Green Card: saiba como funciona o processamento consular.

O Green Card (residência permanente nos Estados Unidos da América) pode ser solicitada por qualquer pessoa que preencha os requisitos previstos na Legislação de Imigração Americana. Caso a pessoa esteja dentro do território americano, ela mesma pode fazer toda a tramitação. Porém, se a pessoa que deseja obter o documento está fora do País, ela deve recorrer ao Processamento Consular.

É importante entender que, independente da situação, você terá que ter uma pessoa ou empresa responsável por você neste processo. A esta pessoa (ou empresa) dá-se o nome de patrocinador (ou sponsor, em inglês).

Passo-a-passo para obter o Green Card por meio do Processamento Consular

Para ajudá-lo a entender como funciona a solicitação da residência permanente por meio do processamento consular, preparamos um roteiro para você, explicando tudo que acontece a cada passo do processo.

Cartão Green Card (via processamento consular)1. Demonstrar que você se encaixa em alguma das categorias elegíveis ao Green Card.

O primeiro passo do processamento consular é demonstrar que você se encaixa em uma das categorias previstas na legislação americanda elegíveis para receber o green card (residência permanente).Por exemplo, se você for casado(a) com um cidadão americano, você faz jus ao documento via “relação familiar”.

2.    Entrar com o pedido de solicitação da Residência Permanente (Green Card)

A partir do momento em que você sabe em qual das categorias previstas na legislação você se encaixa (familiar, empregatícia, programas humanitários, etc), a pessoa ou empresa que será responsável por você (seu patrocinador) deverá fazer a petição ou solicitação de imigração e enviar para o Serviço de Imigração (USCIS). O formulário a ser preenchido dependerá da categoria em que você se enquadra para ter direito ao Green Card.

Categoria Formulário
Vínculo Familiar Nesta caso, o cidadão americano ou o parente que tenha a residência permanente (patrocinador) preencha o formulário Form I-130
Empregador

Normalmente neste caso, o empregador americano (patrocinador) deverá preencher o formulário Form I-140 (Solicitação para Trabalhador Estrangeiro).

No caso de empreendedores que pretendam investir nos Estados Unidos, o formulário é o Form I-526 (Solicitação de Imigração para Empreendedor Estrangeiro)

Classes Especiais de Imigrantes Neste casos, os imigrantes devem preencher o Form I-360, (Solicitação para Amerasian, viúvos(as) e Imigrantes Especiais), ou ter o formulário preenchido em seu favor.
Programas Humanitários Na maioria dos casos, programas humanitários não exigem o preenchimento de nenhum formulário. Porém, podem ser exigidos outros requisitos para permitir a imigração.
3.    Aguardar a decisão a respeito da sua petição.

Após o formulário ser preenchido e enviado para o Serviço de Imigração (USCIS), você deverá aguardar a resposta ao seu pedido.

  • Se o pedido for negado, o USCIS informará quais foram as razões pelas quais o seu pedido foi negado e se você poderá ou não apelar da decisão.
  • Se o pedido for aprovado e você estiver vivendo fora dos Estados Unidos (ou vivendo nos EUA mas optou por solicitar o documento no exterior), o Serviço de Imigração (USCIS) enviará a solicitação aprovada para o National Visa Center (NVC) que deverá emitir um número de visto para você.
4.    Aguardar a notificação do National Visa Center (NVC)

O National Visa Center informará a você e ao seu patrocinador quando a petição/solicitação foi recebida e também, quando o número de visto de imigração está prestes a ser liberado. O NVC informará, ainda, se será necessário enviar alguma documentação complementar e, também, sobre as taxas de processamento de visto e imigração (“fee bills”)

Você não precisa entrar em contato com o National Visa Center para saber sobre o andamento da sua solicitação de residência permanente. Se necessário, eles entrarão em contato com você. Porém, caso haja qualquer alteração relacionadas à sua situação pessoal (por exemplo: endereço, estado civil, etx), você deverá entrar em contato com o “NVC Contact Information”

5.    Entrevista

O último passo antes de obter o Green Card é a entrevista. Uma vez que o visto está disponível, o escritório consular vai marcar uma entrevista com você. Após a entrevista, o escritório consular vai decidir se você está apto ou não a receber o Green Card.

6.    Aguardar o recebimento do “Visa Packet”

Se ocorreu tudo bem na entrevista e o visto de imigração foi concedido a você,  o escritório consular vai enviar o “Visa Packet” para o seu endereço. O “Visa Packet” conterá informações a respeito do seu processo de solicitação do visto de imigração. Este pacote não deve ser aberto por você!

Ao chegar nos Estados Unidos, você deverá entregar o seu “Visa Packet” para o serviço de imigração. Você será inspecionado pelos funcionários da alfândega e, caso eles não encontrem nenhum empecilho, você será admitido como residente permanente nos Estados Unidos, podendo viver e trabalhar legalmente no País.

7.    Aguardar o recebimento do Green Card

Você receberá o seu Green Card pelo correio. Se isto não ocorrer no prazo de 45 dias contados da sua chegada ao País, você deverá telefonar para o USCIS National Customer Service Center (1-800-375-5283) ou ir diretamente ao escritório local. Caso você prefira ir ao escritório, é necessário agendar a sua visita por meio do Infopass.

Assim é processamento consular de solicitação de residência permanente nos Estados Unidos para as pessoas que não residem no País ou que, residindo, façam a opção de solicitar o Green Card, do exterior.  Esperamos que possa ser útil para você!

Se gostar, compartilhe com os amigos que estão pensando em se candidatar ao Green Card, a informação pode ser importante para eles.

 

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

25 comentários em “Green Card: saiba como funciona o processamento consular.

  • maio 16, 2016 em 11:54 pm
    Permalink

    Boa noite,
    Se eu conseguir um visto para os estados unidos de 6 meses e quando chegar lá meu irmão aplicar para o green card pra mim, eu irei ficar irregular se ultrapassar o período de 6 meses, mesmo estando aguardando a decisão do processo?
    Obrigado!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 17, 2016 em 2:05 am
      Permalink

      Olá Carlos,
      Sim, você ficará irregular.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 17, 2016 em 3:21 pm
    Permalink

    GOSTARIA DE SABER O ENDERECO COMPLETO PARA ONDE DEVO MANDAR O FORM I-30 POIS SOU CIDADAO AMERICANO E ESTOU APLICANDO PARA MINHA ESPOSA AQUI DO BRASIL.

    Resposta
  • janeiro 9, 2016 em 12:12 am
    Permalink

    Oi meu nome é Keryam e eu sou menor de 18 anos, moro nos USA. Bom minha mãe casou e meu padrasto aplicou para nós duas receber o GC mas chegou em uma etapa em que a advogada me disse que eu preciso ir fazer a entrevista no meu país, sabendo que minha mãe não pode ir comigo. Você acha seguro? Pensa que eu posso não conseguir voltar? E se conseguir quanto tempo demora para receber a resposta? A advogada assegura que é tranquilo mas nunca vi nenhum de menor ir a uma entrevista dessa. Todos me estão colocando medo dizendo que se eles negarem eu vou ficar no Brasil sem minha mãe e eu estou com medo. Será que é mesmo necessário eu ir no meu país ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 10, 2016 em 9:34 am
      Permalink

      Olá Keryam,
      Desculpa mas não tenho como responder sua dúvida. O advogado de imigração que está tratando do seu caso certamente é a pessoa mais indicada para dizer o que você deve/pode fazer ou não.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 7, 2016 em 8:54 pm
    Permalink

    Boa tarde! Tenho o pedido da residência permanente deste 2010, mas até agora não saiu, fui tirar o visto de turista e fui barrra por causa do pedido, Isso pode interferir no processo?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 10, 2016 em 9:36 am
      Permalink

      Olá Jeniffer,
      Desculpa mas não tenho como responder sua dúvida. Sugiro que você pergunte a um profissional da área (advogado de imigração). Ele terá experiência suficiente para te orientar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 5, 2016 em 9:49 pm
    Permalink

    Ola meu nome eh Mary e tenho GC, quando li Esse post fiquei super animada com essa parte “Nesta caso, o cidadão americano ou o parente que tenha a residência permanente (patrocinador) preencha o formulário Form I-130”. Porem, quando entre no site do USCIS Nao Diz que apenas sendo residente permanente me da o direito de pedir GC para os meus pais. Nesse caso eu tenho q Esperar e depois que tiver a cidadania que me da o direito de pedir para os meus pais. Entao, minha pergunta eh onde Vc encontrou essa informacao e ate onde Ela eh verdadeira?

    Resposta
  • julho 31, 2015 em 1:13 am
    Permalink

    Tenho dois filhos americanos um de 8 e um de 3 carteira e social tenho chance de ter green card?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:22 am
      Permalink

      Olá Janice,
      Desculpa a demora em respondê-la.
      Filhos só podem peticionar o GC para seus pais quando completarem 21 anos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 19, 2015 em 12:38 pm
    Permalink

    Tenho uma irmã com cidadania americana, tenho chance de me candidatar ao green card? Em que condição?

    Resposta
  • junho 5, 2015 em 11:56 pm
    Permalink

    Boa noite! Tenho o visto b1/2 parabo periodo se 10 anos. Tenho um irmão que mora na Florida e é cidadão americano. Tenho três duvidas:
    Se eu pedir o green card eu perco o direito de ir e vir aos Estados Unidos? (Moro no Brasil e vou a Miami todo mês).
    Qual o valor final que será cobrado.
    Qual o prazo estipulado tudo ocorrendo certo, para receber o green card

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 9:59 pm
      Permalink

      Olá Romero,
      Até onde já pesquisei e li sobre o assunto, não há nenhuma relação entre o fato de você solicitar o Green Card e o fato de poder entrar ou sair dos EUA. Se você tem o visto acredito que poderá entrar no país sem problema. O prazo para a liberação do GC para irmãos, segundo nossos leitores é bem longo, podendo chegar a 10 ou 12 anos. Já o valor total não sei te informar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 5, 2015 em 2:38 pm
    Permalink

    Bom dia. Sou cidadã americana e preenchi o formulário para meus pais. Entretanto não entendi o procedimento de pagamento. Tenho que enviar o cheque junto com o envelope? Não tem dados da conta nem nada. Você sabe informar sobre isso? Obrigada!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 9:04 am
      Permalink

      Olá Jessica,
      Infelizmente não tenho como ajudar, não tenho acesso a esta página do site.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 5, 2015 em 5:51 am
    Permalink

    Gostaria de saber se primos brasileiros que já possuam o Gren Card, nesse caso eles podem ser meus patrocinadores ???

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 9:14 am
      Permalink

      Olá Anderson,
      Até onde já pesquisamos, a relação de primos não dá direito ao GC.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • junho 1, 2015 em 1:11 am
    Permalink

    Gostei muito desse blog porem ainda tenho a duvida com relacao green card por vinculo parentesco. La diz que casamento da green card e filhos solteiros menores de 21 anos tbm da. Se e menor de 21 anos e solteiro pq meu filho de 5 anos nao pode me dar?? Sei e uma crianca nao tem como preencher os formularios e tal, mas na lei nao diz que nao pode ser crianca diz que tem que ser solteiro menos de 21. Se nao deveria ter especificado Jovens solteiros acima de XX idade tambem dao green card para os pais. E olha que tenho social, drive license, pago tax, tenho,filho americano, residencia fixa porem nao posso ter o green card. Voce sabe de alguma coisa que possa me ajudar?? Muito obrigada.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 1, 2015 em 1:56 am
      Permalink

      Olá Renata,
      Vou tentar te explicar melhor. Na situação citada neste post especificamente, O “filho menor de 21 anos” prevê a situação inversa a sua. Este item da lei diz respeito ao cidadão americano que tem um filho que não tem o Green Card. Por exemplo, se o cidadão americano vem ao Brasil, tem um filho com uma brasileira. Esta criança terá direito ao Green Card por ter um pai americano.
      Agora, no seu caso, quando o seu filho tiver 21 anos, aí sim, ele poderá solicitar o Green Card p/ você.
      Consegui esclarecer sua dúvida?
      Abs, Marlise

      Resposta
      • junho 7, 2015 em 2:11 pm
        Permalink

        Bom dia Marlise, a minha cunhada é cidadã americana e quer dar o green Card para o irmão, eu sendo casada também ganho junto com nosso filho de 5 anos ? Existe alguma renda familiar nos USA para que ela ( cunhada ) tem que mostrar para ser responsável por 3 pessoas ? Ou só será para o irmão dela?

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          agosto 25, 2015 em 9:31 pm
          Permalink

          Olá Ursula,
          Desculpa a demora em responder.
          Não encontrei informação sobre a sua questão no site da imigração. Acredito que como eles não mencionam nada, ele teria que receber o GC primeiro para depois solicitar para você e seu filho. Quanto a questão da renda familiar, não sei te informar, estou pesquisando sobre isto.
          Abs, Marlise V. Montello

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *