Horário de Verão na Europa acaba no domingo (30/10/16)!

Ah, o outono chegou!!!  As árvores já estão amarelinhas, o chão forrado de folhas e o frio querendo se aproximar! Aliás, esta é uma das coisas que me fascina na Europa (e que a distingue do Brasil): a perfeita separação entre as estações do ano. E se você vive no velho continente chegou, também, a hora de mudar o relógio porque o horário de verão na Europa está prestes a acabar.

Horário de verão na Europa? Isto mesmo, aliás, outros continentes também alteram o horário durante o verão. Porém, em épocas diferentes.

Horário de Verão na EuropaNa Europa, o horário de verão começa em Março e vai até o final de Outubro. Portanto, domingo, dia 30 (último domingo do mês) todos os relógios devem ser atrasados em 1h.

Saiba como funciona o horário de verão na Europa!

O Horário de Verão na Europa (European Summer Time – EST) começa sempre no último domingo do mês de março e termina no último domingo do mês de outubro. A razão da adesão à mudança de horário durante esta estação do ano é basicamente a mesma em todos os países: economizar energia e otimizar ao máximo a iluminação solar.

Com a alteração dos relógios no próximo domingo (30/10), a diferença de horário entre os países da União Europeia e o Brasil fica da seguinte forma:

  • Reino Unido, Irlanda e Portugal ficam 2 horas à frente do horário oficial brasileiro;
  • Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Holanda ficam com 3 horas a mais que Brasília.
  • Já Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficam 4 horas a mais que a capital brasileira.

Diferença de horário entre Brasil e Europa

Veja no gráfico abaixo como fica a diferença de horário entre o Brasil e cidades como Paris, por exemplo, que se enquadram na segunda situação da lista acima.

Horário de Verão em Paris

Já em Portugal, Irlanda e Reino Unido (primeira situação), o quadro fica da seguinte maneira:

Horário de Verão em Portugal

Uma curiosidade é que alteração dos relógios não ocorre à meia-noite, como no Brasil.

Em Paris, por exemplo, os relógios são alterados às 2h da manhã no início do horário de verão na Europa. Já no final do período, o horário deve ser alterado às 3h. Em Portugal, a mudança ocorre mais cedo, à 1h da madrugada (no início) e às 2h (no final).

Agora que você já sabe, não se esqueça de mudar o relógio no domingo (30/10), tire os casacos do armário e prepare-se para os dias mais longos, frios e de pouco sol.

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Um comentário em “Horário de Verão na Europa acaba no domingo (30/10/16)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *