Passaporte brasileiro solicitado via correio terá validade de 10 anos!

Uma boa notícia para os brasileiros que residem em localidades onde não há repartição consular e, por este motivo, precisam solicitar seu documento de viagem via correio. A partir de agora, a validade do passaporte brasileiro solicitado por via postal também será de 10 anos, para maiores de 18 anos!

A informação sobre a validade do passaporte brasileiro solicitado via correio já está disponível na página de alguns consulados brasileiros, como no de Genebra, onde consta a frase: “Não há redução da validade máxima em solicitações pelo correio.

Antes o documento solicitado via postal era emitido com um prazo de validade de somente 3 (três) anos, enquanto o documento solicitado pessoalmente na repartição consular era emitido com a validade de 5 anos.

Como informamos no post Novo passaporte brasileiro começará a ser emitido no exterior, todos as repartições consulares brasileiras começaram a emitir o passaporte com validade máxima de 10 anos (para maiores de 18 anos) no último dia 09 de Novembro de 2015.

Outra informação interessante e que, acredito, algumas pessoas desconhecem é o fato de que a emissão do passaporte não depende de jurisdição consular. Isto quer dizer que você pode solicitar o passaporte em qualquer repartição consular brasileira, independente do seu local de residência.

Passaporte brasileiro solicitado via Correio

Passaporte Brasileiro via correio valerá 10 anos

Documentação e formas de pagamento

Se você reside longe de uma repartição consular e precisa solicitar um novo passaporte por via postal, sugerimos que antes de mais nada, você consulte a página do Consulado/Embaixada do Brasil mais próximo(a) da sua residência e verifique quais são as exigências para a solicitação do documento pois, pelo que verificamos, a forma de envio e/ou pagamento pode variar de acordo com o país.

Prazo de entrega do passaporte solicitado via postal

Conforme constatamos, o prazo de emissão do documento de viagem solicitado por via postal também varia de acordo com a repartição consular.

Por exemplo, o Consulado Geral do Brasil em Zurique (Suíça) informa em sua página que o novo passaporte é enviado em até 10 dias úteis, contados a partir da data em que o pedido chegou ao Consulado. Já o Consulado Geral do Brasil em Miami, informa que o prazo para que o novo documento seja enviado ao correio é de 30 (trinta) dias corridos.

Valores do passaporte com validade de até 10 anos

O valor cobrado para a emissão do passaporte, tanto presencial quanto via correio, é o mesmo. A diferença, fica por conta dos gastos com envelope e taxa cobrada pelas empresas de correio de cada país para envio da documentação, além de eventuais taxas que possam ser cobradas pelos bancos para efetuar o pagamento.

No artigo Novo passaporte brasileiro começará a ser emitido no exterior falamos sobre o custo do novo passaporte com validade máxima de 10 anos e, também, sobre o prazo de validade do documento para menores de 18 anos.

Para saber mais sobre as novas características do novo modelo de passaporte, leia o artigo Passaporte brasileiro finalmente é válido por 10 anos!

Outras informações sobre as últimas alterações na lei do passaporte que ocorreram em 2013 podem ser encontradas no artigo Passaporte: confira as 10 mudanças na Lei!

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *