TransferWise: como enviar dinheiro para o Exterior pagando bem menos?

“Qual é a maneira mais econômica de transferir dinheiro do Brasil para o exterior?” Até algum tempo atrás, esta era uma das perguntas mais difíceis para responder aos nossos leitores. Mas, desde que a TransferWise passou a fazer transferências de reais para outras moedas, os seus (e os nossos) problemas acabaram.

Conhecida como o Uber das transferências internacionais, a TransferWise – uma start-up fundada em 2011 por dois estonianos: Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann – é, atualmente, considerada uma das melhores formas de transferir dinheiro para fora do Brasil.

A empresa promete as melhores cotações, total segurança e, ainda, garante que você pagará 8x menos taxas do que pagaria em uma transferência normal. Pois é, parece milagre não é mesmo? Mas não é! É simplesmente uma nova maneira de enviar dinheiro para o exterior sem fazer uma transação internacional.

E o mais interessante é que esta forma de transferência surgiu exatamente da necessidade dos dois amigos (Taavet e Kristo) de transferir dinheiro de um país para outro.

TransferWise: mande dinheiro para o exterior pagando bem menos por isto!

1. Como funciona o TransferWise?

A ideia é bem simples e pode oferecer taxas mais baixas porque, na realidade, a empresa não opera com transferências internacionais.  Como uma imagem diz mais do que mil palavras, preferimos fazer uma ilustração para que você possa entender melhor o processo.

Inicialmente temos duas situações. O João que está no Brasil e precisa transferir dinheiro para os Estados Unidos (Situação 1) e a Maria que está nos Estados Unidos e tem que mandar dinheiro para o Brasil (Situação 2).

TransferWise: a maneira mais fácil de transferir dinheiro do Brasil para o Exterior
O que a TransferWise faz para solucionar o problema dos dois é simplesmente transferir o dinheiro do João para a mãe da Maria (em reais, dentro do Brasil) e o dinheiro da Maria para o filho do João (em dólares, dentro dos EUA).

TransferWise: a maneira mais fácil de transferir dinheiro do Brasil para o Exterior

Desta maneira, ao invés de efetuar duas transferências internacionais, a empresa realiza uma transferência dentro dos Estados Unidos e outra transferência dentro do Brasil, ou seja, duas transferências nacionais, o que faz com que o valor caia consideravelmente e você pague uma taxa muito menor do que pagaria para fazer a transferência via bancos.

É como se o dinheiro enviado para o exterior não atravessasse fronteiras. Não há cobrança extra no TransferWise porque a taxa de IOF já está incluída no valor que você paga e a taxa de câmbio utilizada pelo aplicativo é a taxa real, também conhecida como a taxa média do mercado. Esta taxa é bem diferente daquela que se paga ao fazer uma transferência bancária.

Vale ressaltar que a transferência do exterior para o Brasil tem uma taxa média de 1,5% enquanto do Brasil para o exterior, ela sobre para 2,5% (por causa do IOF).

2. Em quais situações posso utilizar o TransferWise?

Para saber em quais situações você poderá usufruir das facilidades do TransferWise é preciso entender, em primeiro lugar,  que para utilizar o aplicativo é preciso ter uma conta de destino fora do Brasil.

Isto quer dizer que o aplicativo é mais adequado para quem mora fora do país do que para quem está fazendo uma viagem internacional, por exemplo.

Portanto, o TransferWise pode ser utilizado:

  • Por quem vive fora do Brasil e tem conta em algum banco no exterior
  • Para quem vai fazer intercâmbio, estudar fora, etc;
  • Para pagar algum serviço em outro país.
3. É seguro transferir o dinheiro via Transferwise?

O TransferWise garante 100% de segurança nas transferências feitas por meio do aplicativo. Nós já utilizamos o site para transferir dinheiro entre alguns países na Europa e funcionou perfeitamente.

A TransferWise é autorizada pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, o que dá uma certa credibilidade.  Além disto, você será notificado via e-mail a cada estágio de sua transferência.

“Para evitar problemas de lavagem de dinheiro, Taavet afirma que, ao fazer o cadastro de um cliente, a empresa pede todas as informações que a regulamentação do país exige, inclusive aquelas relativas à lavagem de dinheiro.” (Estadão)

4. Como faço para utilizar o Transferwise?

O primeiro passo é se cadastrar no Transferwise. Para isto, clique neste link.

Depois de se cadastrar, siga os passos abaixo:

  1. Digite o valor a ser transferido (em Reais). Na mesma tela, você já fica sabendo quanto será depositado na conta de destino na moeda que você escolheu.  Além disto é exbido o câmbio estimado e a taxa cobrada.
    Calculadora do TransferWise
  2. Informe os seus dados (nome, CPF, endereço, etc);
  3. Informe o número da conta de banco no exterior para a qual o dinheiro deve ser enviado. Lembramos que esta conta não precisa estar no seu nome. Se você não souber o código IBAN do destinatário, informe o e-mail do beneficiário para que ele mesmo passe a informação.
  4. Confirme os dados exibidos pelo sistema;
  5. O sistema enviará um boleto bancário com código de barras para ser pago no prazo de mais ou menos 24 horas. Efetuado o pagamento, o sistema envia um e-mail para você confirmando em que data o dinheiro cairá na conta destino.
Ganhe uma graninha indicando o TransferWise para seus amigos!

Olha só que interessante, além de economizar com o TransferWise, você ainda pode ganhar um dinheirinho indicando a empresa para seus amigos. Bom não é!?

Funciona assim. Depois que você se cadastrar e utilizar o TransferWise, você pode utilizar a opção CONVIDAR AMIGOS no menu principal do site para enviar um e-mail para os seus amigos conhecerem e utilizarem este método de transferência de dinheiro.

TransferWise: convidar amigos!

Caso algum de seus amigos venha a se cadastrar através do link enviado por você e, fizer uma transferência acima de um determinado valor (£200), você ganhará uma £15. Isto é válido para cada um dos amigos convidados. Ou seja, se 10 amigos se cadastrarem e efetuarem uma transferência, você ganhará £150.

E o amigo que você convidou também sai ganhando. O bônus dele também é de £15, porém, em crédito de transferência. Ou seja, no fim, todos ganham!

E aí, está esperando o que? Cadastre-se hoje mesmo no TransferWise e pague um valor justo para enviar dinheiro do Brasil para o exterior e vice-versa.

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

2 comentários em “TransferWise: como enviar dinheiro para o Exterior pagando bem menos?

  • novembro 1, 2016 em 2:04 pm
    Permalink

    este serviço dá para todos os países?
    Se enviar do Brasil para Portugal funciona?
    Tem que declarar/pagar algum imposto?
    Obrigada
    Cristiane

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 1, 2016 em 3:51 pm
      Permalink

      Olá Cristiane,
      Sim, funciona sim, você pode transferir do Brasil para Portugal e vice-versa.
      O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) já está incluso na transação.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *