Passo a passo para quem deseja estudar em Portugal (ensino superior)!

No artigo Estudar em Portugal: Saiba como funciona o ensino superior no país! nós abordamos os principais tópicos relacionados à questão do ensino de graduação e pós-graduação em terras portuguesas.

Mas, para facilitar ainda mais a sua vida, nós disponibilizamos um passo a passo muito prático para você seguir quando tomar a decisão de estudar em Portugal. Seguindo estes passos, você vai descobrir que ingressar numa jornada de estudos em terras lusitanas pode ser mais fácil do que você imagina!

Passo a passo para estudar em Portugal

Passo 1. Escolha a Instituição de ensino que você quer frequentar!

Como você deve imaginar, Portugal possui inúmeras Instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. E aí surge a primeira dúvida. Como você pode descobrir qual(is) delas oferece(m) o curso do seu interesse?

Uma maneira bem simples é navegar na internet e pesquisar. Onde exatamente? Nós sugerimos duas páginas:

Estas duas plataformas virtuais disponibilizam uma relação completa de todas as Instituições de Ensino Superior do País. Além destas duas, há um ranking que classifica as melhores universidades/cursos de Portugal.

Passo 2. Já escolheu o curso e a Instituição de ensino, e agora?

Agora é hora de avançar e procurar o máximo de informações disponíveis no próprio site da Instituição.

Como Portugal recebe muitos estudantes estrangeiros, a maioria das Instituições disponibiliza online o calendário escolar, o processo de admissão e a tabela com os valores das propinas — o equivalente à mensalidade no Brasil.

Essas informações costumam estar na área do estudante estrangeiro de cada Instituição. Se as informações pertinentes ao ingresso de estudantes estrangeiros não estiverem disponíveis no site, procure pelo e-mail do Gabinete de Relações Internacionais ou pelo e-mail da Coordenação do curso, informe sobre seu interesse em ingressar na Instituição e solicite orientações.

Em último caso, se o envio do e-mail foi em vão, procure pelo telefone do Gabinete de Relações Internacionais.

É importante salientar que tanto as Instituições públicas quanto as privadas cobram propinas em Portugal. Além disso, os valores são mais altos para os estudantes internacionais. Em alguns casos é possível solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres para conseguir igualar os valores aos cobrados de um estudante nacional.

Passo 3. Verificar quais são as exigências para o ingresso na Instituição de ensino superior que você escolheu

Para admitir o ingresso de um estudante brasileiro, cada Instituição de Ensino Superior possui suas próprias exigências, inclusive em relação às notas do ENEM. Fique atento ao calendário escolar da Instituição que você escolheu para poder seguir os trâmites do processo de admissão dentro dos prazos.

Se por acaso você já cursa uma Universidade no Brasil e pretende requerer a transferência, saiba que é absolutamente possível. Caso você não tenha a nota do ENEM, uma das exigências para a admissão do estudante costuma ser uma declaração da Universidade em questão informando o meio pelo qual decorreu o seu ingresso nela.

Passo 4. Enviar a documentação e pagar a taxa de inscrição

Como mencionamos no artigo Estudar em Portugal: Saiba como funciona o ensino superior no país! em geral os documentos exigidos pelas instituições portuguesas são os listados abaixo:

  • Certidão de nascimento (atualizada);
  • RG (atualizado e com uma foto recente);
  • Passaporte dentro da validade;
  • Histórico(s) escolar(es);
  • Currículo;
  • Certificados e diploma

No entanto, pode ser que a instituição que você escolheu exija algum outro documento. Por isto é necessário ficar atento às exigências de cada instituição.

Além dos documentos é preciso pagar uma taxa de inscrição. O valor não é muito alto mas, às vezes, torna-se difícil efetuar o pagamento em função do sistema escolhido pela universidade (Multibanco). Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com a instituição para tentar solucionar ou peça para alguma amigo efetuar o pagamento para você em Portugal.

Passo 5. Solicitar o visto de estudante

Depois de aceito pela Universidade/Politécnico português, é hora de solicitar o visto. Sim, para estudar em Portugal é preciso ter o visto de estudante.

O visto de estudante deve ser solicitado em qualquer um dos Consulados portugueses no Brasil. Para solicitá-lo, é necessário estar com a declaração de admissão na Instituição de ensino em mãos.

O documento, normalmente, é expedido com o período de validade igual ao tempo do curso para o qual você foi aceito. Consulte a página do Consulado geral de Portugal em São Paulo para obter informações precisas sobre como obter o visto.

Além do Visto, ao chegar em Portugal o estudante também deverá fazer o pedido de residência temporária no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Mais informações sobre o visto, os procedimentos junto ao SEF, o sistema de saúde de Portugal e como encontrar moradias podem ser encontradas no Guia para estudantes brasileiros do ensino superior em Portugal.

Lembrete importante: ao providenciar os documentos, não se esqueça de que nenhum documento brasileiro é válido na U.E. se não estiver devidamente legalizado, através da Apostila de Haia.

Com o visto em mãos é hora de arrumar a mala e embarcar rumo às novas experiências que estão por vir. Mas, prepare-se muito bem psicologicamente, morar no exterior nem sempre é um mar de rosas.

Espero sinceramente que as informações contidas nesse texto tenham sido úteis para você e boa sorte! Assine a newsletter do Viver, Trabalhar e Estudar em Portugal e fique sempre por dentro das novidades.

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol

Catarina Spagnol é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas gosta mesmo de escrever, de olhar para o céu e transcrever conselhos na terra, compartilhar aprendizados, poetizar as coisas do mundo, e se possível, aprofundar-se no grande emaranhado de fios que se costuram entre si para compor a misteriosa trama que é a vida. Atualmente, estuda Filosofia na Universidade Católica Portuguesa e costura palavras, tal como uma escriba a ouvir sussurros nos cantos do mundo.
Catarina é autora/colaboradora no Blog VTEnoExterior.

2 comentários em “Passo a passo para quem deseja estudar em Portugal (ensino superior)!

  • outubro 13, 2017 em 12:27 pm
    Permalink

    Bom dia , gostaria saber quales sao as web para poder olhar os ensinos Superior em Portugal. Obrigado

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 17, 2017 em 5:19 pm
      Permalink

      Olá Marcos,
      No item 1 do artigo há dois links para sites onde você poderá encontrar as informações que precisa.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *