O país para onde você pretende imigrar exige alguma vacina?

Saúde é coisa séria! Quantas vezes já não ouvimos esta frase, não é mesmo? Por isto, uma das preocupações de quem está pensando em imigrar – seja por questões pessoais ou de trabalho – deve ser, sem dúvida alguma, verificar as exigências governamentais de vacinação do país de destino. Se por um lado, a vacina evita as doenças e suas complicações, por outro, a vacinação é uma questão de saúde pública e deve ser levada a sério.

Um exemplo é a vacina contra febre amarela. Como o Brasil, infelizmente, é considerado região endêmica (com áreas onde há risco de contaminação), alguns países exigem que as pessoas apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) para que possam entrar em seu território.

Para ajudá-lo em relação a esta questão, encontramos um site bem bacana, é a Casa das Vacinas GSK, onde você pode saber, em apenas alguns cliques, quais são as vacinas exigidas e/ou recomendadas no país para onde você pretende imigrar.

Como saber qual vacina é obrigatória/recomendada no país para onde vou imigrar?

Para saber se o país para onde você pretende imigrar exige algum tipo de vacina, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a página da Casa de Vacinas GSK, por meio do endereço https://www.casadevacinasgsk.com.br/viaje-prevenido ;
  2. Selecione o nome do país para onde você pretende imigrar e clique no botão Pesquisar.Qual vacina você precisa para viajar
  3. Em seguida, uma nova tela é exibida com as informações do país solicitado, no nosso exemplo, a Tailândia. Observe que, além da vacina obrigatória, neste caso a Febre Amarela, há uma observação informando que a apresentação da CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) é obrigatória.

Certificado Internacional de Vacinação

Aplicativos VacinAlert e Viaje Prevenido

Além de utilizar a página da Casa de Vacinas, você pode baixar o aplicativo Viaje Prevenido, por meio do qual você também terá acesso à relação de vacinas obrigatórias e/ou recomendadas em cada país e, ainda, locais onde você pode emitir a CIVP (Carteira Internacional de Vacinação e Profilaxia).

Este aplicativo está disponível tanto para iPhone, iPad e iPod touch, como para Android.

Já o VacinAlert é uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar e facilitar o gerenciamento da sua carteira de vacinação. Por meio do aplicativo você pode marcar as vacinas já tomadas e visualizar as pendentes. É importante lembrar que o VacinAlert é somente um complemento ao CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia), não podendo ser utilizado para substituí-la.

Você pode encontrar informações, bem como fazer o download do VacinAlert por meio deste link.

Bom, agora que você já sabe como pesquisar de forma rápida o tipo de vacina que você vai precisar antes de viajar, fique atento, vacine-se sempre que necessário e boa sorte na sua nova aventura! 😉

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *