Viagens para os Estados Unidos: quanto tempo posso ficar?

Período de permanência, como já explicamos no post Viagem para os Estados Unidos: visto x período de permanência, é o número de dias que um viajante pode permanecer no País durante suas viagens para os Estados Unidos. Isto mesmo, a cada viagem o processo se repete: ao passar pela alfândega, o oficial analisa seus documentos e carimba a autorização de permanência por um determinado período na Terra do Tio Sam.

Para esclarecer ainda mais este assunto, preparamos este post com algumas informações importantes, especialmente, para quem está prestes a embarcar para a primeira de muitas viagens para os Estados Unidos.

Período de Permanência durante suas viagens para os Estados Unidos

1)    Quando você fica sabendo quanto tempo pode permanecer nos EUA?

No momento em que você desembarcar ou passar por alguma fronteira americana, os oficiais da CBP vão verificar seu passaporte, fazer alguma pergunta a você, caso queiram.

Até pouco tempo os oficiais, quando a entrada do viajante era autorizada, os oficiais grampeavam um cartão branco chamado cartão de chegada/saída I-94 no passaporte. Nesse cartão, era registrado tanto a data de chegada quanto a data de saída dos EUA, ou seja, o dia em que você deveria deixar o País. Agora, eles carimbam no passaporte. Mas, ainda é possível, caso você tenha dúvida, imprimir o I-94 por meio deste link.

Na figura abaixo, por exemplo, há dois carimbos de viagens para os Estados Unidos. A primeira, em dezembro de 2010 e a segunda em Dezembro de 2014. Observe que em ambos os carimbos, há sempre a data de entrada no país e a data em que você deverá deixá-lo. E, claro, a assinatura do oficial da imigração.

Viagens para os Estados Unidos: autorização de permanência

2)    O período de permanência é o mesmo para todas as pessoas e em todas as viagens para os Estados Unidos?

Não, em geral os turistas são autorizados a permanecer somente 6 meses no País mas, alguns estudantes, pessoas que fazem intercâmbio, e trabalhadores temporários (ex.: diplomatas estrangeiros) serão admitidos por um prazo indeterminado (“duration of status”), ou seja, o indivíduo poderá permanecer nos EUA durante o período em que estiver estudando ou trabalhando.

3)    Se você perceber que seu passaporte brasileiro vai vencer durante o período de permanência de uma de suas viagens para os Estados Unidos, poderá embarcar assim mesmo?

Não, o ideal é que você providencie um novo passaporte brasileiro antes de embarcar pois seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.

4) Se, por acaso, você não encontrar a data de saída do país carimbada no passaporte. Como pode verificar qual o seu prazo?

Caso você não visualize a data de saída no seu passaporte, basta você verificar qual o seu tipo de visto. Cada tipo tem um tempo definido. Se ainda assim tiver dúvida, basta imprimir o I-94 por meio deste link, lá consta a sua data de saída.

Ficou claro o que é e como funciona o período de permanência nos Estados Unidos? Se você tem alguma dúvida, manda para a gente, teremos o maior prazer em responder.

Fonte: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

96 comentários em “Viagens para os Estados Unidos: quanto tempo posso ficar?

  • novembro 21, 2016 em 1:42 pm
    Permalink

    Olá!Eu não entendi a parte que eu vou saber quanto tempo eu poderei permanecer no país,como posso comprar as passagens de ida e volta com antecedência para determinada data se ela vai ser dada depois que ele carimbar o passaporte?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 21, 2016 em 2:42 pm
      Permalink

      Olá Stephanie,
      Como cito no artigo, em geral o prazo que se dá aos brasileiros é de 6 meses. Eventualmente, pode acontecer de um ou outro por algum motivo, receber menos. Mas se você vai a passeio, normalmente você fica 15, 20 ou 30 dias correto?
      Então você compra passagem para o prazo que pretende ficar lá. Eles vão ver que você está chegando naquela data e que pretende ficar lá por x dias. Normalmente vão te perguntar o que vai fazer lá, onde vai ficar, etc, e vai carimbar seu passaporte. Dificilmente te darão um prazo menor do que os seus dias de viagem, a menos que tenham algum motivo para desconfiar de algo.Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • novembro 17, 2016 em 7:46 pm
    Permalink

    Ola, estou com uma duvida.
    Semana que vem vou solicitar o visto, porem só posso viajar daqui 6 meses. Assim que o visto de turista for aprovado eles me determina a data máxima que eu tenho que viajar?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 20, 2016 em 9:02 pm
      Permalink

      Olá Gleice,
      O visto tem uma validade de 10 anos. Durante este período, você pode viajar quando quiser aos Estados Unidos.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 17, 2016 em 11:56 pm
      Permalink

      Olá Nicolas,
      O visto de turisto, como o próprio nome diz, é para fazer turismo. Se você quer ir estudar, tem que pedir o visto de estudante.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • novembro 7, 2016 em 5:27 pm
    Permalink

    Olá tenho o visto de turista e vou viajar em Dezembro para Chicago com retorno ao Brasil em Março, porém em Abril (1 mês e meio mais ou menos) preciso retornar para Chicago. Terei algum problema para entrar novamente no EUA em um curto prazo no Brasil?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 7, 2016 em 9:26 pm
      Permalink

      Olá Anna Paula,
      Até onde já li sobre o assunto não há um tempo definido entre uma viagem e outra aos EUA. Imagino que não tenha problema algum. Obviamente que se isto se torna frequente pode chamar a atenção dos agentes alfandegários e eles quererem que você justifique mas uma ou duas vezes, não vejo problema.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 30, 2016 em 12:20 am
    Permalink

    Ola, eu voltei de Los Angeles esse mês e recebi uma oportunidade de viajar pra eu Europa por um ótimo preço em Janeiro. Sendo que esse voo faz escala nos EUA (NY). E a minha vontade era voltar de lá e passar 1 mês turistando por NY. Então eu queria saber se quando eu voltar da Europa e fazer conexão em NY eu vou passar pela imigração e se vou ter direito a ficar 6 meses também? Ou em caso de conexão o limite de tempo permitido nos EUA é diferente?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 30, 2016 em 11:54 am
      Permalink

      Olá Lucas,
      Sim, você vai passar pela imigração. Quanto ao tempo, até onde eu sei, é o mesmo, não importa de onde você está chegando.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • outubro 14, 2016 em 9:33 pm
    Permalink

    Olá, estarei viajando para os estados unidos dia 15 de dezembro, porem não sei ao certo quanto tempo ficarei por lá, mas pretendo ficar até fevereiro….
    Posso comprar a passagem com esse longo período de tempo (dezembro a fevereiro) sem ter problemas com a imigração?
    ou teria que comprar a passagem por um período mais curto e depois remarcar a passagem de volta?

    Aguardo a resposta.
    desde já Obrigado

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 17, 2016 em 11:41 am
      Permalink

      Olá Júnior,
      Teoricamente você pode comprar passagens para ficar 2 meses fazendo turismo nos Estados Unidos. Afinal o prazo dados aos brasileiros tem sido de 6 meses no país. Agora se você vai ter ou não problema com a imigração não tenho como te responder, vai depender do agente da imigração que te atender.
      Att, Marlise V.Montello

      Resposta
  • outubro 3, 2016 em 11:26 pm
    Permalink

    ola vou em março para orlando .é possivel fazer ja os processos de aprovação pelo consulado ou se eu fizer ja e eles me der 6 meses vai começar a contar desde ja, ou só começa a contar quando eu entrar no país? obrigado desde ja

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 7, 2016 em 4:48 pm
      Permalink

      Olá Jhony,
      Desculpa mas eu não entendi sua dúvida. Quem define o prazo de permanência são os oficiais da imigração quando vc chega no aeroporto nos EUA, não o consulado.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • setembro 22, 2016 em 6:22 am
    Permalink

    Olá!
    Com passaporte europeu só posso ficar 3 meses nos EUA?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 22, 2016 em 10:27 pm
      Permalink

      Olá Ana Maria,
      Sim, em geral é este o prazo que a imigração dá p/ quem entra nos EUA com o ESTA, 90 dias!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • outubro 3, 2016 em 12:15 am
      Permalink

      Com o visto de turista regressando ao Brasil, quando tempo posso regressar para o estados unidos ?

      Resposta
      • Marlise V. Montello
        outubro 3, 2016 em 9:38 am
        Permalink

        Olá Alberto,
        Ate onde sei não há um intervalo mínimo.
        Att, Marlise V. Montello

        Resposta
  • Pingback: Dúvidas frequentes sobre a alteração do status do visto - Acontece no Vale

  • julho 26, 2016 em 12:09 am
    Permalink

    Boa Noite
    Gostaria de obter uma orientação, estive em Outubro no Estados Unidos e fiquei 15 días , agora no mes de Abril voltei la e fiquei por quase tres meses, gostaria de de saber se posso ir outra vez em Setembro ou corro o risco de ser barrada pelo curto espaço de tempo???? Tem prazo minimo para retornar??? Ou posso ficar tranquila em relaçao a prazo???
    Obg pela atençao
    Sheyla Cavalcanti

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 26, 2016 em 8:04 am
      Permalink

      Olá Sheyla,
      Até onde sei não há prazo mínimo entre uma viagem e outra p/ os Estados Unidos. O que deve haver é bom senso, se a pessoa começa a entrar e sair do país constantemente, isto pode alertar as autoridades de imigração e eles resolverem indagar porque a pessoa está viajando tanto para o país.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 9, 2016 em 5:26 pm
    Permalink

    Estando como turista pode-se trabalhar?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 9, 2016 em 10:35 pm
      Permalink

      Olá Tânia,
      Legalmente não… o próprio nome do visto já indica que a pessoa está indo para os EUA para fazer turismo.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 9, 2016 em 2:54 pm
    Permalink

    Oi, tudo bem, vc disse que a permanência mínima nos EUA é de 6 meses, mas no exemplo dado consta 3 meses, de dez/2010 a março de 2011.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 9, 2016 em 10:37 pm
      Permalink

      Olá Tânia,
      Como eu escrevi, para brasileiros, em geral, os oficiais da imigração tem permitido a permanência de até 6 meses. O exemplo (figura) é o meu passaporte, só que eu entro nos EUA como cidadã europeia (dupla nacionalidade) e neste caso, eles me dão no máximo 90 dias.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • abril 9, 2016 em 12:31 am
    Permalink

    Boa Noite,
    Em 2001 viajei para os Estados Unidos e acabei passando da permanência e decidi ficar, morando lá por 9 anos. Quando retornei meu passaporte não foi carimbado na saída. Estou querendo retornar a passeio e levar os filhos na Disney e não queria passar constrangimento na reentrada. Quais são as minhas chances de conseguir o visto? Pois sei que terei que informar o número do meu social security no formulário de solicitação e assim irão saber quanto tempo estive na América.
    Obrigado.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      abril 11, 2016 em 9:10 am
      Permalink

      Olá Antonio,
      Não tenho como responder sua dúvida, não tenho nenhuma relação com o consulado americano. Só você tentando p/ saber se conseguirá ou não. Tenho uma amiga que passou pela sua situação e conseguiu o visto normalmente mas não sei se isto acontece com todos.
      Atenciosamente,
      Marlise V.Montello

      Resposta
  • abril 7, 2016 em 2:43 am
    Permalink

    Olá Marlise,

    Parabéns pela iniciativa. Se me permite gostaria de deixar minha opinião quanto algumas dúvidas do pessoal.

    Já viajei aos EUA algumas vezes bem como para outros países e sempre disse a verdade.

    Muitos de vocês tiveram as mesmas dúvidas que eu quanto ao tempo de permanência real e o que falar ao oficial consular. Minha sugestão é. NÃO MITAM e nem omitem nada. Como já dito aqui neste blog, normalmente “ganhamos” 6 meses de permanência lá através do visto de Turismo, mas isso não significa que você vai dizer que irá ficar apenas alguns dias e ficar meses, pois embora você não tenha problemas “hoje” poderá ter sérios problemas quando retornar. Quem te garante que nada foi anotado quando você disse na imigração que iria ficar apenas alguns dias e ficou mais. Além de você correr o risco de ser barrado numa outra oportunidade poderá perder se visto… Lembre-se, o visto não é um direito, mas sim um benefício com prazo para expirar. Se não deve não precisa temer. Respeite as leis deles, do contrário você poderá se dar muito mal.

    Boa sorte!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      abril 7, 2016 em 9:26 pm
      Permalink

      Olá Rafael,
      Obrigada pela sua contribuição!
      Concordo plenamente com você, falar a verdade é sempre a melhor opção. Acho que falei isto várias vezes, porém, não de forma tão direta quanto você.
      Volte sempre ao blog!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • julho 15, 2016 em 2:53 pm
      Permalink

      aconteceu isso comigo fui para ficar 7 dias porem saiu um dinheiro pra mim no Brasil. dai tive condição financeira para passar mais tempo, liguei para minha agente de viagem e ela remarcou a volta e retornei apenas com 42 dias .
      quero ir agora em agosto para fazer compras.
      será que terei problemas na imigração?

      Resposta
      • Marlise V. Montello
        julho 15, 2016 em 4:19 pm
        Permalink

        Olá Natalia,
        Mesmo você tendo ido p ficar somente 7 dias, isto não quer dizer que o agente da alfândega te deu somente 7 dias. P/ brasileiros, em geral, eles dão 6 meses. Eu, por exemplo, fui aos EUA há 2 meses e quando ele me perguntou quanto tempo ficaria, respondi 10 dias. No entanto ele carimbou 90 dias (pois eu estava com passaporte europeu, não brasileiro). Imagino que o mesmo deva ter acontecido com você, verifique no seu passaporte.
        Att, Marlise V. Montello

        Resposta
        • julho 15, 2016 em 6:59 pm
          Permalink

          sim foi carimbado 6 meses
          o que acho que vai dar problemas é pq falei que iria ficar apenas 7 dias e fiquei 46 dias

          Resposta
          • Marlise V. Montello
            julho 16, 2016 em 11:34 am
            Permalink

            Olá Natalia,
            Não acredito que eles anotem tudo que a gente fala p eles. Se foi carimbado 6 meses este é o tempo que você podia ficar lá. Não vejo motivo algum p você ter problema.
            Att, Marlise V. Montello

            Resposta
  • abril 1, 2016 em 5:14 pm
    Permalink

    Olá..
    fui para Orlando como turista em fev/2014 e quando estava pra vencer minha permanência troquei meu status para estudante dei beca na minha mudança de status pois Vim embora para o Brasil em Dec/2015. Tenha meu visto de turista normal no passaporte e agora quero ir para Nova York como turista. Vou ter problemas com a imigração pois fiquei la quase 2 anos (legalmente), voltei faz 4 meses e agora quero ir como turista pra outro estado? Obrigada

    Resposta
  • março 31, 2016 em 12:08 am
    Permalink

    Boa noite! Irei para USA dia 16/04 e volto dia 11/08, quase 4 meses. Na imigração devo falar a verdade ou falo que vou ficar menos dias?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 31, 2016 em 2:00 pm
      Permalink

      Olá Alex,
      Você vai com a passagem de volta, correto? Então não tem nem como dizer que vai voltar antes. 😉
      Boa viagem!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • abril 7, 2016 em 2:30 am
      Permalink

      Fale a verdade. É a melhor maneira, pois no máximo que vão fazer é mandar você de volta sem prejudicar em nada, mas se você mentir e eles descobrirem ou desconfiarem, além de você voltar eles podem cancelar seu visto por um bommm tempo. Transparência sempre, pois se realmente você vai e voltará, não tem porque ficar inventando moda. Apenas certifique-se que consegue comprovar que tem condições financeiras para se manter lá. Simples.

      Resposta
  • março 29, 2016 em 5:45 am
    Permalink

    Corro o risco de perder meu visto de turista ou ter minha próxima entrada no país dificultada caso eu ultrapasse os 6 meses de permanência máxima? Quais são as possíveis consequências caso eu extrapole a permanência máxima?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 29, 2016 em 8:45 am
      Permalink

      Olá Alex,
      É um pouco difícil prever o que pode acontecer. Nunca encontrei nada por escrito dizendo o que pode ou não acontecer. Pode ser que não aconteça nada (já vi casos assim) ou pode ser que eles te deem algum tipo de punição como não poder voltar ao país por algum tempo.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • abril 27, 2016 em 2:46 pm
      Permalink

      Se vc ultrapassar o tempo que a imigração de ter de permanência, você estará ilegal se te pegarem você será deportado para o BR, caso volte por vontade própria após o prazo não acontecerá provavelmente nada, porém você não poderá retornar mais aos EUA.

      Resposta
      • Marlise V. Montello
        abril 28, 2016 em 3:05 pm
        Permalink

        Olá Tânia,
        Obrigada pela ajuda mas esta questão é bem mais complexa do que parece. Já vi pessoas ficarem algum tempo ilegal, voltar por vontade própria p/ o Brasil e um ano depois solicitarem o visto e conseguirem. Assim como já vi acontecer o que você disse, não poder mais retornar.
        Por isto é tão difícil responder certas questões neste assunto e, claro, o ideal seria se todos pudessem ir e ficar legais no país. Pena que isto seja tão complicado.
        Att, Marlise V. Montello

        Resposta
  • março 25, 2016 em 8:24 pm
    Permalink

    Tenho passagens compradas para os EUA com a ida em 11/08/16 e a volta 08/02/16, ou seja, 182 dias de intervalo entre as duas datas. Isso pode me causar problemas com a imigração na entrada, uma vez que ultrapassa em 2 dias os 6 meses?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 26, 2016 em 7:28 pm
      Permalink

      Olá Hailton,
      Desculpa mas não tenho como responder sua dúvida. Em geral eles dão 6 meses p/ brasileiros e este é o prazo legal para ficar lá. Agora o que a imigração pode considerar, sinceramente, não tenho como te responder porque, na verdade, quem define o prazo que você pode ficar lá são eles. Eu sugiro que você leve documentos que justifiquem o seu período lá, caso eles queiram criar algum tipo de problema.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 22, 2016 em 2:45 am
    Permalink

    ola gostaria de saber o risco de ser barrado na imigração dos u.s.a pois voltei de boston no final de outubro depois de ficar 4 meses la,tenho visto de turista e pretendo voltar dia 12 de abril,vou ficar na casa de amigos que já tem a cidadania e sera a 4 vez que irei para boston(as outras 2 vezes fiquei 15 dias)

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 23, 2016 em 4:56 pm
      Permalink

      Olá Claudio
      Não tenho como responder sua pergunta em relação ao risco de ser barrado.
      Até onde sei, você tendo visto válido, você pode viajar aos EUA quantas vezes quiser. Obviamente, se isto se torna muito frequente pode levantar suspeitas e o pessoal da imigração querer saber o que você está indo fazer lá.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 21, 2016 em 11:40 pm
    Permalink

    Olá,li o seu blog e tenho uma dúvida,estou me programando para ir a Austin no Texas,porém no dia da minha entrevista disse que iria a New York e coloquei uma data de 15 dias,porém gostaria de ficar mais tempo em Austin dentro do prazo de 6 meses,pois meu noivo está a negocios,gostaria de saber se entro como turista com uma passagem para 15 dias,e coloco que vou ficar hospedada em um hostel,ou se falo que pretendo ficar com ele,por uns 3 meses,qual seria a melhor opção?pois no dia da entrevista disse que não conhecia ninguém por lá.E quanto a passagem ,no caso de eu falar que vou ficar com ele coloco só para 15 dias ou extendo para 3 meses?Obrigada,estou no aguardo!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 23, 2016 em 4:53 pm
      Permalink

      Olá Caroline,
      Desculpa mas não entendi o seu problema. Você já fez a entrevista e já obteve o visto, correto?
      Se sim, você pode viajar aos Estados Unidos quando quiser e ficar lá o tempo que o pessoal da imigração (ao entrar no país) te der (para brasileiros eles tem dado os 6 meses de autorização). Se você comprar uma passagem p/ 15 dias sendo que na verdade pretende ficar 3 meses, você terá que remarcar a volta e pagar uma grana por isto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 15, 2016 em 11:45 am
    Permalink

    Bom dia…eu pretendo ir pro EUA em Janeiro..ou um pouco antes…em fim…vou como turista..no caso tenho prazo de 6 meses pra ficar lá
    ..e quero saber como faço pra renovar mais 6 meses…estando la…me ajude….obrigadoo

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 15, 2016 em 10:48 pm
      Permalink

      Olá Tainá,
      Sei que é possível tentar renovar o visto mas ainda não tenho todas as informações, por isto não escrevi ainda. Assim que tiver, escreverei sobre o assunto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 15, 2016 em 12:40 am
    Permalink

    Excelente post, parabéns!!!!!
    Gostaria de tirar um pequena dúvida.
    Tenho uma viagem marcada para 01/05/2016 para Itália, onde saio de Brasília e farei conexões nos aeroportos de miami, Nova York, Londres e enfim chegarei em Milão (03/05/2016)!!!!!!
    No dia 15/05/2016 voltamos de Milão para MIAMI onde vamos permanecer por 7 dias até 21/05/2016 quando retornamos para o Brasil. Já estamos com passagens de ida e volta, hotéis reservados em todos os destinos na Europa e Miami e também seguro viagem para todo o período dessa viagem.
    Até o momento serão 2 entradas e saídas no Estados Unidos na ida e volta.
    Agora que vem a minha dúvida, pretendo leva-la para conhecer Nova York por 6 dias, já que na ida a conexão é de apenas 3 horas, mas pretendo ir no dia 23/05/2016 e retornar dia 30/05/2016, será que posso ter algum problema nesta viagem para Nova York tendo em vista que já entrei e sai duas vezes no mesmo mês?
    Conhece algum caso de varias entradas e saídas nos Estados Unidos em um único mês para turismo?

    Desde já agradeço a atenção!!!!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 15, 2016 em 9:15 am
      Permalink

      Olá Marcelo,
      Teoricamente não há problema algum em em entrar e sair dos EUA mais de uma vez por mês, até porque você vai apresentar todas as passagens de ida e volta, correto? Creio que a imigração começa a criar problemas quando isto se torna muito frequente não esporadicamente, como me parecer ser o seu caso. Há 4 anos eu fui a NY em Novembro e voltei p/ o Colorado em Janeiro e não tive problema algum.
      Boa viagem! 😉
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 11, 2016 em 3:48 pm
    Permalink

    Olá, muito interessante o seu artigo. Eu quero ficar 6 meses nos EUA, legalmente, com visto de turista. Percebi que algumas pessoas falam que vão para a Disney, mas quando chegam nos EUA, conseguem permanência de 6 meses. Se eu falar que vou ficar 6 meses nos EUA, talvez o cônsul rejeite, diferente da imigração em Orlando.
    Comunicando que vou ficar 1 mês nos EUA, vou conseguir um visto de turista sem a data de ida e retorno, correto? Quem vai dizer o tempo de permanência será o agente imigratório nos EUA? Porque eu vou precisar colocar a data de ida no DS160.
    Se puder esclarecer essas dúvidas, eu ficaria muito grato.
    Grande Abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 11, 2016 em 5:45 pm
      Permalink

      Olá Marcelo,
      Muito obrigada!
      Olha só, quando você solicitar o visto você não necessariamente precisa ter todos os dados da sua viagem. Você vai informar que pretende viajar aos EUA, ou seja, você não precisa dizer que vai ficar 15 dias ou 90, entende? Olha a observação que tem no texto “Esta data [da viagem] é apenas uma previsão, não é necessário já estar com as passagens compradas. Muito pelo contrário, recomenda-se comprar as passagens somente depois que já tiver o visto em mãos.”
      Quando você chega aos Estados Unidos é que o os agentes da imigração vão liberar a sua entrada e definir o tempo que você pode ficar lá. Este tempo, em geral, é de 6 meses para os brasileiros.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Se você puder classificar o artigo clicando nas estrelinhas (linha azul abaixo do texto), agradeço.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 8, 2016 em 6:42 pm
    Permalink

    Olá tenho uma dúvida! Gostaria de passar 4 meses com meus filhos para estudarem nos EUA, sou aposentado. Tem algum problema eu falar isso na imigração que eu vou levar meus filhos para estudar?
    Preciso de visto de estudante para eles, pois não é necessário visto nas escolas. Grato

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      março 9, 2016 em 10:15 am
      Permalink

      Ola Cesar,
      Se os seus filhos vão p/ estudar, até onde eu sei, é necessário visto de estudante. Mas, sugiro que você procure uma empresa especializada em visto p te informar melhor. No outro blog temos uma parceria com a Velvisa.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • fevereiro 6, 2016 em 3:25 am
    Permalink

    Olá meu Fui ao EUA em 2013 passei 13 dias do prazo de 6 meses , isso e fato que fiquei ilegal ?
    Quero ir lá esse mês , eu serei barrado ? Tenho família que tem cidadania americana , só passei esses dias do prazo por que perdi meu passaporte , preciso dessa informação , Obrigado , a um detalhe sou menor tenho 17 anos

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      fevereiro 6, 2016 em 2:29 pm
      Permalink

      Olá Fernando,
      Ficar além do prazo definido pela imigração, teoricamente, implica em ilegalidade mas, não tenho como responder esta sua dúvida pois não sou advogada de imigração. Eu, particularmente acredito que você não terá problemas mas não posso afirmar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 30, 2016 em 7:05 pm
    Permalink

    Vou viajar para a Canadá agora em fevereiro ( apenas por 1 Semana) e meu voo tem uma escala em Miami para troca de aeronave. Meu visto americano está ok, mas meu passaporte vale só até maio de 2016. Vou ter problemas nos EUA,?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      fevereiro 1, 2016 em 2:01 am
      Permalink

      Olá Gladys,
      Você não terá problema algum pois a validade do seu passaporte é maior do que o prazo que você vai ficar lá (fevereiro). Para os Estados Unidos não há a exigência dos 6 meses, como ocorre no países europeus. Veja o que diz a página da Embaixada dos EUA nos Brasil:
      “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.” (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html)
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 22, 2016 em 4:57 pm
    Permalink

    Olá, temos uma viagem programada para julho/2016 para Orlando (visitar o parque da Disney).Pagamos a taxa para retirar o visto e ainda não marcamos as entrevista ,caso não consigamos viajar nesse período , o que devemos fazer?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 25, 2016 em 1:31 pm
      Permalink

      Olá Osvaldo,
      Desculpa mas não entendi direito a sua dúvida. Você quer saber em relação ao visto? Se for, ele tem validade de 10 anos. Então você pode solicitá-lo agora e viajar em outra data, sem problemas.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • janeiro 25, 2016 em 6:15 pm
        Permalink

        Muito Obrigado, é que lá no formulário foi pedido a data da viagem, dai pensei que o visto seria somente para essa data. Mais li outras postagens e esclareci minhas dúvidas.
        parabéns pelo Blog.

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          janeiro 26, 2016 em 5:25 pm
          Permalink

          Por nada Osvaldo,
          Se você puder avaliar o artigo, agradeço. Basta clicar nas estrelinhas (Average Rating) logo depois to texto.
          Volte sempre ao blog!
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
  • janeiro 19, 2016 em 4:32 pm
    Permalink

    Olá Marlise

    gostei muito do post, foi bastante útil mas me surgiu uma dúvida. Quando vamos a intrevista no consulado para tirar o visto de turista o entrevistador geralmente pergunta quanto tempo vamos ficar, se eu disser que for 20 dias, caso aprovado, a validade do meu visto será de apenas 20 dias ou isso não influi em nada?

    Att, Letícia

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 21, 2016 em 10:52 pm
      Permalink

      Olá Letícia,
      A validade do visto é de 10 anos e isto não tem nenhuma relação com o número de dias que você diz na entrevista.
      Enquanto o visto é válido você pode viajar várias vezes para os EUA.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • janeiro 22, 2016 em 12:26 am
        Permalink

        Muito Obrigada, Sucesso.

        att, Letícia

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          janeiro 22, 2016 em 2:41 pm
          Permalink

          Obrigada Letícia!
          Se você puder avaliar o post, logo depois do artigo, tem umas estrelinhas, onde você pode escolher de 1 a 5. Isto ajuda na divulgação do blog.
          Grata, Marlise V. Montello

          Resposta
  • janeiro 19, 2016 em 7:06 am
    Permalink

    Ola Marlise 🙂
    Tenho uma duvida, em relacao ao tempo de permanecia no caso do meu passaporte.
    Voce saberia me informar?
    Tenho passaporte europeu, terei que utilizar somente uma autorizacao ESTA ( online mesmo ) e que libera um codigo que me permite viajar ao eua legalmente por 2 anos.
    Minha duvida é: Essa renovação feita a cada dois anos me permite morar os dois anos seguidos nos estados unidos
    ??

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 19, 2016 em 10:31 am
      Permalink

      Olá Veruska,
      Não, não sei qual o seu passaporte mas em geral, passaporte europeu tem permissão máxima de 90 dias. É este o período que você pode permanecer legalmente lá. É, na verdade, menor do que o período que um brasileiro pode ficar, por exemplo, que é de até 6 meses.
      A validade do ESTA (2 anos) só quer dizer que naquele período você não precisará solicitar outro ESTA.
      Ex: Se você solicitou o ESTA em fev/2015, ele vai ser válido até fev/2017. Ou seja, neste período você poderá viajar várias vezes aos EUA mas, só poderá ficar lá no país legalmente, o tempo que o oficial da imigração lhe permitir. Se você quiser viajar novamente em março/2017, o ESTA já não tem mais validade e você terá que solicitar outro.
      Falei sobre isto neste post: http://vistosedicasdeviagem.com/visa-waiver-isencao-visto-americano/
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 16, 2016 em 8:13 pm
    Permalink

    Tenho uma amiga que viajou para Estados Unidos foi conhecer uma pessoa, o prazo é de 6 meses se passar este prazo ela estará como clandestina. Se tiver como prorrogar qual o prazo máximo.

    Resposta
  • Pingback: Visto americano de estudante: como obtê-lo já estando nos EUA?

  • dezembro 17, 2015 em 11:40 pm
    Permalink

    Casei há um ano e meio. Depois disso, a primeira vez que iremos aos EUA será em Maio. O passaporte de minha esposa está para vencer e ela o renovará logo, mas já com nome de casada. Aí, ficará o passaporte com um nome e o visto com outro. Como proceder?
    O visto com nome de solteira é aceito, ao lado do passaporte com nome de casada?

    Obrigado!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      dezembro 18, 2015 em 4:32 pm
      Permalink

      Olá Leonardo,
      Acredito que sim, pelo menos é esta a orientação, levar os dois passaporte, o antigo (como o visto) e o novo. Em todo caso, eu levaria uma cópia da certidão de casamento. Prevenção nunca é demais, não é mesmo!
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • Pingback: Visto Americano de Turista: o que é permitido fazer nos EUA?

  • setembro 13, 2015 em 7:41 pm
    Permalink

    Boa tarde gostaria de saber.pretendo fica nos USA durante 4 meses tem risco e pretendo volta ao Brasil. E s depois volta tem risco de wi ser barrado quando volta para América

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      novembro 12, 2015 em 11:06 pm
      Permalink

      Olá Marcos,
      Olha, até onde já pesquisei sobre o assunto, não há um tempo definido entre uma viagem e outra aos EUA. O que tem que haver é bom senso pois se a pessoa vai e volta muitas vezes o pessoal da imigração pode acabar querendo mais informações sobre isto.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 20, 2015 em 12:27 pm
    Permalink

    ola gostaria de saber quais documentos devo apresentar para requisicao de visto de turista, sou redidente no japao a 25 anos eu queria muito conhecer o usa tenho uma prima que tem gren card pois mora a muitos anos e tambem e casada com americano,seria necessario eu pedir algum documento deles, pois meu motivo de viajem seria mesmo conhecer e ficar ao menos um mes, pois aqui as firmas nao oferecem ferias longas. Entao seria para descansar e passear. Fico no aguardo da resposta meu muito obrigada desde ja sonia regina

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 21, 2015 em 1:09 pm
      Permalink

      Olá Sônia Regina,
      Estou escrevendo um post sobre o visto americano, fica de olho no blog que até a semana que vem deve estar no ar ok?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 19, 2015 em 9:33 pm
    Permalink

    Olá, tem como uma pessoa que está no EUA, e o passaporte já venceu. Tem como renovar sem voltar ao Brasil? Obrigada!

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 21, 2015 em 1:09 pm
      Permalink

      Olá Laudissei,
      Você deve procurar o consulado brasileiro no local onde você está.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 18, 2015 em 9:16 pm
    Permalink

    E uma pessoa que vai com frequência em curto espaço de tempo. Corre o risco de ter a entrada no país barrada? Por exemplo, tenho ido a cada 3 meses. A passeio, fico em casa de amigos e respeito o período de permanência.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:34 am
      Permalink

      Olá Selma,
      Desculpa a demora para respondê-la.
      Olha, teoricamente, não há problema. Mas, eventualmente, os agentes da imigração podem achar estranho você entrar no país com tanta frequência e criar algum dificuldade para você, como, por exemplo, barrar a sua entrada.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 18, 2015 em 1:48 pm
    Permalink

    minha permanência vence dia 27/8/15 , tem como pedir uma extençao ?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 7, 2015 em 8:36 am
      Permalink

      Olá Alexandre,
      Desculpa a demora para respondê-lo, seu prazo já deve ter vencido. ;-(
      Sim, há como pedir para ficar mais tempo. Ainda vamos escrever sobre isto, mas se você pesquisar na internet vai encontrar algumas orientações. Só que você precisa ter uma razão muito boa para justificar sua permanência.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • julho 18, 2015 em 1:01 am
    Permalink

    Por favor, vou para usa e retorno dia 19/10/2015 e meu passaporte vence 16/04/2016, a validade deve ser igual a 6 meses apos meu retorno? Isto é, teria que ter validade ate 19/04/2016 para q estivesse dentro dos 6 meses necessarios para viajar? Obrigada

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 18, 2015 em 8:06 am
      Permalink

      Olá Ivanice,
      Não, os Estados Unidos não exige que seu passaporte tenha 6 meses de validade (a Europa sim!). Você só teria que se preocupar com a questão do seu passaporte em uma viagem para os EUA se a data de validade do mesmo expirasse durante a sua viagem. Ficou claro?
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
        • Marlise V. Montello
          julho 21, 2015 em 1:11 pm
          Permalink

          Que bom!
          Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos!
          Abs, Marlise V. Montello

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *