Visto americano de estudante: como obtê-lo já estando nos EUA?

Vários leitores têm nos indagado se é possível trocar o status de turista para o de estudante, já estando em território americano, ou seja, trocar o tipo de visto dentro dos Estados Unidos.  A resposta a esta pergunta é sim, é possível entrar nos Estados Unidos portanto um visto de turista e, caso resolva, solicitar a alteração para um visto americano de estudante.

Como há muita controvérsia e um excesso de informações desencontradas sobre este assunto na internet, resolvemos entrar em contato com uma escola de idiomas nos Estados Unidos, que nos orientou a respeito do processo de alteração do tipo de visto, de forma a obter o visto americano de estudante, já estando no país.

Em primeiro lugar é importante entender que há duas maneiras de alterar o status, ou seja, alterar o tipo de visto ou de autorização/permissão para permanecer legalmente em solo americano.

  • A primeira é retornar ao Brasil e solicitar o visto de estudante. Já falamos sobre isto no post Passo-a-passo do visto F-1 (visto americano de estudante)!
  • A segunda maneira é permanecer nos Estados Unidos e solicitar a alteração do seu tipo de visto, de turismo para estudo. E é sobre isto que nós vamos falar neste artigo.

Alterar o status nos EUA: visto de turismo para visto americano de estudante

Visto Americano de Estudante: Como alterar o tipo de visto já estando no país?

A seguir listamos o que você precisa saber antes de solicitar a mudança de status do seu visto nos Estados Unidos.

1. É possível mudar o tipo de visto de turista para estudante já estando em território americano?

Como já dissemos anteriormente, sim, é possível fazer a mudança de status, ou seja, trocar o visto de turista por um visto americano de estudante e, assim, ter permissão para continuar no país estudando de forma legal.

2. Quais são as condições a serem respeitadas para solicitar a alteração do tipo de visto?

Para que uma pessoa possa solicitar a alteração do tipo de visto, de turista para estudante, é preciso que ela satisfaça as seguintes condições:

  • Ter entrado nos Estados Unidos de forma legal, portanto o visto de turismo (B1);
  • Estar legalmente no pais, ou seja, dentro do período de permanência estabelecido pelos agentes de imigração;
  • Estar em solo americano há, no mínimo, 3 meses;
  • O curso a ser frequentado deve ter, no mínimo, 18 horas-aula por semana. Esta carga horária pode estar distribuída durante a semana ou nos finais de semana.
  • Comprovar que tem condições financeiras de arcar com as despesas no país durante o período de estudo. O valor é de U$ 11.000 (onze mil dólares). Esta comprovação deve ser feita por meio de extrato bancário do próprio solicitante ou de qualquer outra pessoa que se responsabilize pelas despesas dele. No último caso, o sponsor (responsável) deverá apresentar uma carta – assinada e com firma reconhecida – informando que vai arcar com todas as despesas que o solicitante tiver no país.
  •  O solicitante não poderá se ausentar do país enquanto durante o período de mudança de status

3. Como deve ser feito o processo de alteração de status?

Há uma série de formulários e taxas a serem pagas durante o processo de alteração do visto de turismo para o visto de estudo. Por isto, sugerimos que, antes de mais nada, o interessado pesquise e escolha a escola onde deseja estudar e, em seguida, entre em contato com a instituição para que eles o orientem durante todo o processo. Acreditamos que esta seja a maneira mais simples de obter a alteração do tipo de visto.

4. Quanto custa para alterar o visto de turista para o visto americano de estudante?

O valor do processo vai depender de cada instituição. Por isto sugerimos que o interessado pesquise antes de iniciar o processo. Só para que vocês tenham uma ideia, nós entramos em contato com uma escola de Nova Iorque que nos passou os seguintes valores:

Registration fee: $99.99 online payment (non-refundable)
Registration Dependent: $99.99 online payment (non-refundable)
Tuition fee: Depend on the school.
Book fee: Around $40.00
I-539 ($290.00)
Sevis fee ($200.00)

5. Quais os documentos necessários para a alteração do tipo de visto?

Para solicitar a alteração do tipo de visto o interessado deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do visto;
  • I-94
  • Diploma (College ou Universidade)
  • Extrato bancário
  • Declaração de Condições financeiras
  • Formulário I-20
  • Formulário I-539

Caso o interessado tenha um sponsor, ou seja, um responsável financeiro, é necessário apresentar um extrato bancário dele(a), a declaração de condições financeiras e um documento de identificação.

Ainda de acordo com a escola que consultamos, o formulário I-539 deve ser encaminhado pelo menos 45 dias antes do término do período de permanência do solicitante nos Estados Unidos.

Você também pode tentar solicitar a alteração do tipo de visto por conta própria, mas acreditamos que isto seja mais complicado. Faça as contas e analise se vale a pena encarar este processo, principalmente em relação ao custo. Talvez valha mais a pena voltar ao Brasil e lá, solicitar o visto americano de estudante.

*As informações acima foram obtidas por meio da escola Uceda, em NY, e da página da Imigração Americana (USCIS).

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

8 comentários em “Visto americano de estudante: como obtê-lo já estando nos EUA?

  • julho 22, 2016 em 1:40 am
    Permalink

    Queria saber se eu estando lá com visto de estudante, tendo feito a mudança de visto lá, não posso volta ao Brasil?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      julho 23, 2016 em 10:33 am
      Permalink

      Olá Vinícius,
      Não creio que haja algum impedimento. Sinceramente não li isto em nenhum lugar. Por exemplo, se o seu curso tem um intervalo de 20 dias de férias e você quiser usufruí-las no Brasil acredito que você possa, desde que o visto esteja válido. Você pode fazer esta pergunta na escola que fizer a mudança de status p você, eles poderãm te dizer com mais certeza.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • maio 29, 2016 em 10:23 pm
    Permalink

    Gostaria de saber se meu marido solicitando a troca do visto de turista para o americano, estando lá, é extensivo a mim, esposa! Ou se tanto ele como eu necessitamos solicitar a troca de visro

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      maio 30, 2016 em 9:30 am
      Permalink

      Olá Flavia,
      Boa pergunta, sinceramente não fiz esta questão quando entrei em contato com a escola para pesquisar sobre o assunto. Pessoalmente, acredito que não, que ambos tenham que solicitar a troca. MAS, é minha opinião pessoal ok? Sugiro que entre em contato com alguma escola de idiomas e se informe melhor.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • janeiro 4, 2016 em 4:35 pm
    Permalink

    muito bom. sua orientação e de grande valia vale porem acrescentar que nem todas as escolas possuem o student exchange ou international student programs, visto também que dependendo das escolas as tarifas e exigências podem ser maiores ou menores.
    vale acrescentar que se necessário for um “sponsor”. este deve ter status legais no pais. abraços e feliz ano novo a todos coces

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 4, 2016 em 5:23 pm
      Permalink

      Olá Dr. Juarez,
      Obrigada pela colaboração e um Feliz 2016!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
    • Marlise V. Montello
      janeiro 2, 2016 em 1:32 pm
      Permalink

      Obrigada Debora, volte sempre ao blog.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *