Viagem para os Estados Unidos: VIsto x Per. de Permanência

Este post é para você que está preparando aquela tão sonhada primeira viagem para os Estados Unidos. Há duas coisas muito importantes que você entender antes de começar a preparar as malas: a diferença entre visto e período de permanência nos Estados Unidos.

Apesar de muitas pessoas confundirem, os termos representam coisas bem diferentes e, cada um tem algumas peculiaridades que você precisa entender.

O que é o Visto?

O Visto é a primeira coisa com a qual você deve se preocupar quando pensar em fazer a sua viagem para os Estados Unidos. Sem o visto você não pode nem pensar em deixar o País em direção à Terra do Tio Sam, ele é um documento oficial que é anexado em uma página do seu passaporte.

O Visto é uma “autorização” para que você possa viajar até um dos portos de entrada dos Estados Unidos da América (aeroporto internacional, porto marítimo ou fronteira).

Com esta autorização em mãos você pode – ao desembarcar ou chegar a uma fronteira – solicitar permissão a um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) para entrar e permanecer temporariamente no País.

O que é o Período de Permanência em uma viagem para os Estados Unidos?

O Período de permanência nada mais é do que o número de dias que o cidadão brasileiro pode permanecer em território americano durante sua viagem para os Estados Unidos.

Este número de dias (normalmente 6 meses para turistas) é determinado pelos oficiais do Departamento de Segurança Nacional (DHS), e pelos Oficiais do Serviço de Alfândegas e Fronteiras (CBP – Customs and Border Protection) no primeiro porto de entrada no País.

Ex: Se você desembarcou nos Estados Unidos no dia 15/01 e o oficial do Serviço de Alfândegas e Fronteira autorizou a sua permanência no país por 6 meses, isto significa que, a partir do dia 16/07, você já se encontra fora do seu período de permanência legalmente autorizado.

É interessante saber que o porto de entrada não precisa ser necessariamente dentro de território americano, fisicamente falando. Por exemplo, se o seu voo para os Estados Unidos passa pelo Canadá antes de entrar no País, pode ser que você seja entrevistado pela imigração em território canadense. Já aconteceu comigo! 😉

Para ficar mais claro a diferença entre visto e período de permanência, podemos explicar da seguinte maneira:

O visto é um documento que tem um período de validade longo (10 anos, no caso do turista, por exemplo). Já o período de permanência é definido a cada viagem para os Estados Unidos, ou seja, a cada entrada do cidadão em território americano. Isto quer dizer que, durante o prazo de validade de um visto, você poderá obter autorização para vários períodos de permanência nos Estados Unidos.

Viagem para os Estados Unidos: Período de permanência x visto

E  mais importante, não confunda, jamais, a data de vencimento do visto com o período autorizado de permanência nos EUA!

Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao período de permanência, não deixe de ler o post Viagens para os Estados Unidos: quanto tempo posso ficar? onde nós detalhamos como ocorre o processo e como você pode saber qual o seu período de permanência.

Fonte: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

10 comentários em “Viagem para os Estados Unidos: VIsto x Per. de Permanência

  • junho 22, 2016 em 10:38 pm
    Permalink

    Olá! Estou indo para os Estados Unidos no próximo mês e estou com uma dúvida. Meu visto é de turista e sei que posso ficar no máximo 180 dias a cada um ano. Esse período de um ano começa a contar quando entro no país pela primeira vez ou quando recebi meu visto? Quero ficar lá o máximo de tempo possível, mas não sei pra quando compro a passagem de volta por causa dessa dúvida. Entrei lá pela primeira vez em Dezembro de 2015 e passei 14 dias. Ficarei muito grata se alguém aqui puder me ajudar. Mandei email para o consulado, mas não responderam a minha dúvida.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      junho 23, 2016 em 5:13 pm
      Permalink

      Olá Marcia,
      Você pode me dizer onde obteve esta informação de que pode ficar nos EUA no máximo 180 dias a cada ano? Não me lembro de ter lido esta regra em nenhum lugar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • julho 3, 2016 em 12:46 am
        Permalink

        oi Marlise! Eu li isso em algum lugar, mas te confesso que não sei onde. Na primeira vez que entrei nos Estados Unidos me deram exatamente este tempo pra ficar, mas usei só quatorze dias. Vc tem outra informação? Estou confusa em relação a tudo isso, se vcs tiverem outras informações talvez possam me ajudar a entender melhor quanto tempo posso ficar. Uma outra ddúvidaque tenho é se consigo trocar meu visto de turista para estudante enquanto estiver lá? Alguém aqui sabe se isso é possível?

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 3, 2016 em 10:21 am
          Permalink

          Olá Marcia,
          Então, até onde sei não há este limite de tempo anual como você citou, o que deve haver é bom senso! Como explico no texto, o visto tem validade de 10 anos e durante este 10 anos você pode entrar nos EUA quantas vezes quiser. Só que cada vez que você chegar láq, o oficial da imigração vai dizer quanto tempo você pode ficar legalmente lá naquela viagem. Em geral o brasileiro tem recebido 6 meses. Eu, como tenho passaporte italiano, por exemplo, não posso ficar os 6 meses porque, em geral, eles me dão só 3 meses. Ou seja, digamos que você viajou em fevereiro p/ lá e o oficial te deu 6 meses. Você ficou 14 dias e voltou p casa correto? Se você resolver viajar p lá em Agosto, provavelmente ele te dará os mesmos 6 meses, ou seja, a partir do dia q vc entrou no país você pode ficar legalmente 6 meses. Daí você ficou digamos 1 mês. Em Janeiro de 2017 vc resolve ir novamente, provável que o oficial te dará os 6 meses novamente.
          Agora, obviamente que se você for e ficar 5 meses e 25 dias. Sai do país e dali 15 dias volta de novo, é até possível que ele te deixe entrar e ficar mais os 6 meses. Agora se isto se torna repetitivo, ele pode desconfiar que você está morando lá e tentando burlar a imigração, concorda? Por isto digo que é pre
          ciso ter bom senso.
          Sim, você pode trocar o visto mas, pelo que me informaram pode sair mais caro. Já escrevi sobre isto no blog.
          http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/visto-americano-de-estudante-como-obter-nos-eua/
          Espero ter ajudado!
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • Pingback: Viagem Internacional: dez informações importantes para você!

  • setembro 14, 2015 em 12:47 pm
    Permalink

    Oi Marlise adoro seu blog, você nos ajuda muito. Parabéns.
    Mas eu fiquei com uma dúvida. Você saberia me responder se, se eu passar uma temporada de 6 meses nos E.U. e depois voltar pro Brasil. Quanto tempo eu tenho que esperar no Brasil pra voltar aos E.U.?
    Obrigada.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 11:01 pm
      Permalink

      Olá Mari,
      Muito obrigada. Olha, até onde já pesquisei sobre o assunto, não há um tempo definido entre uma viagem e outra aos EUA. O que tem que haver é bom senso pois se a pessoa vai e volta muitas vezes o pessoal da imigração pode acabar querendo mais informações sobre isto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • novembro 18, 2015 em 10:24 am
        Permalink

        Preciso trabalhar nos estados unidos para uma empresa com sede lá por um periodo de um ano, porém farei varias viagens com permanencia la por um mes apenas e com intervalos de uma semana. Ou seja, viajo do Brasil para US no inicio do mes, fico la o mes todo e volto para o Brasil apos 4 semanas. Fico no Brasil por uma semana e viajo novamente para US. Isso se repetira por 1 ano. Posso contar com meu visto (que é valido ate 2020) para isso? Preciso de um visto de trabalho ou algum visto especial neste caso?

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          novembro 18, 2015 em 3:35 pm
          Permalink

          Olá Daniel,
          Como vai? Boa pergunta! É um caso bem atípico, sinceramente não sei se você poderia usar o visto de turismo para isto, afinal, o próprio nome diz, turismo! E você está indo para os Estados Unidos a trabalho. Acredito que você vai precisar de um visto específico p isto. Sugiro que você entre em contato com um dos nossos parceiros, a Velvisa (http://vistosedicasdeviagem.com/cupom-de-desconto-para-leitores-do-blog/), eles vão poder te informar qual a melhor solução p seu caso.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *