Vida e Carreira em Portugal: Conheça o projeto de Adriana Zappalá

Belas paisagens, clima agradável, índice baixíssimo de criminalidade, custo de vida super acessível e uma culinária fantástica. Aliado a tudo isto, o “mesmo” idioma e uma grande facilidade de comunicação!  Este suposto ‘cenário ideal’ têm feito com que muitos brasieiros arrumem as malas e percorram o caminho inverso ao de Cabral, em busca de uma nova vida e carreira em Portugal.

A mídia já está, inclusive, classificando Lisboa como a nova Miami para os brasileiros ricos. Exageros a parte, a realidade de uma mudança – independente da classe econômica – é sempre bem mais complexa do que parece e envolve fatores que vão muito além de uma boa conta bancária.

Qualquer mudança requer muito mais do que boa vontade. Quando se trata de uma mudança grande como esta, de deixar o país e se aventurar em terras desconhecidas, exige ainda mais cuidados. Análise, planejamento e principalmente conhecimento e consciência do que te espera é fundamental para obter sucesso.

Neste artigo nós entrevistamos a Adriana Zappalá. Luso brasileira, Adriana atua desde 1995 na área de Gestão de Pessoas (RH) e Coaching de Carreira.

Projeto Vida e Carreira em Portugal - Adriana ZappalaPsicóloga de formação e pós graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP, Adriana mudou-se para Lisboa (Portugal) no início de 2016 e após enfrentar os ‘perrengues’ que uma mudança como esta exige, decidiu dedicar-se ao Projeto Vida e Carreira em Portugal, cujo objetivo é auxiliar outras pessoas que desejam trilhar o mesmo percurso de forma planejada e o menos traumática possível.

Conheça o Projeto Vida e Carreira em Portugal

1. Como surgiu a ideia do projeto Vida e Carreira em Portugal?

Adriana: Desde a minha mudança para Portugal-Lisboa, tenho sido abordada por pessoas/profissionais do Brasil, interessados em viver aqui.

As dúvidas são as mais variadas possívels: Como é a vida aí? Como é o mercado de trabalho? Você é headhunter? Como é a remuneração? Qual é o custo de vida? Qual é a melhor área para se viver? E as escolas para as crianças? Como é na rede pública e na rede privada? E o sistema de saúde? E por aí vai….

Pensando nestas questões todas, uni a minha experiência de Gestora de RH, Coach e Psicóloga para formatação deste trabalho.

2. Qual é a ideia do projeto Vida e Carreira?

Adriana: A ideia do projeto é dar todo o suporte pré-mudança para o novo país, neste caso, Portugal. Após alguns encontros/sessões, a pessoa/profissional deve ter bem claro algumas questões tais como:

  • Ampliar e dimensionar a visão sobre a mudança de país;
  • Desenvolver o plano de ação e estratégico baseados em análises relevantes;
  • Estabelecer plano de contingência para os riscos.
3. Como funciona o projeto, na prática?

Adriana: O trabalho começa com uma conversa inicial com a pessoa que pretente imigrar. Nesta conversa eu busco captar exatamente o que a pessoa/profissional busca nesta mudança e a partir daí, dependendo das necessidades de cada um, apresento um cronograma de trabalho.

O trabalho pode se desdobrar em Coaching de Carreira com foco em Portugal – Os encontros são semanais e online, somando 10 sessões. O outro enfoque são os projetos pontuais e customizados em que trato dos assuntos como: custo de vida, mercado de trabalho (áreas em destaque, remuneração, currículo, empresas de recrutamento e seleção, indicação de headhunters, empreendedorismo etc). O número de horas é reduzido e adaptado a cada necessidade.

4. Qual a metodologia de trabalho utiizada por você no Projeto Vida e Carreria em Portugal?

Adriana: O Projeto Vida e Carreira em Portugal é embasado em Teorias comportamentais, sistêmicas e física quântica. Nos encontros serão utilizadas ferramentas de Coaching para apoiar as reflexões, análises e decisões.

5. Qual o investimento do Projeto?

Adriana: O investimento depende de cada caso. Após a primeira conversa, que é sem custo, nós fazemos uma análise caso-a-caso e apresentamos o valor do investimento para o interessado.

6. Como os interessados em conhecer o seu projeto podem entrar em contato com você?

Adriana: As pessoas podem entrar em contato comigo através de diversos canais:

Interessante e importante o Projeto da Adriana Zappalá não é mesmo? Se você tem planos de encarar uma mudança, opte pelo caminho mais correto. Sonhe, pois é o sonho que alimenta a alma e te faz querer realizar! Mas antes de implementar, planeje, calcule e prepare-se para a mudança. Só assim os seus sonhos terão mais chances de se concretizar!

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *