maria Lucia,
      Desculpa a demora para respondê-la.
      Não temos informações precisas sobre tempo de emissão do GC mas, segundo alguns de nossos leitores, o processo é demorado.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 1:04 pm
    Permalink

    Minha filha já possui o Green Card e gostaria de saber se ela pode solicitar o meu, como é o processo e os custos.
    Att
    Lucia

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      agosto 25, 2015 em 9:23 pm
      Permalink

      Olá Maria Lúcia,
      Desculpa a demora para responder.
      Portadores do Green Card, como mencionei no artigo, só podem solicitar o GC para cônjuges e filhos.
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 12:58 pm
    Permalink

    gisraria de ter informaçoes sobre como proceder para realizar um investimento de 100 mil dolares na compra de um restaurante em san diego

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 10:22 pm
      Permalink

      Olá Saulo,
      Desculpa a demora. Você pode nos enviar mais informações por e-mail ([email protected])?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 12:18 pm
    Permalink

    gostaria de ir para orlando conhecer com minha familia e depois quem sabe morar. pode me dar uma dica para o visto de turismo por favor. tenho que ter algum pacote ou algo assim. quais as dicas por favor.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 10:21 pm
      Permalink

      Olá Marcio,
      Escrevi vários posts sobre o visto de turismo. Dê uma olhadinha nesta seção, por favor:
      http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/category/viver-trabalhar-estudar-no-exterior/documentacao/estadosunidos/
      Caso tenha mais dúvidas entre em contato conosco por e-mail ([email protected])
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 21, 2015 em 10:20 am
    Permalink

    Olá bom dia eu estou na Bélgica e minhas filhas são cidadã americanas elas tem 9 e 11 anos tem alguma lei que eu possa pedir meu greed card

    Resposta
  • junho 21, 2015 em 12:05 am
    Permalink

    Boa noite,,,meus filhos sao nascidos nos EUA,porem fui deportado a 3 anos pro brasil e quanto tempo mais devo aguardar pra q ele possa assinar pra mim a cidadania?me deram 10 anos pra nao entrar nos EUA.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 21, 2015 em 3:46 pm
      Permalink

      Olá Meri Faria Rodrigues,
      Não tenho como responder sua questão, sua situação é bastante peculiar. Sugiro que você consulte um advogado especializado nesta área.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 20, 2015 em 4:17 pm
    Permalink

    Olá, em primeiro lugar quero parabenizá-los pelo post, muito bom!
    Gostaria de um esclarecimento,
    Se um filho de um Reseidenre permanente nos EUA está no Brasil, e esse mesmo não é casado mas tem um filho no Brasil, e já tem um processo de pedido de visto em andamento, o fato de ter um filho atrapalha o processo?

    Resposta
  • junho 20, 2015 em 11:18 am
    Permalink

    Tenho um irmao cidadao americano ah uns 25 anos ai ele pode aplicar p mim e quanto tempo q devo esperar e eu estou em Brasil.favor responder o meu e mail.obrigada…

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 10:09 pm
      Permalink

      Olá Mariusa,
      Teoricamente sim, seu irmão pode patrocinar o GC para você mas o processo demora bastante, cerca de 10 ou 12 anos, segundo alguns leitores do blog.
      Além disso, cada caso é um caso, então sugiro que você procure um especialista em imigração para indicar o melhor caminho.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 20, 2015 em 12:40 am
    Permalink

    Boa noite, tenho uma prima cidadã americana, estou com meu visto de estudante. Tenho alguma chance de conseguir o g. card através dela ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 21, 2015 em 3:53 pm
      Permalink

      Olá Jose,
      Até onde já pesquisamos, infelizmente a relação de primos não dá direito à solicitação do Green Card.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 19, 2015 em 9:36 pm
    Permalink

    Tenho dois filhos que nasceram nos Estados Unidos , so porque faz dois anos que tive que vir embora para o Brasil por problemas familiares, e eles tem 6 e 7 anos e agora gostaria de voltar , vc tem alguma sugestão de como poderia fazer para conseguir um visto mais fácil? ??? ( Pois quando entrei , nao entrei com visto, porém não tenho nenhum registro na imigração)

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 10:07 pm
      Permalink

      Olá Alessandra,
      Infelizmente não tenho como te ajudar. Acho que você deveria tentar pelo processo normal, como todos fazem e ver se consegue o visto.
      Boa sorte!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 19, 2015 em 3:43 pm
    Permalink

    Boa tarde! Meu filho nasceu nos Estados Unidos em 1996,portanto ele tem 18 anos e reside lá. Com qtos anos ele poderá aplicar pra mim? Eu moro no Brasil, no momento.

    Resposta
  • junho 19, 2015 em 12:10 am
    Permalink

    sera que podem me esclarecer uma coisa?estou na América a quase 15 anos,um de meus filhos se tornou cidadão americano e deu entrada na minha documentação,3 semanas depois fiz o finger prontas,3 meses depois me mandaram uma carta dizendo que minha documentação estava ok,e que eu não teria entrevista,mas que eles estravam com um delay de 6 meses,já passaram os 6 meses e até agora nem sinal,tenho que esperar ou devo procurar saber a quantas anda o processo??se alguém puder me responder ficarei sempre grata…

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 19, 2015 em 7:38 am
      Permalink

      Olá Iolanda,
      Nos textos eles sempre dizem que a imigração entrará em contato com você. Então, se eles informaram que estão com delay, eu, no seu lugar, aguardaria mais um pouco antes de tomar qualquer iniciativa.
      Abs, Marlise

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *