Intercâmbio para Jornalistas em veículos de comunicação na Alemanha!

Você é jornalista profissional, tem idade entre 25 e 35 anos e tem bons conhecimentos da língua alemã, inglesa ou espanhola?  O IJP  está procurando profissionais como você para participar de um intercâmbio de dois meses na Alemanha.

O programa dá, aos bolsistas Latino-americanos, a oportunidade de trabalhar em um veículo de comunicação alemão como redator-visitante. O objetivo do programa oferecido pelo IUP é promover as relações entre Alemanha e países da América Latina.

Fundado em 1981 por jornalistas alemães, o IJP (Internationale Journalisten-Programme, Programas Internacionais para Jornalistas) conta, atualmente, com mais de 2500 membros.

O valor da bolsa é de 3.600 euros e as inscrições vão até o dia 15 de Setembro de 2017.

Intercâmbio na Alemanha para jornalistas Latino-americanos

1. Qual o objetivo do programa de intercâmbio do IJP?

O programa dá a jorvens jornalistas das duas regiões (Alemanha e América Latina) a oportunidade de conhecer de perto outro país e trabalhar como correspondente durante certo tempo. A IJP enfatiza que o principal objetivo é que os participantes trabalhem como correspondentes temporários para suas redações no Brasil.

2. Qual a duração do intercâmbio?

Os jornalistas trabalharão como correspondentes na Alemanha por dois meses.

3. Quem pode participar do programa?

Podem se inscrever para concorrer a uma das bolsas de intercâmbio do programa:

  • jovens jornalista entre 25 e 35 anos;
  • com bons conhecimentos da língua alemã. Em alguns casos serão aceitos, também, candidatos que falem inglês ou espanho fluente;
  • os candidatos tem que trabalhar no Brasil em tempo integral como jornalistas ou colaboradores em veículo de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão ou online).

Não podem se candidatar jornalistas que trabalhem em agência de relações públicas ou no serviço público.

4. Qual o valor da bolsa?

Os selecionados receberão uma bolsa no valor de 3.600 euros. Este valor deve cobrir todos os gastos do bolsista (viagem, acomodação e alimentação). O trabalho durante os dois meses não será remunerado.

5. Quando será realizado o estágio na Alemanha?

O programa acontecerá em Março e Abril de 2018.

6. Quais são os veículos parceiros do programa na Alemanha?

Os veículos de comunicação parceiros do IJP são: Deutsche Welle, dpa, EFE, Berliner Zeitung, Der Freitag, Handelsblatt, taz, Tagesspiegel, Süddeutsche Zeitung, Die WELT e ZDF.

7. Qual o período de inscrição?

As inscrições começaram no dia 01 de Agosto e vão até o dia 15 de Setembro de 2017.

8. Como posso me inscrever para participar do programa?

Junte toda a documentação exigida, disponível neste link, e envie por e-mail um um só documento no formato PDF para a assessoria de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília, ou ao Consulado da Alemanha mais próximo da sua residência (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife).

Os organizadores pedem que os interessados confirmem o endereço eletrônico e o contato do responsável local antes do envio do documento.

Oportunidade muito interessante, você não acha? Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, entre em contato com a coordenação do programa pelo e-mail latino@ijp.org

Outro programa bem interessante para jornalistas é oferecido pelo Word Press Institute (WPI). O programa oferece bolsas de estudo de 2 (dois) meses na sede do Instituto em Minneapolis, estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

Além desta você pode encontrar outras bolsas de estudo e/ou intercâmbio na seção Bolsas de Estudo do nosso blog. Dá uma conferida lá!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *