Morar no exterior: cartilhas que podem ajudar a vida lá fora!

Segundo o Ministério das Relações Exteriores o número de brasileiros que vivem fora do País, atualmente, é de cerca de 4 milhões. Embora este número seja bastante diferente do divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo de 2010, apenas 491.243 cidadãos, o fato é que, sem dúvida alguma, a falta de perspectivas e a descrença no futuro do País tem levado muitos cidadãos brasileiros a tomar a decisão de morar no exterior.

Se você está entre os inúmeros cidadãos brasileiros que pensam em deixar o país, não deixe de tomar alguns cuidados antes de tomar uma decisão tão importante como a de morar no exterior. Além da adaptação ao clima, ao estilo de vida, à alimentação e à cultura, alguns cuidados legais, também devem ser tomados, tais como:

  • quais as formas de viver legalmente;
  • como obter visto de trabalho;
  • quais são seus direitos e seus deveres no país onde você pretende residir;
  • quais os riscos das migrações feitas de forma irregular;
  • como agir diante de uma situação de exploração sexual ou até mesmo o tráfico de pessoas;
  • qual o papel das representações consulares brasileiras no exterior, etc.

E se você já reside no exterior e desconhece tais informações, é importante que se informe sobre estes assuntos, a informação é uma das formas mais eficazes de prevenção.

Material com informação útil para quem pretende morar no exterior

Morar no exterior: cartilhas que podem ajudar a vida lá fora!Para ajudá-los listamos três apostilas – publicadas por órgãos do governo brasileiro – que têm como objetivo orientar os cidadãos que pretendem morar no exterior (ou já morem) sobre seus direitos e deveres diante de situações como estas.

  • Brasileiras e Brasileiros no Exterior – Informações úteis

    Lançada em 2008, esta apostila é um trabalho conjunto do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e diversos órgãos do Governo Brasileiro. O objetivo é esclarecer sobre os riscos da migração irregular e a respeito dos direitos e deveres dos cidadão que se mudam para o exterior e suas famílias. Para saber mais sobre esta cartilha, leia o artigo Cartilha traz orientações relacionadas a viver e trabalhar no exterior.

  • Orientações para o Trabalho no Exterior

    Produzida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), esta apostila tem como objetivo oferecer informações e alertas úteis sobre os riscos existentes diante de propostas de trabalho no exterior (agentes e empresários inescrupulosos, situação de irregularidade migratória, exploração laboral, abusos, maus tratos, acomodação precária e retenção de passaportes e de pagamentos) e as formas de evitá-los, visando a contribuir para que menos jovens brasileiros venham a passar por situações de exploração, constrangimentos e traumas no exterior. Para saber mais sobre este assunto, leia o artigo Orientações para o trabalho no exterior: informações úteis! .

  • Cartilha de orientação jurídica aos brasileiros no exterior

    resultado de um Projeto Piloto desenvolvido, em parceria, pela Defensoria Pública da União (DPU) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), esta apostila tem como objetivo esclarecer, de forma didática, as dúvidas apresentadas pelos cidadãos brasileiros que decidem morar no exterior quanto às providências necessárias para obter gratuitamente, por intermédio da DPU, a homologação de sentenças estrangeiras e a resolução de outras pendências jurídicas no Brasil. No post Defensoria Pública: assistência grátis para quem vive no exterior falamos um pouco mais sobre esta cartilha.

  • Cartilha sobre disputa de guarda e subtração internacional de menores brasileiros

    Lançada em 2016, esta cartilha tem o objetivo de oferecer esclarecimentos sobre a questão da disputa de guarda e subtração internacional de menores brasileiros no exterior, ou filhos de casais binacionais. Há duas versões da Cartilha, uma de âmbito Geral e outra customizada pelas repartições consulares de países onde existem grandes comunidades brasileiras. Saiba mais sobre isto no post Cartilha esclarece duvidas sobre guarda de menor brasileiro no exterior!

O que você achou deste artigo? Se ele foi útil para você, por favor, clique nas estrelinhas abaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é muito importante para nós!

E não deixe de consultar a seção Cartilhas Instrutivas do blog, lá já tem outras cartilhas que podem ser interessantes para você.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

7 comentários em “Morar no exterior: cartilhas que podem ajudar a vida lá fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *