I-130: o primeiro passo no processo de solicitação do Green Card!

Neste artigo vamos falar sobre o I-130, o formulário que deve ser preenchido e enviado para o Serviço de Imigração Americana (USCIS) no momento em que um cidadão americano, ou um portador do Green Card, decide dar início ao processo de solicitação de autorização para que determinados parentes estrangeiros recebam o direito de residir legalmente nos Estados Unidos.

O envio e aprovação do I-130 é apenas o primeiro passo no processo de obtenção do Green Card nos Estados Unidos.

I-130

Saiba mais sobre o formulário I-130

1. O que é o I-130?

O formulário I-130 – também conhecido como Solicitação para Parente Estrangeiro – é o documento que deve ser preenchido pelo cidadão americano ou pelo residente permanente legal e enviados ao USCIS, para dar início ao processo de solicitação do Green Card para algum parente estrangeiro (esposa, filhos, irmãos, etc).
Ao preencher o I-130, o cidadão americano ou portador do Green Card torna-se responsável (ou sponsor) pelo parente quem peticiona a residência permanente.

2. Qual o objetivo do I-130?

Por meio deste formulário, os patrocinadores (ou sponsors) informam ao governo americano qual o tipo de relacionamento que possuem com aqueles que desejam imigrar para os Estados Unidos.

3. Onde encontrar o formulário I-130?

O formulário está disponível para download na página do USCIS, clique aqui

4. É possível peticionar para várias pessoas em um mesmo formulário?

Não, é necessário preencher um formulário i-130 para cada parente que deseja peticionar a residência permanente.

5. Qual o valor da taxa a ser paga para entrar com a petição ?

A Taxa de depósito cobrada pelo USCIS é de US$ 420

6. Como você deve fazer para dar entrada na petição I-130 (para parente estrangeiro)?

A petição deve ser encaminhada, obrigatoriamente, por meio de correspondência enviada para um dos endereços postais do USCIS.

  • Quem está nos Estados Unidos deve enviar o documento para Chicago ou Phoenix (dependendo do local onde vive).
  • Para aqueles que estão peticionando de fora dos Estados Unidos, o endereço para envio é somente o de Chicago.

Para saber o endereço completo para onde você deve enviar o i-130, consulte a página de endereços do USCIS

7. Há alguma exceção para quem está fora dos Estados Unidos e tem urgência no processo de entrada do formulário I-130?

Sim, se o seu caso enquadra-se em uma das exceções previstas pelo USCIS (emergências militares, emergências médicas, ameaça à segurança pessoal, questões de idade, casos em que quem peticiona já é naturalizado, adoção de uma criança). Neste caso, você deve tentar entrar com a petição na Embaixada ou em dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil. Para isto, entre em contato com o Setor de Vistos de Imigrantes no Consulados dos EUA no Rio de Janeiro por e-mail ( [email protected] ) e explique, com detalhes, o seu caso e o motivo pelo qual você acredita que ele seja uma exceção.

O Setor de Vistos de Imigrantes no Rio encaminhará o seu pedido para o escritório do USCIS em Lima, no Peru, que decidirá sobre a excepcionalidade e aceitação (ou não) do seu pedido.

8. Como posso esclarecer dúvidas em relação ao preenchimento do formulário I-130?

Caso você tenha alguma dúvida relacionada ao preenchimento do I-130, você deve acessar a página do USCIS na internet ou entrar em contato pelo telefone: 1-800-375-5283.

Gostou do artigo? Então clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie o nosso trabalho. A sua opinião nos ajuda a melhorar cada vez mais.  😉

E se quiser saber mais sobre como conseguir viver legalmente nos Estados Unidos, não deixe de ler a seção Green Card do blog que contém vários artigos sobre o assunto.

Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/petition.html

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

8 comentários em “I-130: o primeiro passo no processo de solicitação do Green Card!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *