Visto Americano de Imigrante permite viver legal nos EUA!

Uma dúvida muito frequente em relação ao processo de solicitação do Green Card é relacionada ao período de espera entre a data da aplicação até a entrevista e consequente aprovação ou não do pedido. Muitos de nossos leitores nos perguntam se podem ou não viajar para os Estados Unidos e/ou permanecer no país durante este intervalo de tempo. A resposta a esta questão é o visto americano de imigrante.

Segundo a advogada Fernanda Hottle, que trabalha com imigração nos Estados Unidos, o visto americano de imigrante não é um visto independente, ele está diretamente ligado ao Green Card. Ao recebê-lo, a pessoa é autorizada a viajar para os Estados Unidos e já é admitida como residente permanente, desde que tenha cumprido todos os requisitos exigidos pela imigração americana.

E é sobre isto que vamos falar neste post, quem são as pessoas habilitadas a solicitar este tipo de visto e como fazê-lo.

 

Visto americano de Imigrante EUA

 

Visto americano de imigrante: o que é e quem pode solicitar?

1. O que é o visto americano de imigrante?

É um tipo de visto, diretamente ligado ao Green Card, por meio do qual uma pessoa – qualificada a receber o documento (item 2) – é autorizada a viajar para os Estados Unidos e lá permanecer, legalmente, já como residente permanente, durante o curto período de espera do documento.

2. Quais são as condições para que uma pessoa receba o visto americano de imigrante?

São inúmeras as condições para que uma pessoa – que não está nos EUA ou, que mora no país mas não se qualifica para receber o Green Card dentro do seu território – possa receber o visto americano de imigrante. Mas, de forma bem resumida, a condições são: Ter os requisitos da petição cumpridos (I-130 ou I-140, para casos de família e de trabalho, respectivamente);

  • Ter a petição aprovada;
  • A data preferencial já ter sido ou esteja prestes a ser alcançada;
  • Ter se submetido à entrevista na repartição consular americana.
3. O que é a data preferencial?

A data preferencial é aquela que determina se um visto está ou não disponível para quem solicitou.
Ex: Digamos que uma pessoa fez uma solicitação de visto americano de imigrante da categoria com base em família (à exceção dos vistos para parentes imediatos de cidadão americano), cujo prazo é bastante longo. Neste caso, a data preferencial é a data do recebimento da aplicação pela imigração americana. Porém, o tempo que levará para que esta data preferencial (ou data prioritária) fique vigente e a pessoa possa seguir adiante com o processo não é definido e pode levar anos. O prosseguimento do processo só ocorre quando esta data é atingida (informada pela imigração). Em outras palavras, é como se a pessoa estivesse em uma fila com uma senha e, finalmente, o seu número tenha sido chamado. Enquanto isto não acontece, ela tem que aguardar.

4. Qual a validade do visto americano de imigrante?

A validade do visto americano de imigrante é de 6 meses.

5. Quem pode solicitar um visto Americano de imigrante nos Estados Unidos?

Pode solicitar um visto americano de imigrante qualquer pessoa que deseje entrar nos Estados Unidos para residir permanentemente, tenha ou não pretensão de trabalhar no país“(Consulado Americano). Mas vale salientar que a pessoa deve se encaixar nas exigências do governo americano, ou seja, estar qualificada a obter o Green Card, e ter preenchido todas as condições informadas no item 2. Vale ressaltar, ainda, que cada caso é um caso. Logo, outros requisitos podem ser exigidos pelo governo americano a depender da situação do requisitante.

6. Quais são os tipos de visto de imigrante?

Existem quatro diferentes categorias de visto de imigrante para os Estados Unidos:

  • parentes imediatos de cidadãos americanos
  • com base em família,
  • com base em emprego (incluindo investidores)
  •  e com base no Programa de Vistos de Diversidade de Imigrantes, conhecido como “loteria de vistos”.

Como mencionamos no artigo Formas Legais de Conseguir o Green Card, cidadãos brasileiros não são elegíveis ao Programa de Vistos de Diversidade de Imigrantes pois o Brasil enviou um grande número de imigrantes – mais de 50.000 – nos últimos cinco anos.

7. Como é o processo de liberação do visto americano de imigrante?

Infelizmente, o visto de imigrante não é liberado imediatamente. Assim como no caso da emissão do Green Card, as pessoas que se encaixam na primeira categoria, ou seja, parentes imediatos de cidadãos americanos, tem preferência na obtenção do visto americano de imigrante. Mesmo assim, estas pessoas tem que satisfazer os requisitos citados no item 2. Os outros, além de satisfazer às condições do item 2, ainda tem que aguardar, pacientemente, a data preferencial.

Cônjuges, noivos, filhos menores de 21 anos e pais de cidadãos americanos são imediatamente qualificados a uma entrevista para obtenção de visto de imigrante, desde que a petição I-130 seja aprovada. Todos os outros solicitantes se enquadram nas categorias de vistos numericamente limitados, e as entrevistas serão marcadas quando a Data Prioritária dessas pessoas se tornar atual“(USCIS)

 Visto americano de imigrante para parentes imediatos de Cidadãos americanos

8. Quem pode solicitar o visto americano de imigrante com base na categoria parentes imediatos de cidadãos americanos?

Enquadram-se nesta categoria de visto de imigrante todas as pessoas que podem obter status de residente legal permanente sem limitação numérica anual, ou seja, aqueles que não estão sujeitos à cota anual de visto e, por isto, o tempo de processamento é bem rápido, 3 ou 4 meses.

Em geral são os parentes direitos dos cidadãos americanos, mencionados no artigo Green Card para parentes diretos de cidadão americano!

Um detalhe interessante é que, enquadram-se nesta categoria, também, as pessoas que já viveram nos Estados Unidos como residentes permanentes mas, por algum motivo deixaram o país por um período superior a um ano, e desejam retornar.

9. Quais são os tipos de visto que as pessoas que se encaixam nesta categoria devem solicitar e quais os requisitos?

Na tabela abaixo, relacionamos quem pode solicitar visto de imigração na categoria parentes diretos de cidadãos americanos, qual o visto deve ser solicitado e quais os requisitos.

Parentes Imediatos de Cidadãos Americanos
Tipo de Visto Pode ser solicitado por Requisitos O que fazer…
 IR1

Cônjuge de cidadãos americanos

O cidadão americano deve entrar com um requerimento I-130 em nome de cada solicitante junto ao Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS), nos EUA.
 IR2 Filhos ou enteados de cidadãos americanos

Ser solteiro;

Ter menos de 21 anos

IR5 Pais de cidadãos americanos
IR3 / IR4 crianças adotadas por cidadãos americanos a entrada da peticão I-600 deve ter sido feita antes da ratificação da Convencão de Haia (site em inglês).*
IH3 / IH4 menores adotados por cidadãos americanos O cidadão americano tem que dar entrada na peticão I-800A/I-800, em nome de cada menor, junto ao “National Benefits Center” (NBC) nos Estados Unidos. Maiores informações sobre este processo podem ser obtidas em: [email protected]

* Estes casos são raros no Brasil.

Outros tipos de visto americano de imigrante nesta categoria
Tipo de Visto Pode ser solicitado por Requisitos O que fazer…
SB Imigrantes que já moraram nos Estados Unidos como residentes permanentes e que, após permanência superior a um ano fora dos Estados Unidos por razões extremas, tiveram uma petição DS-117 aprovada e estão retornando para morar nos EUA. Ter uma razão plausível para ter deixado o país pelo período superior a um ano Entrar com o requerimento em seu próprio nome (Formulário DS-117) na Embaixada ou no Consulado dos EUA mais próximo
 IW viúvo ou viúva e filhos menores de cidadãos americanos falecidos

– O falecimento da(o) cidadã(o) americana(o) deverá ter ocorrido em no máximo dois anos antes da solicitação do visto

– O(a) viúvo(a) não pode ter se casado novamente

Entrar com o requerimento em seu próprio nome (Formulário I-360) no escritório do USCIS mais próximo, nos EUA, ou na Embaixada ou no Consulado dos EUA mais próximo

Visto americano de Imigrante com base em família

 

10. Quem pode solicitar o visto americano de imigrante com base em família?

Como mencionamos no artigo Green Card para parentes de portadores do documento, o tempo de processamento da solicitação do Green Card para algumas categorias, como os parentes de portadores do documento, é bem longo (vários anos, às vezes) pois estes pedidos sujeitam-se a uma limitação numérica anual.

E são exatamente estas pessoas, cujo tempo de processamento do documento de residência permanente é longo, que tem direito ao visto americano de imigrante com base em família.

11. Quais são os tipos de vistos americano de imigração que as pessoas da categoria com base em família devem solicitar e quais os requisitos?

Na tabela abaixo, relacionamos quem pode solicitar visto de imigração na categoria com base em família, qual o visto deve ser solicitado e quais os requisitos.

Imigrantes baseados em relação de parentesco
Tipo de Visto Pode ser solicitado por O que fazer
F1 – Primeira preferência filhos solteiros maiores de 21 anos de cidadãos americanos O cidadão americano ou residente permanente legal (LPR) que é o parente, deve entrar com um requerimento I-130 em nome do solicitante no escritório do USCIS
F2A – Segunda preferência cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos de residentes permanentes
F2B – Segunda preferência filhos solteiros maiores de 21 anos de residentes permanentes.
F3 – Terceira preferência filhos casados maiores de 21 anos de cidadãos americanos.

F4 – Quarta preferência irmãos e irmãs de cidadãos americanos

Visto americano de imigrante com base em emprego

12. Quem pode solicitar o visto americano de imigrante com base em emprego?

Da mesma forma que o visto americano de imigração com base em família, enquadram-se, na categoria com base em emprego, as pessoas cujo tempo de processamento do Green Card é longo, sujeitando-se ao limite numérico anual.

Antes de entrar com o pedido, os solicitantes de petições com base em emprego, como profissionais liberais, trabalhadores qualificados e não qualificados, precisam obter certificados do Departamento do Trabalho atestando que não há trabalhadores qualificados disponíveis nos EUA para o emprego proposto.

13. Quais são os tipos de vistos de imigração que as pessoas desta categoria devem solicitar e quais os requisitos?

Na tabela abaixo, relacionamos quem pode solicitar visto americano de imigração na categoria com base em emprego, qual o visto deve ser solicitado e quais os requisitos. Estas pessoas necessitam de um requerimento I-140 aprovado pelo USCIS nos EUA.

Imigrantes com base em emprego
Tipo de Visto Pode ser solicitado por O que fazer
E1 – Trabalhadores prioritários pessoas com capacitação extraordinária em ciências, artes, educação, negócios ou esportes; professores e pesquisadores excepcionais; e determinados executivos e gerentes de multinacionais Estes trabalhadores podem entrar com o requerimento em seu próprio nome no USCIS
E2 – Membros de categorias profissionais profissionais com títulos acadêmicos avançados, e pessoas com extraordinária capacitação em ciências, artes e negócios A petição deve ser feita pelo futuro empregador
E3 – Profissionais liberais, trabalhadores qualificados profissionais com diploma de bacharelado, trabalhadores qualificados com pelo menos dois anos de experiência, e outros trabalhadores cujas aptidões estão em falta nos EUA
EW – Trabalhadores não qualificados trabalhadores não qualificados constituem uma subcategoria da classe de vistos E3
E4 – Imigrantes especiais determinados trabalhadores e ministros religiosos e determinados funcionários de organizações internacionais do governo dos EUA. A maioria dos Imigrantes especiais devem ter um Formulário I-360 preenchido em seu nome.
I5 – Investidores pessoas que criem empregos para pelo menos dez cidadãos americanos que não sejam seus parentes, ao investir capital em uma nova empresa comercial nos EUA. O capital mínimo exigido é entre  US$ 500 mil e US$ 1 milhão, dependendo da taxa de emprego na área geográfica.  Um investidor precisa dar entrada em um Formulário I-526 no escritório mais próximo do USCIS nos EUA.
C5 – Criação de empregos de forma geral  pessoas investindo pelo menos US$1 milhão para abrir um nova empresa que empregará pelo menos dez cidadãos americanos ou LPRs. Tal investimento poderá ser feito em qualquer lugar dos EUA fora de uma área alvo
T5 – Criação de empregos em áreas alvo  pessoas investindo pelo menos US$ 500 mil para abrir uma nova empresa que empregará ao menos dez cidadãos americanos ou LPRs em uma área alvo para criação de empregos. Áreas alvo para criação de empregos são definidas como áreas rurais ou áreas com altas taxas de desemprego (pelo menos 150% da taxa média nacional). Estatísticas do Censo e do Departamento do Trabalho dos EUA são usadas para determinar se um local particular se enquadra na definição de área alvo para criação de empregos

Além de entrar com a petição e enviar a documentação para o governo americano, os solicitantes do visto de imigrante devem submeter-se a exames médicos e entrevista.

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/immi_types.html

Este post é meramente informativo e as informações contidas nele não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico. Cada caso tem suas particularidades e deve ser avaliado por um profissional especializado.

 

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello

Marlise V. Montello é jornalista. Em 2014, começou a escrever o blog MeusRoteiros.com que tinha uma seção dedicada a assuntos de interesse dos brasileiros residentes no exterior. A seção fez tanto sucesso que a jornalista decidiu criar um novo blog, totalmente dedicado a este público. A ideia é levar informação de qualidade aos brasileiros que, por algum motivo, decidem viver fora do Brasil.

15 comentários em “Visto Americano de Imigrante permite viver legal nos EUA!

  • outubro 6, 2016 em 6:25 pm
    Permalink

    Eu quero morar lá, que tipo de visto se qualifica no meu quadro? E qual o procedimento que devo seguir?

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      outubro 7, 2016 em 4:40 pm
      Permalink

      Olá Nai,
      Desculpa mas não basta querer morar nos EUA, se fosse assim todo mundo estaria legalmente lá. 😉
      Há uma série de requisitos p/ conseguir um visto. Se você se encaixar em algum deles, poderá conseguir.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • março 16, 2016 em 6:24 pm
    Permalink

    Oi Marlise!

    Sou irmã de cidadã americana e quero visita-la nas férias. Pelo que li no comentário anterior é mais rápido eu tentar o visto de turista que o visto F4 para ir vê-la?

    Resposta
  • setembro 23, 2015 em 2:14 am
    Permalink

    Parabens muito boa a sua iniciativa de criar um blog p ajudar com as dúvidas dos brasileiros.
    Uma amiga me passou este link mas agora vou virar frequentadora de carteira.
    Abraços, Cristiane

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 23, 2015 em 5:35 pm
      Permalink

      Olá Cristiane,
      Obrigada. Tento responder tudo que posso mas, como sou jornalista, nem sempre tenho como dar todas as respostas.
      Volte sempre ao blog e compartilhe com os amigos! 😉
      Abs, Marlise V. Montello

      Resposta
  • setembro 15, 2015 em 3:32 pm
    Permalink

    Olá,
    Me encaixo tbm como irmã de portador de Green Card, ela vai requerer o visto para mim, quanto tempo demora, mais ou menos, para uma reposta, pois sei que o GC demora anos, mas o visto de imigrante demora, em média, quanto tempo?
    No aguardo e desde já agradeço a atenção dispensada.

    Carla.

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 18, 2015 em 5:11 pm
      Permalink

      Olá Carla,
      O visto de imigrante demora tanto quanto. Como explico no texto, o visto de imigrante é vinculado ao Green Card, ou seja, você só poderá obtê-la quando o seu GC já estiver liberado.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
      • setembro 21, 2015 em 1:22 pm
        Permalink

        Agradeço sua resposta, mas não vejo muito sentido o visto de imigrante ser liberado quando o CG for liberado tbm, tendo em vista que quando sair o GC já não precisarei do visto de imigrante.
        Se puder esclarecer melhor, agradeço.

        Resposta
        • Marlise V. Montello
          setembro 29, 2015 em 8:52 pm
          Permalink

          Pois é Carla, pelo que alguns advogados da área me explicaram, vc recebe o visto de imigrante quando já há um GC disponível para você mas isto não quer dizer que você já recebeu o GC, o que ainda pode levar algum tempo. A vantagem, pelo que entendi, é que a pessoa com o visto de imigrante já consegue entrar nos EUA legalmente. “No momento em que ela passa pela imigração, ela já é incluída no sistema da imigração como residente permanente, recebe um carimbo no passaporte confirmando esse status, e o green card é enviado por correio dentro de 2 meses”, foi isto que me explicou a Dra. Fernanda Hottle.
          Att, Marlise V. Montello

          Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 4, 2015 em 11:02 pm
      Permalink

      Obrigada Eagle!
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta
  • agosto 28, 2015 em 12:05 am
    Permalink

    Adorei esse post ,me enquadro na categoria F4 (irmã de cidadão americano) gostaria de saber se vcs tem uma ideia de quanto tempo leva pra conseguir o visto de imigrante no meu caso .

    Resposta
    • Marlise V. Montello
      setembro 5, 2015 em 8:06 pm
      Permalink

      Olá Ana Lúcia,
      Não encontrei informações oficiais sobre duração do processo mas, segundo informações de alguns leitores do blog, este é um processo bastante demorado, entre 10 a 12 anos. Saliento que as informações do post são uma visão geral ok? Cada caso é um caso e outras informações podem ser solicitadas. Por isto, caso tenha realmente interesse, sugiro procurar um profissional da área para analisar o seu caso e te auxiliar.
      Att, Marlise V. Montello

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *