Horário de Verão 2016: é hora de alterar os relógios na Europa!

Finalmente o inverno começa a dar uma trégua, as temperaturas começam a ficar mais agradáveis e as cidades do velho continente mais belas e coloridas. E é nesta época, também, que os relógios devem ser alterados pois o horário de verão na Europa está prestes a começar.

No dia 27, último domingo do mês de Março, todos os relógios devem ser adiantados em 1h e só voltam a ser alterados no dia 30 de Outubro de 2016.

Enquanto no Brasil o mês de março marca o início do Outono, na Europa, ele traz a primavera. A explicação é que nesta época do ano o hemisfério norte ainda está mais afastado do Sol em relação ao hemisfério sul, que ainda está mais próximo. Aos poucos, esta situação vai se invertendo e os dias passam a ser mais longos e quentes na porção norte, trazendo a primavera, e mais curtos e frios na porção sul, onde é outono.

Como funciona o horário de verão na Europa?

O European Summer Time – EST (Horário de Verão na Europa) tem início sempre no último domingo do mês de Março e termina no último domingo do mês de Outubro. Assim como em outros continentes do mundo, o objetivo com a mudança de horário durante esta época do ano é economizar energia e otimizar ao máximo a iluminação solar.

Com o início do horário de verão no último domingo do mês de Março (27), a diferença de horário entre os países da União Europeia e o Brasil fica assim:

  • Reino Unido, Irlanda e Portugal ficam 4 horas à frente do horário oficial brasileiro;
  • Espanha, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Bélgica, França, Hungria, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça, Suécia e Holanda ficam com 5 horas a mais que Brasília.
  • Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficam 6 horas a mais que a capital brasileira.

Diferença de horário entre Brasil e Europa

No gráfico abaixo é possível ver como fica a diferença de horário entre o Brasil e cidades como Barcelona, por exemplo, cuja diferença passa a ser de 5 horas (segunda situação da lista acima).

Horário de verão em Roma
Já em Portugal, Irlanda e Reino Unido (primeira situação), o quadro fica da seguinte maneira:

Horário de verão em Portugal

Mudança de horário na Europa

A curiosidade do horário de verão europeu fica por conta do momento em que ocorre a alteração dos relógios.
Em Paris, por exemplo, os relógios são alterados às 2h da manhã no início do horário de verão na Europa. Já no final do período, o horário deve ser alterado às 3h. Em Lisboa, a mudança ocorre mais cedo, à 1h da madrugada (no início) e às 2h (no final).

E aí, você já está pronto para aproveitar a época mais agradável do ano? Bom, pelo menos para nós, brasileiros, que adoramos um belo dia de sol, não é verdade!? Então, no próximo domingo (27) não se esqueça de adiantar o relógio.

Desejamos que todos tenham uma primavera super florida e um verão inesquecível!

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com os amigos, eles podem gostar também. Ah, e se puder, clique nas estrelinhas logo aí embaixo (linha azul) e avalie o nosso trabalho. Isto nos ajuda a melhorar cada dia mais!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

6 comentários em “Horário de Verão 2016: é hora de alterar os relógios na Europa!

  • outubro 29, 2016 em 2:58 pm
    Permalink

    Muitoo bom o artigo, bastante exclarecedor e interessante!Obrigadoo e parebns, vou seguir o sitee 😀

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 30, 2016 em 11:56 am
      Permalink

      QUe bom que foi útil Maria, volte sempre.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *