Intercâmbio: Fulbright oferece várias oportunidades para brasileros!

Fulbright é um Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América cujo principal objetivo é ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.

Em pouco mais de 60 anos, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino tanto para cidadãos norte-americanos que desejam estudar em outros países, quanto para estudantes de outros países que querem estudar nos Estados Unidos.

O programa foi criado por meio de uma lei proposta pelo Senador J. William Fulbright, em 1946. Daí a origem do nome da instituição.

A Comissão Fulbright e os programas de intercâmbio no Brasil

No Brasil, o programa é representado e administrado pela Comissão Fulbright, uma organização internacional vinculada aos governos dos dois países: Brasil e Estados Unidos.

A Comissão Fulbright chegou ao Brasil em 1957 e, desde então, já proporcionou a mais de 3.500 brasileiros, a oportunidade de estudar nos Estados Unidos e aperfeiçoar seus conhecimentos em solo americano. Da mesma forma, cerca de 3.000 cidadãos norte-americanos já tiveram a chance de estudar e/ou desenvolver pesquisas no Brasil.

As bolsas de estudo tem como público alvo estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. A ideia é que os bolsistas, ao regressarem para os países de origem, possam aplicar o que aprenderam e fazer diferença nas comunidades em que vivem por meio da pesquisa e do conhecimento.

Além dos Estados Unidos e do Brasil, acadêmicos e pesquisadores de mais 149 países são beneficiados pelas bolsas de estudo oferecidas pela instituição.

Confira as bolsas oferecidas pela Fulbright para estudantes e pesquisadores brasileiros

A seguir listamos algumas das bolsas oferecidas ao longo do ano pela Comissão Bullbright aos acadêmicos e pesquisadores brasileiros que desejam fazer intercâmbio em solo americano.

Bolsas para Estudantes de Mestrado/Doutorado
  • Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos: O programa Doctoral Dissertation Research Award (DDR) é voltado para estudantes brasileiros de Doutorado de todas as áreas do conhecimento. Os candidatos selecionados pelo DDR poderão ficar um ano acadêmico, isto é, 9 (nove) meses desenvolvendo pesquisas em alguma universidade norte-americana. A pesquisa deve começar em Agosto/Setembro de um ano e terminar em Abril/Maio do ano seguinte.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Ensinar Portugês nos EUA: o programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) é voltado para jovens professores brasileiros que queiram aprimorar seus conhecimentos (cultura e costumes do país), suas habilidades e aumentar a proficiência no idioma inglês. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliarão no ensino de português e frequentarão cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Mestrado em Roteiro de Cinema: o Master in Fine Arts (MFA) foi criado com o objetivo de complementar a formação técnica e especializada na área de formação de roteiristas para a produção audiovisual. Esta modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual  não encontra similar no Brasil. O curso tem a duração de até 21 meses.
    Período de Inscrição: 1o. semestre (Maio/Junho)
Bolsas para Pesquisadores e Professores
  • Professores de inglês da Rede Pública: O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) oferece bolsas de estudo para professores de inglês da rede pública de ensino no Brasil dispostos a aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma em uma universidade americana. O curso tem a duração de 6 semanas.
    Período de Inscrição: 1o. Semestre (Junho/Julho)
Bolsas para Professor Sênior
  • Estudos Brasileiros na Univ. de Massachussetts: O programa Fulbright Chair in Brazilian Studies (Cátedra de Estudos Brasileiros) oferece intercâmbio para professores brasileiros da área de Ciências Humanas ou Sociais. O candidato selecionado pelo programa deverá ministrar aulas durante um semestre (quatro meses) na Universidade de Massachussetts, em Amherst.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Cátedra em Cidades Globais (NY): O programa de bolsa de estudo Chair on Global Cities tem como público-alvo professores e pesquisadores que se dedicam área ambiental, de política social, saúde pública, transporte, educação e planejamento urbano. O candidato selecionado deverá passar um semestre letivo na Universidade de Nova Iorque (Cuny).
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Música na Universidade de Indiana: O Fulbright Visiting Scholar Program in Music oferece bolsa de estudo para profissionais que atuem nas áreas de teoria, musicologia, etnomusicologia ou estudos culturais. O selecionado deve passar um semestre acadêmico realizando pesquisa e/ou ministrando cursos na Universidade de Indiana.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Democracia e Desenvolvimento Humano: Durante este programa de intercâmbio, professores brasileiros poderão desenvolver pesquisa e ministrar cursos no Instituto Kellogg, localizado na Universidade de Notre Dame.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Políticas Públicas na Universidade do Texas: O programa Fulbright Chair in Socio-Cultural Tensions and Public Policies oferece bolsa de estudo para professores brasileiros que realizam pesquisas relacionadas aos Estudos Brasileiros nas áreas de Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Políticas Pública na Universidade de Emory: O objetivo deste programa é selecionar um professor experiente que fique, até 4 meses, realizando pesquisa, ministrando palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação na Universidade de Emory, em Atlanta.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
  • Universidade de Columbia: A Cátedra Dra. Ruth Cardoso oferece bolsa de estudo para professores/pesquisadores que atuem em instituições de ensino superior nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. O selecionado deverá passar um tempo ministrando cursos e realizando pesquisa na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
    Período de inscrição: 2o. semestre (Setembro ou Outubro);
Bolsas para Profissionais
  • Aperfeiçoamento profissional: O programa de intercâmbio Hubert H. Humphrey Fellowship é uma oportunidade muito interessante para profissionais do setor público e de Organizações não Governamentais (meio de carreira) que desejam ampliar seus conhecimentos e adquirir experiência profissional na sua área de trabalho.
    Período de inscrição: 1o. semestre (Maio);

Para obter mais informações sobre a Comissão Fulbright e as bolsas oferecidas pela instituição, clique aqui. Se o intercâmbio que você procura não é nos Estados Unidos ou é em alguma área diferente das abrangidas pelos programas acima, dê uma olhadinha na seção Bolsas de Estudo do blog.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *