Passeios gratuitos e descontos em algumas atrações de Portugal

Que Portugal é um país muito bonito você já sabe, não é mesmo? Agora tem uma coisa que talvez você ainda não saiba. Várias atrações turísticas, tais como museus e monumentos, oferecem entrada gratuita no 1º domingo de cada mês. Isto mesmo, você pode visitar sem pagar nada! E então, está esperando o que para começar a aproveitar os passeios gratuitos que a cidade oferece?

Torre de Belém: passeios gratuitos em Portugal
A Torre de Belém é um dos passeios gratuitos do 1o. domingo de cada mês!

Passeios gratuitos em Portugal no 1o. Domingo de cada mês

1. Quais são os museus/monumentos que oferecem entrada grátis em Lisboa no 1o. domingo de cada mês?

A lista abaixo exibe os passeios gratuitos disponíveis na cidade de Lisboa:

2. É possível encontrar passeios gratuitos no 1o. domingo do mês em outras cidades de Portugal também?

Sim, algumas atrações nas cidades também oferecem entrada grátis neste dia. Confira na lista abaixo:

Cidade Atrações
Alcobaça Mosteiro de Alcobaça
Batalha Mosteiro da Batalha
Coimbra Museu Nacional Machado de Castro
Condeixa-a-Nova Museu Monográfico de Conímbriga
Mafra Palácio Nacional de Mafra
Porto Museu Nacional Soares dos Reis
Tomar Convento de Cristo
Viseu Museu Grão Vasco

3. As atrações listadas nos itens 1 e 2 abrem sempre ou corro o risco de chegar e encontrar fechado?

Sim, como tudo há algumas exceções à regra geral. Quando o 1º domingo do mês coincide com algum feriado, por exemplo o Dia de Natal, as atrações não abrem e, consequentemente, não é possível fazer a visita. Os feriados mais comuns são: segunda-feira, 1 de Janeiro, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro e 31 de Dezembro.

Antes de deslocar-se até o local, sugerimos que você acesse o site oficial de cada museu/monumento que pretende visitar e verifiqe em quais os dias a atração é fechada. Assim evitará qualquer transtorno.

4. Há alguma outra atração que pode ser visitada gratuitamente sem ser no 1o. domingo de cada mês?

Sim, há algumas atrações em Lisboa que tem entrada grátis em outros dias/horários. São eles:

O Palácio de São Bento, sede do governo português, oferece uma visita guiada gratuita – individual ou para pequenos grupos (até no máximo 15 pessoas) – no último sábado de cada mês. Mas não é lá muito fácil conseguir uma vaguinha. Para verificar a disponibilidade da visita, você deve enviar um e-mail para [email protected] Mais informações podem ser obtidas na página oficial do Palácio de São Bento,

5. Existe algum outro tipo de desconto para conhecer as atrações turísticas de Portugal?

Sim, além dos passeios gratuitos do 1o. domingo de cada mês, há outras opções de desconto. Se você tem mais do que 65 anos, por exemplo, pode pagar somente metade do valor do ingresso.

Confira quem tem direito ao desconto de 50% nas atrações, segundo o Patrimônio Cultural de Portugal:

  • Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Portadores do Cartão de Estudante;
  • Portadores do Cartão Jovem;
  • Família Numerosa (2 Adultos + filhos);
  • Bilhete Família (a partir de 4 elementos com ascendência e descendência em linha reta, ou equivalente, comprovado legalmente)

Sintra: moradores tem acesso livre todos os domingos!

Se você mora na bela e charmosa cidade de Sintra,será mais fácil ainda conhecer as belezas do concelho. Os passeios gratuitos acontecem todos os domingos e englobam os Palácios da Pena e da Vila, Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Palácio de Queluz. Para ter acesso aos monumentos basta apresentar um comprovante de residência e chegar até as 13h.

Em Cascais, você pode fazer um belo passeio de bicicleta sem custo algum. Nós, é claro, já aproveitamos as Bicas para fazer um belo passeio da Enseada à Praia do Guincho.

E então, está esperando o que para começar a conhecer as atrações da sua cidade? Nós começamos pelo Palácio da Ajuda, em Lisboa, e achamos lindo!

Para ter acesso aos passeios gratuitos no 1o. domingo de cada mês não é preciso apresentar nada.

Gostou da nossa dica de como visitar algumas das atrações de Portugal sem mexer no seu bolso? Se sim, clica no link aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é importante para melhorá-lo cada dia mais!

E se você souber de alguma outra atração que seja gratuita na sua cidade, envie para nós que incluiremos no nosso artigo.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *