Trabalho nos Estados Unidos: falta mão de obra no Estado de Maine

Neste artigo vamos falar sobre um programa de verão do estado de Maine (EUA) chamado Visit for a week, stay for a life, que pode ser uma boa oportunidade para cidadãos brasileiros que procuram trabalho nos Estados Unidos.

Para entender melhor o programa e não achar que é simplesmente chegar lá e ser contratado, é preciso saber como a ideia surgiu e porque as empresas podem, eventualmente, pagar parte ou todo o dinheiro que você vier a gastar para viajar e conhecer o estado americano.

A ideia do programa que oferece a oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos

O Estado de Maine é muito conhecido como um destino turístico de férias e é visitado por milhões de turistas todos os anos. Eu mesma já estive lá há algum tempo e achei o lugar muito agradável.  Porém, Maine enfrenta uma questão bastante delicada que é a questão da escassez de mão-de-obra para trabalhar nas suas empresas.

Segundo explica Ed McKersie – presidente da Pro Search, empresa de recrutamento em Portland, e idealizador do programa – a população está ficando velha e os jovens estão deixando a região. Este fato está fazendo com que algumas empresas cogitem, a possiblidde de mudar para outros estados americanos, uma vez que não conseguem mão de obra qualificada em Maine.

 

Para tentar solucionar o problema, Ed McKersie criou o programa Visit for a week, stay for a life cujo objetivo é atrair as pessoas que visitam Maine para viver e trabalhar no Estado. Se a pessoa se interessar, candidatar-se a uma das vagas disponíveis e for contratada no período de um ano após sua visita ao Estado, a empresa contratante poderá pagar parte ou toda a despesa da contratado durante as férias que ele desfrutou na região.

Mas veja bem, a empresa não é obrigada a pagar. Isto está bem claro na página do programa. Evidentemente que as empresas que aderem ao programa conhecem o benefício e certamente a maioria delas cumpre. Mas isto é uma opção do empregador.

Trabalho nos Estados Unidos: como posso me candidatar ao programa?

O programa Visti for a week, stay for a Life é parte do site Live and Work in Maine, uma espécie de rede profissional que liga quem tem vagas para oferecer em Maine com quem procura trabalho nos Estados Unidos.

1. Como posso visualizar as vagas disponíveis em Maine?

Você pode visualizar as vagas em aberto em Maine na página Live and Work.  Para acessá-la, clique aqui.

2. Como posso me candidatar a uma das vagas?

Há duas formas de se candidatar às vagas disponíveis em Maine. A primeira é utilizando a própria página Live and Work in Maine, para isto selecione a opção Explore Employers no menu Work in Maine ou clique aqui. Na mesma página há uma busca por vagas (Search by career). Selecione as opções que desejar, clique no botão Submit Search e, caso se interesse por alguma das vagas, candidate-se.

A segunda opção é acessando diretamente a página de recrutamento da empresa desejada. Neste caso, lembre-se de informar que você ficou sabendo da vaga por meio do LiveandWorkinMaine.com, assim caso você tenha visitado a cidade será possível tentar o reembolso da sua viagem.

Trabalho nos Estados Unidos: página de busca de trabalho em Maine
Págna que exibe as empresas participantes do programa
3. Como posso receber o reembolso das minhas férias em Maine?

Para ter direito ao reembolso, você deve os recibos de todos os gastos durante a viagem. Mas, lembrem-se, isto não é garantido. Cabe à empresa informar se ela irá cumprir com a “promessa” de reembolso do programa ou não. Além disto, cabe a ela definir se pagará todo o gastou ou somente parte dele.

Salientamos que este não é um programa específico para estrangeiros, o programa é aberto a qualquer pessoa que esteja a procura de trabalho nos Estados Unidos e queira viver no estado de Maine. O reembolso da viagem é apenas uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem a região e sentir vontade de morar por lá mas, como mencionamos, não é garantido que você receberá o que gastou.

Ficou interessado em participar do programa? Envie o seu currículo, imigrar já tendo um trabalho é uma das formas de entrar legal nos Estados Unidos. Se tiver algum amigo que tem o sonho americano, compartilhe este artigo com ele.

E se puder, clica nas estrelinhas aí embaixo (linha azul) e avalie nosso trabalho. Sua opinião é importante para produzirmos conteúdo cada vez mais voltados ao seu interesse.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

237 comentários em “Trabalho nos Estados Unidos: falta mão de obra no Estado de Maine

  • outubro 3, 2016 em 4:58 pm
    Permalink

    Boa tarde. Adorei saber sobre essas oportunidades. Infelizmente, eu fui ao site fazer pesquisas sobre as vagas e está bloqueado, acredito que pelo grande número de brasileiros que procuraram. Sou cidadã americana, nasci lá, mas vim morar no Brasil muito nova, fiquei muito interessada. Mas não sei como posso pesquisar essas vagas, se tem minha área, pois sou economista. Tem alguma sugestão de como posso olhar?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 4, 2016 em 12:59 pm
      Permalink

      Olá Jaqueliny,
      Sim, como você deve ter visto em alguns comentários expliquei que o site foi bloqueado no Brasil devido a artigos sensacionalistas relacionados a isto. Uma sugestão é você utilizar algum programa que altera o IP do seu computador, existem vários, assim o site será exibido.
      Boa sorte!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • setembro 5, 2016 em 2:50 pm
    Permalink

    Olha a mensagem que está no site:

    “Amigos no Brasil,

    Lamentamos que o nosso programa foi traduzido incorretamente. Esse erro fez muitas pessoas acreditam que há um ” férias livres ” disponíveis. Este não é o caso.

    O nosso programa é destinado a cidadãos dos Estados Unidos já em férias no Maine. Sua finalidade é incentivar os visitantes para se candidatar a um emprego , enquanto eles estão em Maine.

    Não podemos fornecê-lo com a ajuda direta em encontrar um emprego no Maine. Nós somos incapazes de responder a todas as solicitações que pedem essa ajuda. Pedimos desculpas por qualquer confusão.

    Obrigado por seu interesse em viver e trabalhar no Maine.”

    Melhor retificar esse post no blog! rs 😉

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 6, 2016 em 8:57 am
      Permalink

      Olá Luiz,
      Eles não estão se referindo ao meu blog neste caso. Estão se referindo a um site muito conhecido que vendeu a matéria como Estado americano paga para você trabalhar nos EUA, ou algo assim. O que, obviamente, não era verdade. O site deles teve muitos acessos e o servidor caiu inúmeras vezes. Por isto colocaram esta mensagem. Se você leu o meu texto com atenção, tentei corrigir esta informação, explicando que não era exatamente este o objetivo do programa. Mas concordo com você, vou alterar o texto sim, acrescentando a informação de que o programa não é para cidadãos brasileiros. Mas que sim, um cidadão brasileiro possuidor do Green Card pode sim, enviar seu currículo e concorrer a uma das vagas. Aliás, qualquer cidadão pode, mesmo estando no Brasil pois, se a empresa gostar do currículo dele, poderá ajudá-lo com o visto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 8, 2016 em 7:13 am
    Permalink

    Vier e não vir. Poxa vida!!! Uma jornalista que escreve errado?

    Outra coisa: é quase impossível ler seu blog no celular devido ao tanto de propagandas espalhadas.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 8, 2016 em 11:16 am
      Permalink

      Olá Carlos,
      Agradeço o seu alerta pois prezo muito pela grafia correta. Tenho o cuidado de reler os textos antes de publicar mas, infelizmente, trabalho sozinha e algumas vezes de tanto ler o texto acabo não enxergando ou, em outros casos, o editor de texto altera automaticamente é não percebo.
      Quanto ao celular, o que acontece é que estou alterando o layout justamente para ser melhor visualizado em celulares mas ainda não consegui finalizar. Espero que na semana que vem já esteja bonitinho novamente.
      Obrigada mais uma vez pela sua contribuição!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • julho 11, 2016 em 4:08 pm
      Permalink

      Extremamente desnecessário esse seu comentário, amigo!! Outra coisa, isso aqui é um blog, uma página pessoal, não é a primeira página do Times. Deveria ter vindo aqui para somar, por isso, da próxima vez que você VIER, traga algo interessante, alguma informação, novidade, ou vai me corrigir também?

      Resposta
  • julho 7, 2016 em 4:15 pm
    Permalink

    Olá Marlise.

    Primeiramente, parabéns pelo post, muito interessante e instrutivo.

    Minha dúvida é com relação à idade. Não pesquisei nos classificados dos empregos se comentam algo a respeito e como você fez uma busca mais detalhada, gostaria de saber se há alguma imposição de limite de idade.

    Eu e minha esposa temos 36 anos e um certo receio em arriscar algo no exterior principalmente por conta disso.

    Desde já obrigado pela atenção e continue com os post!!!

    Abraços, Alberto.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 7, 2016 em 5:49 pm
      Permalink

      Olá Alberto,
      Não me lembro de ter visto nada relacionado à idade mas acredito que não, pois nos EUA eles consideram este tipo de coisa “idade entre X e Y” uma forma de discriminação. Logo, acredito que não seja o caso.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 4, 2016 em 11:19 pm
    Permalink

    ola!essas vagas e so para quem tem o visto americano??

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 5, 2016 em 9:16 am
      Permalink

      Olá Alex,
      Não encontramos nada que diga que estas vagas são somente p americanos. Claro que para trabalhar lá, se for brasileiro, tem que ter o visto de trabalho. O que pode acontecer, como já comentamos abaixo, é, caso você tenha um currículo muito bom e a empresa tenha muito interesse em te contratar é ela ajudá-lo com o visto. Mas isto não está “prometido” no programa ok? Só estou respondendo a sua pergunta.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 4, 2016 em 10:13 pm
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa! A qual grupo você se refere quando fala a questão do conto do vigário aplicado em um brasileiro?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 5, 2016 em 9:21 am
      Permalink

      Olá Lima
      Não me refiro a nenhum grupo em específico. Mas houve um cidadão brasileiro que comentou ter tido uma promessa de emprego no estado de Maine e que gastou horrores com documentação e depois ofereceram p ele um pacote de viagem p/ que ele fosse até lá fazer as entrevistas. Segundo ele, o pacote custou algo em torno de 15 mil e no final não o contrataram. Achei meio estranho, até porque, ele poderia ter feito a mesma viagem (caso realmente necessário, o que não acho, entrevistas hoje podem ser feitas via skype) gastando bem menos. Além disto, já vi amigos meus dizendo que “estão pagando p você morar lá”, o que não é verdade.
      Mas enfim, prefiro alertar para que as pessoas não caiam em situações como esta. Acho que quem tem qualificação, tem um bom nível de inglês e quer morar nos EUA deve sim, enviar o currículo e tentar uma contratação. Mas há que se ter sempre muito cuidado!
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 4, 2016 em 9:20 pm
    Permalink

    Marlise, esta aparecendo isso

    “Forbidden” You don’t have permission to access /relocate-to-maine/ on this server.

    Acho que bloquearam para o Brasil.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 5, 2016 em 9:23 am
      Permalink

      Olá Dc. Matos,
      Sim, parece que o site foi bloqueado devido ao grande número de acessos do Brasil e matérias dizendo que estão pagando para você morar em Maine, o que não é verdade. Há leitores instalando o software Hola p conseguir acessar. Quem está nos EUA consegue acessar normalmente.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 4, 2016 em 5:48 pm
    Permalink

    Onde está escrito no site que o programa é aberto para não-americanos?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 4, 2016 em 6:05 pm
      Permalink

      Olá Léo,
      Eu pergunto o contrário, onde está escrito no site que o programa é somente para não-americanos? Eu li bastante antes de escrever e não encontrei nenhuma informação dizendo que é restrito a americanos. As empresas tem vagas e até onde sei, qualquer um pode se candidatar, desde que tenha os requisitos. Se nos requisitos estiver escrito que tem que ser cidadão americano, aí sim, você não poderá se candidatar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • julho 4, 2016 em 6:22 pm
        Permalink

        Será? Tentei fazer o cadastro aqui do Reino Unido e não consegui pois só aceita o ZIP Code dos EUA. Creio que nenhum programa estadual pode se sobrepor às leis federais sobre imigração. Espero estar errado pois sonho em imigrar para lá e essa notícia me pareceu sensacional, mas não acredito que esteja aberto para estrangeiros sem visto de trabalho, como é o caso da maioria dos brasileiros interessados…

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 4, 2016 em 7:15 pm
          Permalink

          Olá Leo,
          Pelos vários textos que já li sobre a imigração americana e até por depoimentos de leitores meus, é possível sim, candidatar-se a uma vaga nos Estados Unidos estando no Brasil sem o visto. Caso seja aceito, a própria empresa pode ajudá-lo a obter o visto de trabalho. Vou pesquisar mais sobre o assunto (e talvez escrever) p/ poder responder com mais embasamento. Mas o que sugiro a você é checar quais as empresas que te interessam e tentar contato direto com elas via e-mail, por exemplo.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
      • julho 4, 2016 em 7:09 pm
        Permalink

        A pergunta é pertinente, pois a empresa deverá fornecer um visto de trabalho, será que isto está previsto no programa? Obrigada pelas infos! Abs!

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 4, 2016 em 9:35 pm
          Permalink

          Olá Soraya,
          Até onde pesquisei não, isto não está previsto no programa. Creio que é algo que pode ser conseguido junto à empresa caso ela realmente tenha interesse em contratá-la.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • julho 4, 2016 em 12:30 pm
    Permalink

    Legal, muito bom e como você disse tem que haver uma precaução para não cair em contos..

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 4, 2016 em 2:49 pm
      Permalink

      Exatamente Janderson.
      Volte sempre ao blog!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • julho 5, 2016 em 1:06 am
        Permalink

        Marlise, nao estou conseguindo acessar o site. Vc sabe me dizer se ainda está funcionando? Obrigada! Adorei o blog. Bjs!

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 5, 2016 em 9:13 am
          Permalink

          Olá Diana,
          Já respondi nos comentários abaixo. Parece que bloquearam o acesso p quem está no Brasil. Quem está nos EUA consegue acessar normalmente.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • julho 4, 2016 em 2:32 am
    Permalink

    Parabéns pelo post, Marlise!
    Continue com os conteúdos de alto nível.

    Atenciosamente,
    Douglas.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 4, 2016 em 2:50 pm
      Permalink

      Obrigada Douglas, que bom que gostou do conteúdo do blog.
      Volte sempre e compartilhe com os amigos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 4, 2016 em 1:23 am
    Permalink

    Pessoal, para acessar o site vocês precisam instalar um programa qualquer de VPN, que faz o acesso ao site através de servidores outro país. Bom vc deve estar se perguntando porque isso, a resposta é óbvia, se o site não esta liberado para acesso no Brasil, é porque não querem brasileiros por lá né, sabe de nada inocente…

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 4, 2016 em 2:54 pm
      Permalink

      Olá Fábio,
      Não acredito que o problema seja o fato de não quererem brasileiros por lá. Há muitos brasileiros capacitados e que podem sim, concorrer às vagas. Acontece que alguns sites (não vou citar nomes mas um deles é bem conhecido) que venderam o programa com um título sensacionalista, como se estivessem pagando p/ você morar lá, o que não é verdade! Isto fez com que eles tivessem mais de 500 mil acessos e derrubou o servidor. Acredito que esta sim, infelizmente, tenha sido a verdadeira razão do bloqueio.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • julho 4, 2016 em 6:05 pm
        Permalink

        BOA TARDE MARLISE!!!! gostei muito dos comentários, pois ajudou muito em várias duvidas. Mas queria saber se as oportunidades são apenas para quem tem qualificação em algumas áreas, ou também teria vagas para áreas tipo: babá, construtoras…..serviços mais braçal!

        GRATO PELA ATENÇÃO!

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 4, 2016 em 7:17 pm
          Permalink

          Olá Fabiano,
          Infelizmente não sei te informar, acredito que até possa ter mas, sinceramente, é só achismo. E, também, neste caso, creio que seja somente para quem já tem visto de permanência por lá.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
      • julho 7, 2016 em 11:51 am
        Permalink

        Bom dia Marlise,

        Exatamente isso que aconteceu. “Muitos” Brasileiros tem o hábito de achar que tudo que é oportunidade está no alcance dele, sem ter o bom senso de analisar se ele é qualificado, se ele dedicou meia vida em estudos e outra parte em cursos, e se ele está disposto a continuar neste ritmo. Lembro-me que o SENAC havia aberto palestra para pessoas com perfil para imigrar para Quebec, em minutos centenas de vagas foram preenchidas, ainda assim eu fui no dia de uma das palestras e tinha mais da metades dos lugares disponíveis. É triste, porque “muitos” tiram a oportunidade de outros e assim acontece em muitas outras coisas neste Pais, por este e muitos outros motivos continuaremos um processo lento de evolução. Mas em fim, não vou explanar sobre isso porque você deve saber que o assunto vai longe… O fato é que o site de Maine passou de 2.000 milhões de acessos, por isso tiraram o site do ar.

        Abraço e excelente materia,

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 7, 2016 em 5:52 pm
          Permalink

          Olá Ruffos,
          Pois é, infelizmente parece que isto aconteceu mesmo. Estou tentando entrar em contato com eles para averiguar e tentar pelo menos definir um perfil do profissional que eles buscam, mas ainda não obtive êxito. Caso eu consiga, publicarei.
          Volte sempre ao blog e boa sorte!
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • julho 3, 2016 em 12:08 pm
    Permalink

    Ainda bem que o site não está abrindo pra todos aqui no Brasil .Com a crise de desemprego que estamos enfrentando metade de nosso povo Brasileiro iriam se arriscar…….

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 3, 2016 em 12:39 pm
      Permalink

      Olá Sandra,
      É verdade, muitos estão pensando em deixar o país, o que acho uma pena pois o Brasil ainda é um país com muitas possibilidades. O ideal seria lutarmos para mudar o que está errado ao invés de procurar outro lugar mas, infelizmente, isto parece estar mais complicado do que parece não é!?
      Só não podemos acreditar em milagres pois eles não existem, pelo menos não nesta área. É bom tomar todas as preocauções. Programas como este podem abrir a porta para um ou outro mas não para todo mundo, além disto é preciso ter algumas qualificações, que nem todo mundo tem.
      Enfim, correr atrás mas não cair no “conto do vigário” como a gente diz no Brasil. Por exemplo, um brasileiro comentou em um dos grupos de uma rede social que ele já estava em contato com uma empresa da região de Maine e daí ofereceram um pacote de viagem bem caro p ele e ele comprou, foi p lá e no final não deu em nada. Este tipo de coisa não pode acontecer, temos que ter todo o cuidado, hoje em dia há uma série de formas de entrevista online, não é necessário se deslocar até lá p/ ser entrevistado.
      Cuidado p não caírem neste tipo de golpe.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 2, 2016 em 1:23 pm
    Permalink

    Está dando erro no Brasil:
    Forbidden
    You don’t have permission to access /how-it-works/ on this server.

    Pode me ajudar a pesquisar vagas,a mais informações. Eu e meu esposo somos enfermeiros.

    Obrigada

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 2, 2016 em 4:52 pm
      Permalink

      Olá Priscila,
      Há um mensagem no site do programa dizendo que devido ao grande número de acessos, o site está enfrentando problemas. Sugiro que continue tentando. Eu estou conseguindo abrir normalmente com o navegador Mozilla.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • julho 3, 2016 em 2:51 am
      Permalink

      Tem que instalar um programa chamado hola, que muda o pais de acesso de brasil para eua.

      Resposta
  • julho 2, 2016 em 2:28 am
    Permalink

    Infelizmente o endereço http://www.liveandworkinmaine.com/ não abre em nenhum navegador: Mozila, Edge, ou Chrome, todas com a mesma mensagem abaixo:
    Forbidden
    You don’t have permission to access / on this server. :/

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 2, 2016 em 4:53 pm
      Permalink

      Olá Renata,
      Há um mensagem no site do programa dizendo que devido ao grande número de acessos, o site está enfrentando problemas. Sugiro que continue tentando. Eu estou conseguindo abrir normalmente utilizando o navegador Mozilla.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 2, 2016 em 12:13 am
    Permalink

    ola gostei do post , mas nao consigo acesso , pois diz que nao tenho acesso ao servidor , oque sera isso.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 2, 2016 em 4:53 pm
      Permalink

      Olá Alex,
      Há um mensagem no site dizendo que devido ao grande número de acessos, o site está enfrentando problemas. Sugiro que continue tentando. Eu estou conseguindo abrir normalmente utilizando o navegador Mozilla.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 1, 2016 em 6:59 pm
    Permalink

    Está dando erro no Brasil:

    Forbidden

    You don’t have permission to access /how-it-works/ on this server.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2016 em 10:33 pm
      Permalink

      Olá Anio,
      Há um mensagem no site dizendo que devido ao grande número de acessos, o site está enfrentando problemas. Sugiro que continue tentando. Eu estou conseguindo abrir normalmente, utilizando o navegador Mozilla.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2016 em 10:34 pm
      Permalink

      Olá Erica,
      Há um mensagem no site dizendo que devido ao grande número de acessos, o site está enfrentando problemas. Sugiro que continue tentando. Eu estou conseguindo abrir normalmente, utilizando o navegador Mozilla.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 1, 2016 em 10:34 pm
      Permalink

      Olá Flávio,
      Que bom que o post foi útil.
      Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *